Veja como vai ficar o Rodoanel Norte depois das obras prontas

Trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Via Appia

Publicado em 20/10/2024 às 16:14 / Leia em 2 minutos

Com 44 quilômetros de extensão, o Rodoanel Norte conectará a Rodovia dos Bandeirantes, na altura da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, à Via Dutra, passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo. Além disso, a rodovia criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto de Guarulhos. Após ficarem abandonadas durante seis anos, as obras foram retomadas em abril deste ano, depois de o governo paulista refazer o processo de concessão.

O trecho Norte do Rodoanel foi concedido para a Via Appia, responsável pelas obras. O Guarulhos Todo Dia publicou um vídeo no YouTube mostrando como vai ficar a ligação depois que estiver pronta. Assista abaixo:

Quando vai ficar pronto?

As obras do Rodoanel Norte foram divididas em dois trechos:

  • 1 – Entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para setembro de 2025
  • 2 – Da Fernão Dias até a Rodovia dos Bandeirantes (na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães), que deve ser concluído até setembro de 2026

O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.

Quando estiver em funcionamento, o Rodoanel Norte terá cobrança de pedágio com free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.

LEIA TAMBÉM -> Queda de braço: A polêmica ligação do Rodoanel Norte com o Aeroporto de Guarulhos

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GTD ENTREVISTA

Free flow na Dutra: É isso o que você precisa saber sobre as tags de pagamento de pedágio

TEMPORAL

Alagada: Assim ficou a avenida Paulo Faccini, em Guarulhos, durante as chuvas

TRABALHO

1.000 vagas de emprego abertas nas obras do Rodoanel Norte, em Guarulhos

FOLIA NA CIDADE

Carnaval de Guarulhos 2025: Programação do bloco com Claudia Leitte

NOITE DE DECISÃO

Super Bowl 59: Saiba horário e onde assistir ao jogo e ao show ao vivo

CAMPEONATO PAULISTA

Neymar em campo: Novorizontino x Santos ao vivo vai passar na TV? Saiba onde assistir

O que é Super Bowl

Super Bowl: um dos maiores espetáculos esportivos do mundo, por jogadores do Guarulhos Rhynos

PROJETO DO METRÔ

Boa notícia sobre a chegada da Linha 2-Verde até Guarulhos

Vinícius Gritzbach

Registros de celular de Guarulhos colocam acusados de matar delator do PCC na região, no momento do crime

MERCADO IMOBILIÁRIO

Evento gratuito no Bonsucesso marca abertura do plantão de vendas de empreendimento

RUA BRASILEIRA

Leitor denuncia buracos em frente à agência do INSS na Vila Endres; prefeitura responde

REQUERIMENTO

Deputada cobra informações sobre processo de desapropriação da Linha 19-Celeste

ROTATÓRIA CONGESTIONADA

Para entender o trânsito no Taboão, prefeitura instala câmeras de monitoramento