A cidade de Guarulhos e a capital paulista estão em estado de atenção por causa de chuvas intensas. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, ventos de 77,8 km/h foram registrados no Aeroporto de Guarulhos às 16h44. A estação meteorológica de Santana, na zona norte de São Paulo, chegou a ter ventania de 83,2km/h às 13h20.
Durante a tarde, o Corpo de Bombeiros informou que havia recebido 26 chamados para quedas de árvores na capital e na Grande São Paulo, mas com um número maior de casos em Guarulhos. Alguns locais ficaram sem energia elétrica. De acordo com a concessionária EDP, entre os bairros mais afetados no município estão Jardim Adriana, Parque Uirapuru, Jardim Ottawa, Água Chata, Jardim Presidente Dutra, região de Cumbica e centro. Foram cerca de 690 ocorrências na cidade durante a tarde.
Se a sua casa estiver sem luz em Guarulhos, entre em contato com a concessionária EDP pelo seguinte site https://www.edponline.com.br/servicos-externos/falta-de-energia.
O CGE colocou Itaquera e Penha em estado de alerta às 17h20, com informações de transbordamento do Rio Verde (Rua Cunha Porã, 241) e do Córrego Franquinho (Av. Dom Hélder Câmara com a Av. São Miguel).
As áreas de instabilidade se formaram por causa da aproximação de uma frente fria. A chuva forte na região metropolitana de São Paulo começou no início da tarde, deu uma parada e voltou depois das 16h.
No momento da publicação deste texto, imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte em toda a zona zorte e na zona leste, bem perto de Guarulhos, com potencial para queda de granizo nas subprefeituras de Itaquera, Aricanduva/Formosa, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo.
Essas chuvas devem se espalhar por toda a cidade com rápido deslocamento e potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento. As próximas horas seguem com tempo instável.
Caiu árvore perto da sua casa? Ficou sem energia? Saiba o que fazer
Com o Plano verão 2024/2025 em vigor, a EDP informou que tem equipes técnicas mobilizadas para atender a alta demanda de chamados de falta de energia registradas nas últimas horas em Guarulhos e em cidades do Alto do Tietê. A concessionária diz que os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
- Site: www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Se você ou a sua residência estiver em risco, também é possível entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e com a Defesa Civil (199) de Guarulhos.
- LEIA TAMBÉM -> Falta de energia elétrica em Guarulhos: EDP registra mais de 690 ocorrências durante chuvas
Previsão do tempo para os próximos dias em Guarulhos
No sábado (21), início oficial do verão às 06h21, horário de Brasília, o sistema frontal já deverá estar no litoral de São Paulo, o que mantém o tempo instável e chuvoso no decorrer do dia. As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde.
As temperaturas variam entre mínima de 21°C na madrugada e a máxima não deve superar os 26°C. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco.
No domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 21°C na madrugada e a máxima por volta dos 28°C no período da tarde.
LEIA TAMBÉM -> Confirmado: IPTU de Guarulhos continua congelado em 2025