Exclusivo: Veja estado do Thomeuzão antes das obras de revitalização

Abandonado nos últimos 10 anos, Thomeuzão passará por obras de revitalização que devem ser finalizadas até 8 de dezembro de 2024, data de aniversário da cidade.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 21/06/2024 às 20:41 / Leia em 3 minutos

Principal ginásio de Guarulhos, o Thomeuzão sofreu nos últimos 10 anos um processo de abandono e degradação. O espaço esportivo, que já recebeu eventos das seleções de vôlei, basquete e futsal do Brasil, também foi palco de shows históricos. O mais lembrado aconteceu em 1996, com a apresentação da banda guarulhense Mamonas Assassinas. Mas o complexo municipal também foi palco de espetáculos importantes de outros artistas, como o rei Roberto Carlos, que realizou no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu um show de Dia das Mães em 1997.

Ter um espaço com tanta história e utilidade para a cidade não foi suficiente para o poder público administrá-lo como deveria. Em 2014, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros pelo vencimento do Auto de Vistoria (AVCB). Desde então, começou a deixar os dias de glórias apenas no passado. Impedido de receber público, passou a ser usado somente como espaço para treinamento.

Porém, sem manutenção nem cuidado, a situação no Thomeuzão foi ficando cada vez pior. Aos poucos, virou um espaço para consumo de drogas, assaltos e até tentativas de estupro, conforme publicou o site Click Guarulhos em 2018. Sem iluminação nem segurança, também começou a ser usado como depósito de lixo por moradores que vinham de outros bairros apenas para jogar entulho nos arredores do gigante abandonado no Jardim Bom Clima.

Abaixo, veja um vídeo com imagens exclusivas do Guarulhos Todo Dia, captadas pelo canal parceiro Bueno Drone, com a situação atual do Thomeuzão:

O que esperar das obras do Thomeuzão?

Ao longo dos últimos 10 anos, o Thomeuzão virou pauta de promessas políticas, de coberturas da imprensa, mas nunca voltou a ser potência esportiva que poderia. Prefeito de Guarulhos desde 2017, Guti afirmou que a situação do ginásio sempre o incomodou, mas que não havia verba para realizar as reformas necessárias para a revitalização do complexo.

Agora, em uma parceria orçamentária da Prefeitura de Guarulhos com Câmara Municipal, o investimento de cerca de R$ 9,3 milhões parece que finalmente vai sair do papel.

O documento mais importante para que as obras comecem, o contrato de prestação de serviços, foi assinado no último dia 5 de junho. A empresa escolhida, via processo de licitação, para realizar as obras foi a Consladel Construtora e Laços Detetores e Eletrônica LTDA.

O contrato estipula que a entrega deve acontecer em até seis meses. O prefeito quer inaugurar o novo Thomeuzão no dia 8 de dezembro, dia do aniversário da cidade.

Será feita a troca de pisos, reforma do telhado, vestiários, banheiros da quadra, instalação elétrica, implantação de nova iluminação, pintura das arquibancadas e reforma do palco.

Nas imagens abaixo, publicadas em reportagem do canal do YouTube Câmera Esportiva em dezembro de 2023, dá para ver o estado da parte interna do ginásio. Reproduzimos algumas fotos abaixo, mas você pode ver o vídeo inteiro aqui neste link.

Foto de como está o Thomeuzão antes das obras
Thomeuzão abandonado, em Guarulhos
Piso estragado em ginásio de Guarulhos

LEIA TAMBÉM -> Elefante branco, Hospital da Mulher de Guarulhos vai finalmente sair do papel?

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SAIBA O QUE FAZER

Fios soltos, caídos e emaranhados nos postes de energia: um problema em Guarulhos

BUSCAS

Moradores de Guarulhos acordam assustados com barulho do helicóptero Águia da PM

DADOS DA ANAC

Aeroporto de Guarulhos movimentou 36% dos passageiros do Brasil no 1º semestre

HAJA SAÚDE!

Tempo seco e quente em Guarulhos continua pelo menos até domingo (28)

NOVO IMPOSTO

Shein, Shopee e AliExpress confirmam quando cobrarão taxas nas compras de até US$ 50

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

PROGRAMA ESTADUAL

7 escolas de Guarulhos querem ser cívico-militares; entidades tentam vetar projeto

CHAPA PURA

Eleições 2024: Márcio Nakashima (PDT) terá Josinaldo Cabeça como candidato a vice

VEJA COMO DENUNCIAR

Acidentes com balões na rede elétrica afetaram 453 casas em Guarulhos em 2024

ESQUEMA CRIMINOSO

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano