Como cuidar da saúde dos pés em dias muito quentes ou chuvosos

Temperatura alta, asfalto quente, chuva forte... Os dias de verão apresentam muitos desafios para se manter os pés bem cuidados e saudáveis. Para quem anda de chinelo ou de sapato e meias.

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Arte GTD

Publicado em 27/01/2025 às 16:04 / Leia em 5 minutos

Colocar meias para trabalhar em dias quentes, ficar com os pés úmidos depois de enfrentar chuvas, expor os pés à sujeira ao andar descalço ou de chinelos. Os dias de verão trazem vários desafios para quem se preocupa com a saúde dos pés. Um cuidado muitas vezes esquecido, mas importante. O Guarulhos Todo Dia foi ouvir uma especialista, para saber os cuidados que se deve adotar para curtir os dias de verão, mantendo os pés saudáveis.

Nós ouvimos sobre o assunto a professora Sylvia Azevedo, do curso de Podologia da Universidade de Guarulhos (UNG). Nós perguntamos inicialmente sobre as vantagens e desvantagens de, no verão, as pessoas andarem com os pés mais expostos. Afinal, sempre que possível, em dias de calor usamos chinelos, sandálias ou, para os mais sortudos, dá até para andar descalço.

Pés descalços

Vamos falar primeiro das vantagens. A professora lembra que a maior exposição favorece a ventilação dos pés, o que reduz a possibilidade de infecções por fungos. Andar descalço favorece ainda a circulação do sangue e o fortalecimento de músculos, ligamentos e tendões. E, por fim, pés frescos e secos não acumulam suor, reduzindo muito a possiblidade de mau cheiro.

No entanto, nem tudo é favorável para os pés mais expostos. Pra começar, apesar de estarem mais ventilados, os pés expostos estão mais sujeitos a contrair infecções em contato com superfícies contaminadas. Por exemplo, no deck de piscinas ou mesmo na areia de praia. Os pés ficam ainda mais vulneráveis a cortes, arranhões e picadas de insetos.

Não se esqueça de que pés mais expostos, exigem mais cuidados. Assim como você usa protetor solar no rosto, deve usar nos pés se eles forem ficar expostos ao sol. E usar esmalte com proteção UV ajuda também a proteger as unhas. Unhas e cutículas, também devem merecer cuidado redobrado no verão.

Pés calçados

E para quem é obrigado e usar sapato e meia, mesmo em dias de verão? Nesse caso, o calor excessivo pode causar inchaço e desconforto. Além disso, se você usa sapato (ou tênis) e meia e pega uma chuva forte, isso pode criar outros problemas para os pés. Se você foi para o trabalho e não tem como trocar o calçado, o ideal é, assim que puder, tirar o calçado e secar os pés. Se possível, limpar e secar também o interior do calçado.

A professora Sylvia aconselha a usar pó antisséptico ou desodorante para o pés. Isso “pode ajudar a absorver a umidade e prevenir o crescimento de fungos e bactérias”. A especialista orienta também a se usar um creme hidratante, para evitar que a pele fique ressecada. “Isso é especialmente importante se os pés estiverem expostos a umidade por um período prolongado”.

E as meias? Que tipo usar?

A prioridade está na ventilação e na leveza. “Meias de algodão ou fibras naturais são ótimas opções, pois permitem que seus pés ‘respirem’, evitando o acúmulo de suor e o desconforto”. Em relação às chuvas, o cuidado deve estar nos calçados: prefira calçados impermeáveis ou que ofereçam boa proteção contra a água.

No fim do dia, não basta guardar os calçados e pegar de novo o mesmo par para usar no dia seguinte. O suor pode acumular umidade no calçado, criando um ambiente favorável para fungos e bactérias. Por isso, ao chegar do trabalho, coloque em um local arejado. Se possível, tire a palmilha, para acelerar a secagem. E de vez em quando, faça uma limpeza nos seus calçados. No fim de semana, por exemplo, é um bom momento para higienizar sapatos e tênis.

GTD Saúde

GTD Saúde é a coluna semanal sobre saúde aqui, no Guarulhos Todo Dia. O objetivo é trazer informações seguras e confiáveis sobre questões de saúde do nosso dia-a-dia. Com orientações práticas para o nosso público se prevenir ou se tratar.

Para isso, recorremos sempre a informações oficiais, com a ajuda de especialistas de renome de Guarulhos. Esta coluna foi escrita com a orientação da professora Sylvia Azevedo, do curso de Podologia da Universidade de Guarulhos.

Se você tem uma dúvida sobre saúde ou uma sugestão de tema para a nossa coluna, encaminhe para o nosso número de WhatsApp: 11-5196 2910.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REAJUSTES

De IPTU congelado a aumento de impostos para empresas: entenda o que foi aprovado em Guarulhos

TRABALHO

Hitachi aumenta fábrica em Guarulhos e abre 150 novas vagas de emprego

ENTENDA O PROJETO DE LEI

Prefeitura de Guarulhos quer mudar alíquota do ISS para arrecadar R$ 59 milhões a mais por ano

POSICIONAMENTO DO CIESP

Indústrias de Guarulhos reagem a pacote de reajuste fiscal da prefeitura: ‘Falta de diálogo’

Só pra quem precisa

Prefeitura quer limitar uso gratuito de serviços funerários municipais

LOTERIA

Resultado da Quina de São João 2025: R$ 250 milhões em jogo!

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

ENTRADA GRATUITA

Festa junina do Parque Júlio Fracalanza encerra programação do Arraiá dos CEUs em Guarulhos

CONCORRÊNCIA

Entenda por que a Michelin vai fechar fábrica em Guarulhos

Menos e mais tarde

Censo 2022: mulheres de Guarulhos engravidam mais tarde e têm menos filhos

LANÇAMENTO DE VIGAS

Obra na Dutra com a Hélio Smidt altera trânsito para quem vai ao Aeroporto de Guarulhos

Migração

Menos de 1% dos moradores de Guarulhos são estrangeiros