O primeiro turno das eleições municipais 2024 está marcado para o dia 6 de outubro, ou seja, daqui a aproximadamente quatro meses. No entanto, a população de Guarulhos ainda não está muito interessada na escolha para o próximo prefeito e vereadores da cidade. De acordo com pesquisa do Ipec (antigo Ibope) realizada neste mês de junho, 51% dos eleitores guarulhenses têm pouco ou nenhum interesse na votação. Somente 18% dos entrevistados disseram já ter muito interesse no que vai acontecer.
A pergunta foi a seguinte: “Em outubro, teremos eleições para prefeito e vereadores. Gostaria de saber qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão este ano. O(A) sr. (a) diria que tem:”. As respostas:
- Muito interesse – 18%
- Interesse médio – 30%
- Pouco interesse – 24%
- Nenhum interesse – 27%
- Não sabe/não respondeu – 1%
Existe um contexto para esse baixo interesse, afinal a campanha ainda não começou para valer. Por enquanto, todos os candidatos ainda estão como “pré”, pois as candidaturas não podem ser oficializadas na Justiça Eleitoral.
De acordo com o calendário, os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de forma oficial de 20 de julho a 5 de agosto. O dia 16 de agosto marca o início oficial da propaganda eleitoral. Já a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-04617/2024, a pesquisa do Ipec ouviu 800 pessoas de forma presencial entre os dias 7 e 10 de junho de 2024. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
- LEIA TAMBÉM -> Pesquisa para Prefeito de Guarulhos Ipec: Elói (34%), Xerife (12%) e Alencar (8%) lideram
Pesquisas eleitorais são confiáveis?
Aí você pode se perguntar: 800 pessoas não é muito pouco para uma cidade que tem cerca de 900 mil eleitores? Pode até parecer que sim, mas levantamentos como esse utilizam critérios de amostragem, uma técnica estatística que usa uma parte representativa da população para indicar informações sobre o todo. Ou seja, baseado em dados de proporção, entrevistam pessoas de diferentes gêneros, idades, classe social e religião.
Essa pesquisa levou em conta os seguintes critérios e dividiu os 800 entrevistados da seguinte forma:
Sexo
- Masculino (47%) / Feminino (53%)
Idade
- 16-24 anos (14%) / 25-34 anos (24%) / 35-44 anos (24%) / 45-59 anos (24%) / 60+ (15%)
Escolaridade
- Estudou até o Ensino Fundamental (28%) / Até o Ensino Médio (49%) / Tem curso Superior (24%)
Renda familiar (em salários mínimos)
- Mais de 5 (14%) / Mais de 2 a 5 (36%) / Mais de 1 a 2 (25%) / Até 1 (15%) / Não respondeu (10%)
Raça/cor
- Branca (48%) / Preta/parda (51%) / Outras (1%)
Religião
- Católica (44%) / Evangélica (32%) / Outras/sem religião (24%)
Sendo assim, pense que uma pesquisa por amostragem feita de forma presencial com menos pessoas tem muito mais condições de indicar um cenário mais fiel à realidade do que questionários com milhares de votos nas redes sociais, feitos muitas vezes em “bolhas” de pessoas que pensam de maneira parecida.
Apesar disso, pesquisas também podem errar feio, como já aconteceu em diferentes eleições. No entanto, lembre-se que esse é um retrato do momento.
Nesse momento, conforme nós explicamos nessa reportagem, mais da metade da população não está interessada nas eleições municipais 2024 em Guarulhos. No dia da eleição, de uma forma ou de outra, todo mundo que vai à urna tem algum interesse na eleição e fará uma escolha. Então, naturalmente, ao longo da campanha, os cenários vão mudando.
Antes de votar, pesquise bastante sobre seus candidatos, os projetos, tente ir a eventos que eles participam para apontar o que você considera importante para Guarulhos e vote de forma consciente.
LEIA TAMBÉM NO GUARULHOS TODO DIA:
- Justiça Eleitoral altera dois locais de votação no centro de Guarulhos
- Mais de 14 mil endereços de Guarulhos não têm número
Gostou do conteúdo? Siga o Guarulhos Todo Dia no Instagram e leia reportagens sobre a cidade.