Se prepare para a visita: a luta contra o mosquito da dengue vai chegar à sua casa

GTD acompanhou o início da nova fase da luta contra a doença em Guarulhos, com visitas às residências, para eliminar criadouros do mosquito

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Edvaldo Nunes/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 04/05/2024 às 11:18 / Leia em 4 minutos

Começou uma nova fase no combate à dengue em Guarulhos. A prefeitura contratou equipes para percorrer as residências e ajudar no combate aos criadouros do mosquito. Além disso, fará nebulizações nas regiões visitadas. O trabalho começou nesta quinta-feira (02), em ruas do Jardim Rosa de França, Jardim Flor da Montanha e Jardim Ipanema. E o Guarulhos Todo Dia esteve desde cedo junto com uma das equipes, no Jardim Rosa de França, para acompanhar o início dos trabalhos.

Uma van chegou ao local, com cerca de 20 pessoas, com camisetas da campanha e bonés de proteção. Era a equipe de uma empresa contratada pela prefeitura. Uma diretora e agentes do Centro de Controle de Zoonoses aguardavam o grupo. Todos se reuniram e receberam uma orientação geral sobre o procedimento. Segundo a responsável pela empresa, a equipe foi previamente treinada, tanto na forma correta de abordar a população, quanto em relação à melhor maneira de identificar os criadouros do mosquito e orientar sobre como evitar esse problema.

A primeira moradora a receber a visita da equipe foi dona Silvania Maria Dias. Gentil, ela permitiu que a reportagem do Guarulhos Todo Dia também entrasse na casa dela e registrasse o trabalho. Dona Silvania disse que tinha acabado de se recuperar da dengue. Segundo a moradora, o teste não confirmou, mas ela teve todos os sintomas e tem certeza de que teve a doença.

O certo é que a equipe encontrou uma situação exemplar na casa de Dona Silvania. Vasos sem pratinhos com água acumulada, ralos em que ela joga água sanitária com frequência e nenhum criadouro favorável à proliferação do mosquito. A visita foi rápida, mas com bom resultado. E a promessa de que ela iria manter o bom trabalho já feito na luta contra o Aedes Aegypti.

Nebulização

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, além do combate aos criadouros, as ruas visitadas receberão também a nebulização com o inseticida Cielo-ULV. Mas a nebulização depende de fatores climáticos e ambientais. Ela não funciona bem, por exemplo, em ruas com muitos prédios, especialmente os mais altos. Em ruas muito íngremes, o uso também não é tão eficiente. São critérios técnicos, que tem que ser observados. Mas a nebulização, é bom que se destaque, é um trabalho complementar. O inseticida afeta apenas os mosquitos, mas não as larvas. Sem combate aos criadouros, o Aedes vai voltar.

O inseticida usado no trabalho, segundo a prefeitura, é seguro, desde que adotada uma série de cuidados. Durante a aplicação, todos os habitantes da casa, inclusive os animais domésticos, devem ficar do outro lado da rua, na calçada. Depois de meia hora, todos podem voltar à residência. Todas as portas e janelas devem ficar abertas, inclusive as cortinas, para facilitar a entrada e a ação do inseticida. Se alguma pessoa estiver doente e de cama, deve ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas, durante a aplicação e por pelo menos mais trinta minutos.

Colabore e fiscalize no combate à dengue

O trabalho que vai percorrer as ruas da cidade é feito com uma equipe grande, com dois ou três agentes visitando cada casa. É um grupo grande, atuando ao mesmo tempo em cada rua. Todos identificados. Quando essa equipe chegar na sua rua e bater à sua porta, colabore. É um trabalho importante para ajudar no combate a um grave problema de saúde pública. Se tiver qualquer dúvida, ligue para o Centro de Controle de Zoonozes: 11-2436 3666.

Colaborar significa não só atender bem e seguir as orientações. Todo cidadão guarulhense pode também acompanhar e fiscalizar no combate à dengue, para verificar se o trabalho continua sendo bem feito, como nossa equipe testemunhou nesse primeiro dia. Afinal, é trabalho feito com dinheiro público. Se quiser elogiar esse trabalho ou denunciar qualquer problema, procure o Guarulhos Todo Dia. Nosso WhatsApp é 11-5196 2910.

LEIA MAIS:

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

ENTENDA A CRISE

Endividada, Casa do Pão de Queijo é exemplo do quanto é caro comer em aeroporto