Saiba de onde vieram os drones que deixaram o Aeroporto de Guarulhos fechado

Investigação da Polícia Federal indica que relação de drones com traficantes de drogas que atuam na área restrita do aeroporto.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/PF/Arquivo

Publicado em 12/06/2025 às 12:03 / Leia em 2 minutos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve suas operações de pousos e decolagens suspensas na noite da última quarta-feira (11) devido à presença de drones. De acordo com informações da Polícia Federal (PF), os aparelhos foram usados por traficantes de drogas para monitorar movimentação policial e escapar de um cerco. O objetivo dos criminosos era colocar três pacotes, cada um contendo 55 kg de cocaína pura, dentro do terminal de cargas. A droga foi apreendida, mas ninguém foi preso.

A investigação da Polícia Federal, que já estava em andamento havia alguns meses, identificou uma rota utilizada por criminosos que parte de uma favela vizinha ao Aeroporto de Guarulhos e chega diretamente à área restrita de Cumbica, onde a droga é colocada em aeronaves e levada para fora do país.

Na noite de quarta-feira, policiais federais notaram uma movimentação incomum nesta rota e iniciaram uma perseguição. Para tentar escapar do cerco policial, os traficantes subiram os drones para observar a posição das viaturas. Um inquérito foi aberto pela PF para detalhar a relação entre os drones e a droga.

As primeiras informações sobre a presença dos drones surgiram no fim da noite. A interrupção das operações no Aeroporto de Guarulhos durou um total de 46 minutos não consecutivos. Seis voos foram cancelados e outros 35 sofreram alterações ou foram afetados por causa de conexões. Companhias aéreas como Latam, Gol e Azul foram impactadas, com a Latam registrando mais de 20 voos afetados, a Gol com dois cancelamentos e 10 voos alternados, e a Azul com dois voos alternados para outros aeroportos.

Passageiros que não conseguiram decolar passaram a madrugada no aeroporto, buscando remarcações ou aguardando os próximos voos. As empresas e a concessionária GRU Airport lamentaram o ocorrido e reforçaram que o uso de drones nas imediações do aeroporto “coloca em risco a aviação e a integridade das pessoas”.

A ação da Polícia Federal contou com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, que não confirmou a presença dos drones no setor de pousos por volta das 23h15. Os traficantes conseguiram fugir e não houve prisões no local até o momento.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GTD EXPLICA

Entenda o que aconteceu com os hospitais veterinários gratuitos de Guarulhos

PROGRAMAÇÃO

Dica de festa julina em Guarulhos: Arraiá do Shopping Bonsucesso

Dica para o feriado

Festival de Inverno de Guararema começa neste feriado e vai até 10 de agosto

Emprego

Mais de 1.100 vagas abertas para obras do Rodoanel Norte

DIAS DIFERENTES

9 de Julho: Veja o que abre e o que fecha no feriado estadual trocado em Guarulhos

ESPORTE

Meia Maratona Internacional 2025 de Guarulhos está confirmada para 27 de julho

COM CERTIFICADO

Eniac oferece mais de 40 cursos de férias de graça; não precisa ser aluno para participar

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Feriado de 9 de Julho em Guarulhos: Abre e fecha dos bancos, INSS e Poupatempo

Segurança e acessibilidade

Exclusivo: vistoria do TCE aponta problemas no Teatro Padre Bento e no Ginásio Bonifácio Cardoso

NO INTERNACIONAL

Chocolate suíço: Lindt abre sua primeira loja em Guarulhos nesta terça (8)

SENTIDO ÚNICO

Prefeitura decide alterar o sentido de três ruas em Guarulhos; veja o que muda

PRESS START

Evento de games no Shopping Maia é dica de passeio nas férias de julho em Guarulhos