Um anúncio falso no Google Notícias promete produtos por R$ 150,00, com estoque limitado a 12 unidades e frete expresso. A primeira palavra do anúncio indica qual seria o motivo da promoção: “falência”. Ao clicar, o leitor entra em uma página com o logotipo e a aparência do portal G1, com o seguinte título: “Carrefour à Beira da Falência: Liquidação de Produtos Importados com Descontos de Até 90%”.
No texto, há a informação de que a “liquidação” inclui “itens de alto valor agregado”. Entre esses produtos, o texto informa que estariam iPhones, AirPods, perfumes de marcas internacionais de luxo, entre outros”. Segundo a publicação, os produtos estariam “em estoque, em um de seus galpões, em Guarulhos, São Paulo”. O texto, cheio de promessas de garantia e integridade, indica então o acesso ao “site oficial” da promoção.
Golpe, em vez de ofertas imperdíveis
Guarulhos Todo Dia recebeu a informação sobre essa publicação de uma leitora, que pediu uma checagem. Como o anúncio apareceu entre notícias, no Google, ela considerou a informação confiável e se interessou pela promoção.
Vamos começar respondendo a pergunta principal: essa promoção existe? Não. O Grupo Carrefour não está fazendo essa promoção, seja pelo site ou de forma presencial. Especialmente, não existe promoção no galpão em Guarulhos, porque o grupo não tem galpão ou central de distribuição na cidade, segundo a assessoria de imprensa do Carrefour.
Se você clicar no link do texto, será levado para um site falso do Carrefour, com as “ofertas”. E depois de escolhidos os produtos, será direcionado para uma plataforma de pagamentos, também falsa. Na verdade, se você usa um bom antivírus, ao clicar no link do texto, você vai receber uma recomendação para não acessar o site.
Não há falência e sim lucro e crescimento
E em relação à informação mais impactante do texto, sobre um possível processo de falência do Grupo Carrefour? É mentira. Como é uma companhia aberta, ou seja, com ações negociadas em bolsa de valores, por lei o Grupo Carrefour teria que divulgar informações sobre qualquer pedido de recuperação judicial ou falência. E isso não aconteceu.
Além disso, a cada três meses, as companhias abertas devem publicar relatórios sobre a sua situação financeira. O relatório mais recente divulgado pelo Grupo Carrefour se refere ao terceiro trimestre do ano passado. O documento está disponível no site de Relações Institucionais do grupo e apresenta vendas brutas de 29,5 bilhões de reais no período de julho, agosto e setembro do ano passado. Um crescimento de 4,8% em relação ao resultado do mesmo período de 2023.
As vendas do Atacadão, que faz parte do grupo, cresceram 5,6%, enquanto as do Sam’s Club, também incorporado ao Grupo Carrefour, cresceram 3,2%. E no caso do Carrefour Varejo (supermercados e hipermercados), excluídas as vendas de gasolina, o crescimento foi de 7,1%.
Supermercados X Atacarejos
Os golpistas se aproveitam das seguidas informações sobre uma crise no modelo dos hipermercados, que realmente existe. É fato que, pela alta nos preços nos últimos anos, cada vez mais os consumidores têm migrado para compras nos chamados “atacarejos”. A venda dos hipermercados Extra e a saída do Brasil da rede Walmart são a prova desse problema.
No entanto, é preciso lembrar que muitas redes se adaptaram a essas mudanças. O Grupo Carrefour vendeu lojas de hipermercado deficitárias e migrou outras para o formato atacarejo, com a marca Atacadão. Além disso, adquiriu o Sam’s Club do grupo Walmart. Os números citados cima, sobre o faturamento do grupo e de cada formato, demonstram que a estratégia tem dado resultados.
Outra notícia recente, divulgada aqui, no Guarulhos Todo Dia, sobre o fechamento de uma das unidades mais tradicionais do Carrefour, no Center Norte, pode ter reforçado a ideia de que o grupo viveria uma crise. Realmente, o fechamento foi definido pela queda no movimento da unidade. Mas isso é explicado pela redução na busca dos consumidores pelo formato de supermercados, que reduziu a capacidade do Carrefour atrair clientes para o shopping. Com isso, a administração do Center Norte pediu que o Carrefour cedesse a área. Mas o fechamento não é um indicador de crise no Grupo Carrefour.
Checagem GTD
Essa checagem foi um pedido de uma leitora do Guarulhos Todo Dia. E você também pode encaminhar qualquer dúvida sobre “notícias falsas” ou informações duvidosas, que nós iremos checar. Para isso, nós criamos a Checagem GTD, uma ferramenta à disposição do nosso público.
A Checagem GTD vai apurar as informações seguindo os padrões adotadas por outras agências de checagem e ensinados em cursos de entidades como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Se quiser encaminhar algum pedido de checagem, use o nosso WhatsApp: 11-5196 2910.
Leia mais: Carrefour não está oferecendo produtos eletrônicos com 90% de desconto no “galpão de Guarulhos”Preço de tabela do ‘Airport Bus’ de Guarulhos vai para R$ 65,05, mas EMTU mantém promoção