Aeroporto mais movimentado da América Latina e com abundância de voos para destinos espalhados por todos os continentes, o GRU Airport é também um dos lugares mais visados pelo tráfico internacional de drogas no Brasil. A edição deste domingo (7) do Fantástico, na Globo, exibiu uma reportagem especial com dados inéditos, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostrando que Guarulhos concentra mais de 80% da cocaína apreendida nos aeroportos do país.
Em média, ao menos uma pessoa foi presa por dia no Aeroporto Internacional de São Paulo durante o ano de 2023. “A partir do momento que você tem muitos voos e muitos destinos, infelizmente você vai aumentando o seu universo, então o trabalho fica mais difícil porque o volume é maior”, explicou Mario de Marco, delegado-chefe da Receita Federal no GRU Airport.
Além das malas, as autoridades também têm o desafio de identificar um volume grande de pessoas que arriscam a própria vida ingerindo drogas para despistar a fiscalização. “Há um risco muito grande que uma cápsula dessa possa vazar, possa estourar, e ela vir a óbito imediatamente”, disse Dennis Cali, delegado-chefe da Polícia Federal, à Globo.
A Receita Federal monitora pessoas que viajam muitas vezes seguidas para destinos internacionais em um curto período de tempo. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm sido cooptadas pelo tráfico para realizar o transporte de entorpecentes no próprio corpo. A reportagem do Fantástico mostrou dois desses casos, sendo que uma das suspeitas estava grávida de cinco meses e a outra havia ingerido 64 cápsulas.
“Nós detectamos aqui um aumento muito grande de mulheres, algumas delas com filhos, outras até grávidas fazendo esse transporte para o exterior”, afirmou Cali.
Na foto abaixo, você vê como ficam as cápsulas engolidas dentro do corpo humano:
Tráfico internacional de drogas
O Fantástico analisou 1.330 registros de apreensões de droga entre 2021 e 2023, sendo 1.038 ocorrências em aeroportos e outras 207 em portos. Nesse período, as autoridades apreenderam 109,2 de toneladas de cocaína. Os dados foram enviados pela Coordenação Geral de Repressão a Drogas da Polícia Federal.
É possível assistir à reportagem completa do Fantástico neste link.
Para quem gosta do tema, outra dica é ver o programa Aeroporto – Área Restrita, que passa no Canal Discovery e também está disponível no streaming Max. A produção mostra como funciona o trabalho da Receita Federal, da Polícia Federal e de outras autoridades em diferentes aeroportos do Brasil.