O Guarulhos Todo Dia enviou cinco perguntas iguais para os seis candidatos a prefeito de Guarulhos nas eleições 2024. O candidato Elói Pietá (Solidariedade) respondeu aos questionamentos em vídeo sobre cinco temas: Trânsito, Urbanismo, Transporte Público, Saúde e IPTU. O ex-prefeito teve um minuto e meio para cada uma das respostas, além de um minuto para a consideração final. Você pode assistir em vídeo ou ler a transcrição na íntegra, abaixo:
O Guarulhos Todo Dia enviou perguntas também para Alencar Santana (PT), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB). Apenas Waldomiro Ramos respondeu, em texto. As respostas do candidato do PSB serão publicadas amanhã, aqui no site.
Confira, abaixo, a transcrição da entrevista com Elói Pietá:
Trânsito
GTD – O guarulhense tem sofrido muito no trânsito. Diariamente, nós temos relatos de pessoas perdendo horas paradas nos congestionamentos dentro da cidade, em diferentes bairros e horários do dia. O que a sua gestão vai fazer de obras para corrigir esse problema? O que vai ser construído e modificado nos seus quatro anos de mandato para melhorar o trânsito em Guarulhos?
Elói Pietá – “É uma das questões mais importantes a resolver na cidade, porque em todas as regiões da cidade está havendo engarrafamento. Seja lá na região de Pimentas, Bonsucesso, seja no Taboão, seja até na Ponte Grande, seja em alguns locais de Cumbica e também até em alguns locais do Recreio Cabuçú. E em outras regiões da cidade, até na Vila Galvão, em determinados momentos. Por isso é que a nossa medida ao assumir a prefeitura desde início será trabalhar nos principais locais de engarrafamento, buscando alternativas. Várias delas a gente já tem em mente, já consultamos arquitetos, urbanistas e também engenheiros. E preparando grandes obras viárias, que são aquelas obras que mais adiante nós vamos fazer.”
Urbanismo
GTD – Guarulhos tem presenciado um boom imobiliário nos últimos anos, com a construção de empreendimentos gigantescos em bairros que, muitas vezes, não têm estrutura viária para dar conta do aumento de circulação de veículos causado por esses novos empreendimentos. A impressão que fica é que o processo de verticalização urbana não está sendo feito da forma correta. É possível corrigir isso em um mandato? Qual o seu projeto urbanístico para a cidade?
Elói Pietá – “Guarulhos está tendo um intenso processo de verticalização em várias regiões da cidade. É só olhar a Ponte Grande, aquele imenso Condomínio Único, olhar o Itapegica, onde havia indústrias, [agora com] prédios e prédios, e olhar os Pimentas, olhar Bonsucesso, olhar o Taboão e olhar o Cocaia. Todas as regiões da cidade estão tendo um processo de verticalização, com algumas exceções, mas que depois vai chegar lá. E isso repercute enormemente sobre a mobilidade urbana, porque se você constrói muitos prédios e as ruas ficam com a mesma largura, você vai trazer muitos automóveis, você vai trazer demanda de transporte coletivo e também vai criar problemas no trânsito na região.
Por isso é que nós vamos rever essa questão, de tal modo que, ao mesmo tempo em que a gente aceite e induza a própria verticalização, a gente tome cuidado com as vias públicas que têm que ser alargadas em muitos pontos para que não haja engarrafamentos novos, além dos já existentes na cidade.”
Transporte Público
GTD – O guarulhense espera há anos a chegada do Metrô. O governo estadual tem dois projetos para a cidade: a extensão da Linha 2-Verde e a Linha 19-Celeste. Também tem a extensão da CPTM. O que você, como prefeito, vai fazer para acelerar a realização dessas obras na cidade? Além disso, quais as suas principais propostas para melhorar o transporte nos ônibus municipais?
Elói Pietá – “Para o Metrô chegar em Guarulhos, que é um grande desejo e necessidade de toda a população, tem que estabelecer a prioridade, que é chegar aqui a Linha Verde, 2, do Metrô. Da Penha até a Via Dutra, na altura do Shopping Internacional, porque a linha 19-Celeste vai ser muito mais demorada, do Anhangabaú, passando pela Vila Maria e até o centro de Guarulhos. Importante também é a extensão do trem do aeroporto até São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Tudo isso vai exigir muita ação da prefeitura junto ao governo estadual e junto ao governo federal, que também financia essas obras. Por isso é que nós formamos uma coligação que tem a Fran Corrêa de vice, que dialoga muito com o governo do Estado, e eu que dialogo muito com o governo federal.
E o sistema de ônibus e micro-ônibus vai ter que ser reorganizado aqui na cidade, permitindo que haja um espaço menor entre a passagem de um ônibus em relação ao outro nas diversas linhas. E nós vamos ter que criar também novos acessos de ônibus a várias regiões da cidade, ainda não servidas.”
Saúde
GTD – O governo federal, via Novo PAC, anunciou a liberação de R$ 43 milhões para Guarulhos construir uma policlínica e duas UBSs. Já o governo estadual repassou R$ 40 milhões para a prefeitura terminar o Hospital da Mulher e concluir o Hospital Pimentas-Bonsucesso. Se eleito, você se compromete a entregar essas obras? Como você pretende melhorar o atendimento da população nas unidades de responsabilidade da prefeitura?
Elói Pietá – “O governo federal e o governo estadual são essenciais para que a gente recupere, como nós vamos fazer, o sistema público municipal de saúde. Isso porque o governo do estado tem dois hospitais, Padre Bento e o Hospital Geral, e tem que trazer as AMEs, ambulatórios médicos de especialidades. E também o governo federal, além de financiar UPAs, porque nós precisamos de cinco novas UPAs em regiões da cidade de Guarulhos. Nós precisamos de UPA na região do Marcos Freire, lá nos Pimentas. Mas nós precisamos de UPA também no Recreio Cabuçu. Nós precisamos de UPA também na região da Base Aérea. Nós precisamos de UPA na região de Itapegica. E precisamos também de UPA em algumas outras regiões da cidade, como a do Cocaia, por exemplo. Então, nós vamos fazer um esforço enorme junto ao governo federal e ao governo do Estado. A Fran Corrêa, que é a nossa vice, tem muita relação com o governo estadual.
Ela tem muita relação com o governo federal. E precisamos dos dois governos para, junto com a Prefeitura, concluir as obras do Hospital da Mulher e equipar o Hospital da Mulher. Além também de começar e colocar em funcionamento o Hospital do São João.”
IPTU
GTD – Uma das bandeiras da atual gestão é ter o IPTU congelado desde 2017. É possível manter o IPTU congelado por mais quatro anos? Como será a sua gestão em relação aos impostos?
Elói Pietá – “A questão dos impostos terá uma alteração importante com as mudanças tributárias, que foram feitas e que vão ocorrer a partir de 2026. Mas no que diz respeito ao IPTU, nós vamos prosseguir a política de não reajustar o IPTU para as pessoas e aquelas empresas também, que pagam regularmente e no tempo certo esse imposto. Mas para ele começar a vigorar no ano de 2025, o atual prefeito, o prefeito de Guarulhos, tem que enviar a lei agora, ainda neste ano, para a Câmara Municipal porque, pela Constituição Brasileira, toda mudança tributária tem que ter a chamada anualidade. Isto é: tem que ser aprovada no ano anterior para entrar em vigor no ano seguinte.”
Consideração final
GTD – Responda em 1 minuto qual vai ser a sua maior prioridade no governo e como você pretende resolver essa prioridade já no primeiro ano de mandato.
Elói Pietá – “Está evidente que a minha prioridade, pelo desejo intenso da população, que a gente sente na cidade inteira, em qualquer reunião que a gente faça, em qualquer bairro que a gente vá, é a reorganização do sistema público de saúde, que foi extremamente precarizado na atual gestão. Isso significa, desde as UBS, ao setor intermediário, que são as especialidades médicas, exames e também as UPAs, PAs, e também os hospitais. Além de colocarmos mais unidades de saúde na cidade de Guarulhos porque a população cresceu e a prefeitura ficou travada. Esta é a nossa prioridade, não é exclusividade. A cidade tem problemas que foram se acumulando em todas as áreas.”