O avião da VoePass (antiga Passaredo) que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9), estava perto de pousar no Aeroporto de Guarulhos. O voo 2283 vinha de Cascavel, no Paraná, e estava com 57 passageiros e quatro tripulantes. Todos morreram. De acordo com os registros de voo, a decolagem aconteceu às 11h56 e o pouso estava previsto para as 13h50.
A plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar apontou que a aeronave começou a perder altitude às 13h21 e fez uma curva busca. Um minuto depois, a altitude estava em 1.250 metros, queda de aproximadamente quatro mil metros em pouco tempo. Ele caiu no quintal de uma das casas do Condomínio Residencial Recanto Florido, que fica em uma região de chácaras e sítios. Havia moradores na casa, mas nenhum deles se feriu.
Moradores de Vinhedo registraram o momento da queda do avião e publicaram vídeos nas redes sociais. A aeronave fazia um barulho muito alto enquanto perdia altitude, o que chamou a atenção de quem vive no município do interior de São Paulo.
“Pelas imagens, o avião sai das nuvens totalmente descontrolado e entra numa atitude que nós, na aviação, chamamos de parafuso chato. Ou seja, ele não tem um deslocamento horizontal, ele só tem o deslocamento vertical. É uma queda direta, verticalmente, indicando que o avião perdeu totalmente a sustentação. Por que ele perdeu? Nesse momento vai ser difícil nós sabermos, mas tudo indica que houve uma perda de controle e ele entrou nessa situação. Aí o piloto não teve mais condições ou não teve altura suficiente para recuperar o voo normal”.
Roberto Peterka, especialista em segurança de voo, em entrevista à Globo
As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Confira, na arte abaixo, como o avião estava se aproximando de Guarulhos:
O avião que caiu era do modelo ATR-72 e estava em situação regular, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fabricada em 2010, a aeronave tinha 73 assentos e capacidade máximada para receber 68 passageiros. “A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”, diz a agência, em nota.
O posto da VoePass no Aeroporto de Guarulhos funciona no Terminal 2.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar se mobilizaram para os trabalhos no local do acidente, em Vinhedo. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhados ao local.
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), retornou para o estado de São Paulo e foi para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.