Em estado de abandono desde 2014, o Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu deve ser finalmente reaberto reformado no aniversário de Guarulhos, em 8 de dezembro. Essa é a promessa da prefeitura. A gestão Guti investe cerca de R$ 8 milhões para fazer obras de melhorias no espaço esportivo mais famoso da cidade. No entanto, Lucas Sanches (PL), o prefeito eleito do município, prometeu em seu plano de governo que vai fazer mais do que a reforma da atual gestão –ele quer transformar o local em uma arena multiuso nos próximos anos.
A obra atual, que já está acontecendo, inclui serviços como pintura geral (interna e externa) do espaço, troca total da cobertura, reforma dos banheiros, dos vestiários, das arquibancadas e do piso da quadra, além de novas instalações elétricas e hidráulicas.
Durante a campanha eleitoral, Lucas Sanches foi ao Thomeuzão e relembrou de vídeos que fez como vereador, mostrando o abandono do ginásio. O agora prefeito eleito reforçou uma promessa que existe em seu plano de governo: a de transformar o ginásio em uma arena multiuso, com padrão para voltar a receber grandes shows e não apenas eventos esportivos.
“Há anos, o ginásio do Thomeuzão está abandonado. Eu venho fiscalizando e denunciando, mas o prefeito não tem compromisso com a população. Uma das nossas propostas é reformar e reestruturar o ginásio do Thomeuzão como uma arena multiuso, para ser palco de grandes apresentações, de atividades esportivas e dar orgulho para o guarulhense”.
Lucas Sanches, em vídeo publicado no dia 1º de outubro
Na legenda, o então candidato escreveu que “o Thomeuzão está abandonado e passou 8 anos fechado! Agora, em época de eleição, anunciaram uma reforma. Esse espaço histórico de Guarulhos, que já recebeu grandes eventos esportivos e shows memoráveis, como o dos Mamonas, vai ser transformado de verdade em nossa gestão”.
História do Thomeuzão em Guarulhos
Em seus tempos de glória, o Thomeuzão já serviu como uma arena multiuso. Afinal, o que diferencia um ginásio de uma arena é o seu uso: enquanto um ginásio serve somente para práticas esportivas, uma arena multiuso recebe vários tipos de eventos, com programação artística, cultural e social.
No passado, o Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu já teve jogos das seleções de vôlei, basquete e futsal do Brasil, mas também foi palco de shows históricos. O mais lembrado aconteceu em 1996, com a apresentação da banda guarulhense Mamonas Assassinas. Além disso, o complexo municipal também foi palco de espetáculos importantes de outros artistas, como o rei Roberto Carlos, que realizou um show de Dia das Mães em 1997.
Ter um espaço com tanta história e utilidade para a cidade não foi suficiente para o poder público administrá-lo como deveria. Em 2014, durante a gestão Sebastião Almeida, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros pelo vencimento do Auto de Vistoria (AVCB). Desde então, começou a deixar os dias de glórias apenas no passado. Impedido de receber público, passou a ser usado somente como espaço para treinamento.
Após oito anos no poder, Guti deve entregar o Thomeuzão reformado e pronto para uso público em seu último mês de mandato. A partir de 2025, Lucas Sanches terá a missão de conservar o espaço e cumprir a promessa de montar uma estrutura capaz de receber shows e eventos no local. Vamos acompanhar…
LEIA TAMBÉM: