O Zoológico de Guarulhos estará aberto nesta segunda-feira (3) de Carnaval de 2025. Tradicionalmente, esse é o dia da semana que o local administrado pela prefeitura costuma ficar fechado, mas em feriados emendados costuma funcionar normalmente para ser uma opção de lazer para quem está na cidade. A entrada é sempre gratuita.
O espaço tem cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies, com destaque para dois leões, jacaré, onça parda, serpentes, furão, tamanduá, lobo-guará, além de diferentes espécies de pássaros e macacos. Dá para curtir o parquinho, fazer um piquenique e aproveitar a lanchonete.
No início deste ano, a onça-pintada idosa que vivia no Zoológico de Guarulhos morreu aos 17 anos. Tiana era uma das moradoras mais queridas do parque.
“Nascida em Bauru e nossa moradora desde os seus 6 meses de vida, Tiana viveu 17 anos repletos de cuidado, amor e histórias para contar. Sua força e resiliência foram exemplo para todos nós, especialmente ao superar um tratamento contra o câncer no passado. Tiana era mais do que uma moradora do Zoológico; ela era parte da nossa história, uma embaixadora da biodiversidade e símbolo da luta pela preservação das espécies. Sua presença majestosa e seu olhar doce deixam um vazio imenso, mas também uma memória inesquecível.”
Zoológico de Guarulhos, em nota
O local, que funciona como uma área de proteção para os bichos, tem dois tipos de “habitantes”: os resgatados; e os do programa de conservação, que fazem parte de estudos nas áreas de manejo, comportamento e bem-estar, além de reproduzirem.
“A gente tem uma população de animais resgatados e que não podem voltar à natureza. Temos, por exemplo, a onça parda, que chegou aqui com dois meses e muito bebezinha, precisou de alimentação na mamadeira e se acostumou a conviver com pessoas. Então, se a gente soltá-la na natureza agora, ela vai procurar por pessoas, o que pode ser um risco. E tem outros animais que não se recuperam totalmente, pois são vítimas de acidente. Mas tem casos de animais que a gente recebe, trata e voltam para natureza”, disse a médica veterinária do Zoo, Claudia Igayara, em entrevista ao GTD no ano passado.
Uma visita ao zoológico deve envolver respeito aos animais. De acordo com a veterinária, muitas vezes as pessoas querem alimentar os bichos, o que não é permitido e pode causar danos terríveis a eles, que tem uma dieta balaceada e muito bem controlada.
Além disso, não fique tentando chamar a atenção dos animais do Zoológico de Guarulhos com gritos ou jogando objetos, pois isso só vai afastá-los. “Aqui é a casa deles, então a gente tem que respeitar o espaço dos animais. Não pode ultrapassar as áreas demarcadas, isso gera um prejuízo muito grande, o animal pode se ferir e a pessoa pode se ferir”, reforça Claudia Igayara.
Zoológico de Guarulhos
Endereço
- Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França – Guarulhos – SP (tem estacionamento gratuito)
Funcionamento durante o Carnaval
- Aberto na segunda (3), terça (4) e quarta-feira (5) de Carnaval, das 9h às 17h. Os portões do Zoológico de Guarulhos ficam abertos para a entrada até as 16h30.
Quanto custa?
- Entrada gratuita todos os dias da semana. Outras informações no site oficial.
LEIA TAMBÉM: