Dengue: 19 bairros de Guarulhos receberão visitas de agentes

Visitas estão programadas para acontecer entre os dias 10 e 15 de junho. Guarulhos já registrou mais de 70 mil casos de dengue em 2024.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fábio Nunes Teixeira/PMG

Publicado em 07/06/2024 às 16:37 / Leia em 3 minutos

Jardim Tranquilidade, Jardim Castanho, Cidade Soimco, Jardim das Nações, Gopoúva, Jardim Irene, Jardim São Manoel, Vila Progresso, Vila Hulda, Jardim Dourado, Jardim Santa Cecília, Jardim das Acácias, Jardim Santa Vicência, Jardim Silvia, Cocaia, Jardim City, Vila Aeroporto, Jardim Cumbica e Paes de Barros. Esses 19 bairros de Guarulhos receberão visitas de agentes da prefeitura entre os dias 10 e 15 de junho. As equipes farão um trabalho de conscientização e fiscalização para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, quando necessário, também acontecerá um processo de nebulização das residências.

Desde o início do ano, a cidade registrou mais de 70 mil casos de dengue, com 79 mortes pela doença. Em maio, o Guarulhos Todo Dia fez uma reportagem sobre os 10 bairros com mais casos no município.

Quando os agentes da prefeitura chegarem a sua casa, deixem que eles para verificar a situação do lugar onde você mora. Mas, claro, fique atento com a segurança. Todo o pessoal envolvido na ação veste uniforme e fica identificado com crachá. Se tiver qualquer dúvida, ligue para o Centro de Controle de Zoonozes: 11-2436 3666. Aqui neste link, tem um texto do GTD que explica os detalhes desse trabalho.

Durante a visita, os profissionais verificam ralos, calhas e até mesmo atrás da geladeira, onde está localizada a bandeja de degelo, para eliminar os focos de água parada.

Processo de nebulização no combate à dengue em Guarulhos

Nebulização

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, além do combate aos criadouros do mosquito da dengue, as ruas visitadas receberão também a nebulização com o inseticida Cielo-ULV. Mas a nebulização depende de fatores climáticos e ambientais. Ela não funciona bem, por exemplo, em ruas com muitos prédios, especialmente os mais altos.

Em ruas muito íngremes, o uso também não é tão eficiente. São critérios técnicos, que tem que ser observados. Mas a nebulização, é bom que se destaque, é um trabalho complementar. O inseticida afeta apenas os mosquitos, mas não as larvas. Sem combate aos criadouros, o Aedes vai voltar. O inseticida usado no trabalho, segundo a prefeitura, é seguro, desde que adotada uma série de cuidados.

Durante a aplicação, todos os habitantes da casa, inclusive os animais domésticos, devem ficar do outro lado da rua, na calçada. Depois de meia hora, todos podem voltar à residência. Todas as portas e janelas devem ficar abertas, inclusive as cortinas, para facilitar a entrada e a ação do inseticida. Se alguma pessoa estiver doente e de cama, deve ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas, durante a aplicação e por pelo menos mais trinta minutos.

Como denunciar lugares com foco de dengue em Guarulhos

Se você souber de terrenos, imóveis e propriedades que podem ser possíveis criadouros do mosquito da dengue, denuncie na Prefeitura, nos seguintes canais:

  • Pessoalmente, nas Unidades de Atendimento ao Cidadão (Fácil)
  • Pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), ou através da Ouvidoria do município: 0800-055-1715 / ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.”

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SAIBA O QUE FAZER

Fios soltos, caídos e emaranhados nos postes de energia: um problema em Guarulhos

O preço tá bom?

Frio reduz consumo de verduras e legumes e isso baixa os preços. Aproveite!

DADOS DA ANAC

Aeroporto de Guarulhos movimentou 36% dos passageiros do Brasil no 1º semestre

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024