Hoje, 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela OMT (Organização Mundial do Turismo) que coincide com o dia de adoção do Estatuto da OMT, no dia 27 de setembro de 1970. Um dos objetivos da data é ressaltar a importância da atividade turística em seus mais diferenciados aspectos culturais, sociais e econômicos, promovendo também o desenvolvimento sustentável nas diversas localidades. Para explorar as diversas facetas do turismo e sua relevância no mundo atual, todos os anos é escolhido um tema específico para delinear a dimensão das atividades turísticas. Em 2024, o tema é o “Turismo e Paz”.
E Guarulhos, lugar do maior aeroporto brasileiro, por muito tempo, não atraía o interesse de guarulhenses e de visitantes para os atrativos da cidade. Nas últimas décadas, cresceram os investimentos no setor hoteleiro e de alimentação, caracterizando a nossa cidade como potencial centro gastronômico (há bons restaurantes, cafés e lanchonetes no município).
Também temos atrativos pouco conhecidos pelos próprios guarulhenses, principalmente ligados ao ecoturismo, como o mirante do Morro do Nhangussu, o núcleo Cabuçu do Parque da Cantareira, a Serra de Itaberaba, entre outros.
Nas imagens da postagem, há também o pôr do sol num dos pontos mais conhecidos de Guarulhos, o Lago dos Patos. Tem ainda o Bosque Maia, o Sesc, a Aldeia Filhos Desta Terra e o Beco do Robin com os seus graffitis, em uma escadaria revitalizada por ação do Robson Ferreira Santos, morador da vizinhança.
Uma lembrança importantíssima. Para um turismo seguro e legal, faça passeios somente prestadores de serviços cadastrados no Ministério de Turismo (com Cadastur), como a equipe da Via Franca Turismo.
Pela Lei 8623/93, somente um guia de turismo cadastrado pode conduzir grupos em atividades turísticas, inclusive City Tour pelo município; Não incentive o turismo clandestino. Não coloque em risco a sua segurança e a da sua família.
E você, que sugestão daria para algum visitante em Guarulhos? Confira o post original:
*Texto de Evanir Baptista Penna, professor, historiador e guia de turismo em Guarulhos – publicado originalmente na página @vc.guarulhos, no Instagram.