Paradas desde 2018, as obras do Rodoanel Norte serão retomadas nesta quinta-feira (25). O trabalhos começarão aqui de Guarulhos, mas os funcionários da Via Appia, concessionária que assumiu o projeto, não terão vida fácil. De acordo com os engenheiros, pegar uma obra abandonada pelo meio do caminho pode dar muito mais trabalho do que fazer algo do zero. Nesse caso do Rodoanel Norte, por exemplo, um dos viadutos erguidos no entroncamento da Dutra precisará ser demolido.
De acordo com a revisão realizada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e pela nova concessionária, há quase duas mil falhas na estrutura que já foi feita. Além disso, há mil ocupações irregulares por onde a estrada vai passar.
A obra recomeça no entroncamento com a rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos. No projeto para o local, constam cinco viadutos. Dois estão praticamente prontos e outros dois serão feitos do zero. Já o outro foi construído torto, segundo as análises técnicas, e será demolido para darem início a um novo. A informação foi confirmada pela Via Appia à reportagem do telejornal SP2, da Globo.
Todo esse processo gera um investimento alto. Orçado em 2013 em R$ 5,6 bilhões, o Rodoanel Norte bateu R$ 10 bilhões de custo em 2018. Agora, depois da nova licitação, mais R$ 3,4 bilhões serão injetados –cerca de R$ 2,3 bilhões pela concessionária, que terá o direito de explorar os pedágios quando o fluxo estiver liberado, e mais R$ 1,1 bilhão pelo governo estadual.
A reportagem da edição desta quarta-feira (24) do SP2 informou que 200 operários já foram contratados para começar os trabalhos. Esse número deve triplicar ao longo do próximo mês. Até o ano que vem, a Via Appia projeta ter 10 mil funcionários empenhados nas obras.
Quando a obra fica pronta?
O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.
A via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães (SP-332), enquanto, no Trecho Leste, a intersecção será feita com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Dos 44 quilômetros de extensão total, 12 quilômetros serão de túneis. Além disso, o Rodoanel Norte criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O novo cronograma é o seguinte:
- 25 de abril de 2024 – retomada das obras do Rodoanel Norte, a partir da Dutra
- Setembro de 2025 – liberação do trecho entre a Dutra e a Fernão Dias
- 2026 – Conclusão completa da obra, até a Bandeirantes
LEIA TAMBÉM -> Entenda as obras do Rodoanel Norte, com novo acesso ao aeroporto de Guarulhos