Idosa aos 16 anos, onça-pintada Tiana tem ‘recinto VIP’ no Zoo de Guarulhos

Moradora do Zoológico de Guarulhos desde os 7 meses de vida, Tiana tem atualmente 16 anos de idade. Está idosa e recebe cuidados especiais. A onça-pintada, inclusive, já passou por um bem-sucedido tratamento contra o câncer.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Zoológico de Guarulhos/Divulgação

Publicado em 12/04/2024 às 12:19 / Leia em 5 minutos

Tiana é uma das moradoras mais famosas do Zoológico de Guarulhos. Chegou ao local ainda novinha, com apenas 7 meses de idade, trazida do Zoo de Bauru. Sempre foi bastante agitada. Gostava de subir nos troncos, pulava e escalava tudo o que podia. O tempo para uma onça-pintada, no entanto, corre bem mais depressa do que para o ser humano.

Atualmente com 16 anos, Tiana já é considerada uma “senhora”, está idosa e recebe cuidados especiais. Teve o recinto totalmente adaptado para poder se locomover melhor. Ao longo da vida, já passou por um bem-sucedido tratamento de câncer no abdômen e vive sem sequelas da cirurgia para retirada do tumor. Porém, convive com os reflexos da idade avançada.

O Guarulhos Todo Dia visitou o zoológico da cidade e conversou com exclusividade com a médica veterinária Claudia Igayara. A profissional, que trabalha no local desde 1997 e já cuidou de milhares de animais ao longo desses 27 anos, nos recebeu bem cedinho, antes da abertura dos portões para o público.

Claudia conhece os bichos pelo nome, seja a onça-pintada Tiana, os leões Madiba e Khalifa, a fêmea de lobo-guará Kiara ou os furões, saguis e outras espécies. A cada recinto que passa, Claudia para, dá uma olhadinha, conversa com os animais e confere se está tudo certo.

Onça-pintada Tiana (ao fundo) observa entrevista de Claudia Igayara ao Guarulhos Todo Dia, no Zoo de Guarulhos
Onça-pintada Tiana (ao fundo) observa entrevista de Claudia Igayara ao GTD

Tiana recebe cuidados especiais

Tiana chegará aos 17 anos em setembro. “No geral, a onça-pintada vive de 15 a 20 anos. A partir de 10 anos, a gente já começa a considerar como animal geriátrico, então já começam os cuidados especiais”, explica a veterinária.

Cerca de três anos atrás, Tiana foi diagnosticada com um tumor na região do abdômen. Sim, uma onça-pintada também pode ter câncer. “Ela passou por uma cirurgia e se recuperou muito bem”, comemora Claudia.

A onça-pintada passou por uma laparoscopia, que é uma vídeo cirurgia abdominal, um procedimento pouco invasivo e que foi suficiente para retirar o tumor de 8 cm. O trabalho foi conduzido pela equipe do Zoológico de Guarulhos em parceria com a clínica Endoscopet.

Imagens da cirurgia de Tiana, divulgadas no Instagram do médico veterinário e endoscopista Franz Yoshitoshi

“A Tiana tem algumas limitações por causa da idade, é como a gente que não tem a mesma agilidade conforme o tempo passa. Então adaptamos o recinto dela, deixando tudo mais acessível. Tem ali uma plataforma que não é tão alta. A gente tem o compromisso de cuidar do animal, de bebê até quando ele é um animal idoso, para que tenha uma excelente qualidade de vida”.

Claudia Igayara, médica veterinária do Zoológico de Guarulhos

Nas grades do recinto VIP de Tiana, há um aviso ao público. “A Tiana é uma idosa e, por isso, tem dificuldades para se locomover. O recinto foi adaptado para o bem-estar dela. Ela está sendo cuidada e acompanhada com carinho”, informa o cartaz.

A onça-pintada está saudável e se alimenta sem restrições. “Quando mais novos, os animais comem muito mais, é que nem criança e adolescente, a gente sabe que come muito. A partir do momento que entram na fase adulta, a gente vai controlando a dieta, para que o animal não fique muito magro nem tenha problema de obesidade. E a gente vai controlando essa quantidade, mas não é porque o animal é idoso que tem alguma restrição. A Tiana come todos os alimentos, mas na quantidade certa para ela”, diz Claudia Igayara.

O esturro da onça-pintada

Durante a visita que o GTD fez ao Zoo de Guarulhos, tivemos o privilégio de ver o momento do chamado esturro da onça-pintada. Assista ao vídeo abaixo:

Quem olha assim pode se perguntar se ela está passando mal, com dor ou algo do tipo. No entanto, esse é um barulho normal do animal. Trata-se, inclusive, de um comportamento saudável da espécie.

“Muita gente acha que ela está passando mal, que está tendo um parto, mas na verdade esse é o famoso esturro da onça. É o barulho que ela faz para se comunicar com o mundo. Ela faz isso para dizer ‘olha, estou bem, estou aqui, tem alguma outra onça por aí?’ Da mesma forma que a gente fala, a onça faz barulho, que é o esturro”.

Claudia Igayara, médica veterinária do Zoológico de Guarulhos

Ou seja, fica o aviso: se você estiver visitando lugares como o Pantanal e ouvir um esturro como esse, saiba que há uma onça-pintada por perto.

Como visitar o Zoológico de Guarulhos

Além da onça-pintada Tiana, o Zoológico Guarulhos mantém cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies. Administrado pela Prefeitura, o local tem entrada 100% gratuita. O Zoo oferece estacionamento, playground e lanchonete.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h (dá para entrar até as 16h30)
  • Endereço: Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França – Guarulhos – SP
  • Informações no site https://zoologico.guarulhos.sp.gov.br/ e no Instagram @zooguarulhos.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano

PREVISÃO DA SEMANA

Tempo fica estável em Guarulhos nesta semana: nublado, friozinho e sem chuva

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

Chapa fechada

Eleições 2024: Lucas Sanches (PL) terá Thiago Surfista (Novo) como candidato a vice

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

REMÉDIO DE GRAÇA

Farmácia Popular em Guarulhos: Veja a lista de medicamentos atualizada

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto