Se prepare para a visita: a luta contra o mosquito da dengue vai chegar à sua casa

GTD acompanhou o início da nova fase da luta contra a doença em Guarulhos, com visitas às residências, para eliminar criadouros do mosquito

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Edvaldo Nunes/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 04/05/2024 às 11:18 / Leia em 4 minutos

Começou uma nova fase no combate à dengue em Guarulhos. A prefeitura contratou equipes para percorrer as residências e ajudar no combate aos criadouros do mosquito. Além disso, fará nebulizações nas regiões visitadas. O trabalho começou nesta quinta-feira (02), em ruas do Jardim Rosa de França, Jardim Flor da Montanha e Jardim Ipanema. E o Guarulhos Todo Dia esteve desde cedo junto com uma das equipes, no Jardim Rosa de França, para acompanhar o início dos trabalhos.

Uma van chegou ao local, com cerca de 20 pessoas, com camisetas da campanha e bonés de proteção. Era a equipe de uma empresa contratada pela prefeitura. Uma diretora e agentes do Centro de Controle de Zoonoses aguardavam o grupo. Todos se reuniram e receberam uma orientação geral sobre o procedimento. Segundo a responsável pela empresa, a equipe foi previamente treinada, tanto na forma correta de abordar a população, quanto em relação à melhor maneira de identificar os criadouros do mosquito e orientar sobre como evitar esse problema.

A primeira moradora a receber a visita da equipe foi dona Silvania Maria Dias. Gentil, ela permitiu que a reportagem do Guarulhos Todo Dia também entrasse na casa dela e registrasse o trabalho. Dona Silvania disse que tinha acabado de se recuperar da dengue. Segundo a moradora, o teste não confirmou, mas ela teve todos os sintomas e tem certeza de que teve a doença.

O certo é que a equipe encontrou uma situação exemplar na casa de Dona Silvania. Vasos sem pratinhos com água acumulada, ralos em que ela joga água sanitária com frequência e nenhum criadouro favorável à proliferação do mosquito. A visita foi rápida, mas com bom resultado. E a promessa de que ela iria manter o bom trabalho já feito na luta contra o Aedes Aegypti.

Nebulização

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, além do combate aos criadouros, as ruas visitadas receberão também a nebulização com o inseticida Cielo-ULV. Mas a nebulização depende de fatores climáticos e ambientais. Ela não funciona bem, por exemplo, em ruas com muitos prédios, especialmente os mais altos. Em ruas muito íngremes, o uso também não é tão eficiente. São critérios técnicos, que tem que ser observados. Mas a nebulização, é bom que se destaque, é um trabalho complementar. O inseticida afeta apenas os mosquitos, mas não as larvas. Sem combate aos criadouros, o Aedes vai voltar.

O inseticida usado no trabalho, segundo a prefeitura, é seguro, desde que adotada uma série de cuidados. Durante a aplicação, todos os habitantes da casa, inclusive os animais domésticos, devem ficar do outro lado da rua, na calçada. Depois de meia hora, todos podem voltar à residência. Todas as portas e janelas devem ficar abertas, inclusive as cortinas, para facilitar a entrada e a ação do inseticida. Se alguma pessoa estiver doente e de cama, deve ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas, durante a aplicação e por pelo menos mais trinta minutos.

Colabore e fiscalize no combate à dengue

O trabalho que vai percorrer as ruas da cidade é feito com uma equipe grande, com dois ou três agentes visitando cada casa. É um grupo grande, atuando ao mesmo tempo em cada rua. Todos identificados. Quando essa equipe chegar na sua rua e bater à sua porta, colabore. É um trabalho importante para ajudar no combate a um grave problema de saúde pública. Se tiver qualquer dúvida, ligue para o Centro de Controle de Zoonozes: 11-2436 3666.

Colaborar significa não só atender bem e seguir as orientações. Todo cidadão guarulhense pode também acompanhar e fiscalizar no combate à dengue, para verificar se o trabalho continua sendo bem feito, como nossa equipe testemunhou nesse primeiro dia. Afinal, é trabalho feito com dinheiro público. Se quiser elogiar esse trabalho ou denunciar qualquer problema, procure o Guarulhos Todo Dia. Nosso WhatsApp é 11-5196 2910.

LEIA MAIS:

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPRESENTATIVIDADE BAIXA

Com 34 cadeiras na Câmara, Guarulhos elege apenas quatro vereadoras mulheres

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos

CINEMA

Coringa 2: os baldes de pipoca e combos na Cinemark e Cinépolis Guarulhos

POLÍTICA

O projeto para transformar o shopping abandonado da Vila Fátima

UNIVERSO MÁGICO

Blow Up no Internacional Shopping: Exposição interativa de bolas, balões e infláveis

TERCEIRO TREM CHEGOU

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado em dezembro

REPORTAGEM

Centro de Guarulhos tem projetos de revitalização engavetados

ARTIGO

Turismo em Guarulhos e os lugares para conhecer na cidade

DICA

Visite GRU: Conheça a Artes do Brasil, a riqueza do artesanato em uma loja de Guarulhos

GUARULHOS ANTIGAMENTE

Foto rara mostra como era o Palácio Hotel, que está abandonado no centro

NÚCLEO ABRASEL

Empresários do setor de Bares e Restaurantes de Guarulhos se reúnem para fortalecer negócios