Uma única pessoa que doa sangue pode salvar até quatro vidas. A transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. 14 de junho é o Dia Mundial de Doador de Sangue, por isso esse mês é conhecido como Junho Vermelho. Além de ser uma homenagem aos doadores, a data também visa incentivar a doação. Em Guarulhos, você pode doar sangue no Hemocentro São Lucas e no Hospital Geral de Guarulhos.
O Hospital Stella Maris tinha um banco de sangue gerido pela Fundação Pró-Sangue, mas desde abril deixou de receber coletas. Uma pena, pois os locais ficam bem limitados na cidade.
Atualmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente, um índice que, embora dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não é suficiente para atender à demanda do país.
Um dos locais que realiza a coleta aqui na cidade é o Hemocentro São Lucas, referência em medicina transfusional no Brasil. “Os estoques de sangue e as doações caíram muito, especialmente durante a pandemia. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas, e a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas”, destaca o Dr. Rodrigo Santucci, hematologista e Diretor de Relações Institucionais Grupo Hemocentro São Lucas.
Quem pode doar sangue?
Na hora de doar sangue, leve um documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade.
- Idade: Entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos; para doadores entre 16 e 17 anos, é necessária a presença e o consentimento formal de um representante legal).
- Peso: Igual ou superior a 50 kg.
- Alimentação: Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
- Descanso: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Intervalo entre doações: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres (máximo de 4 doações por ano para homens e 3 para mulheres).
- Condições específicas: Não estar amamentando ou grávida; não ter feito procedimentos invasivos recentes, como endoscopia; não ter tatuagens ou piercings recentes; e não ter certas condições médicas, como diabetes com uso de insulina ou epilepsia.
Locais de doação de sangue em Guarulhos
Hemocentro São Lucas: Rua Santo Antônio, 95 – Centro de Guarulhos; aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Telefone para informações: (11) 3660-6040
Hospital Geral de Guarulhos: Alameda dos Lírios, 300, Parque Cecap; aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Telefone para informações: (11) 3466-1416
Em SP (de domingo a domingo)
Se você quiser doar no fim de semana, a recomendação é ir até São Paulo capital. O Banco de Sangue de São Paulo, que atende diversos hospital, tem uma unidade no bairro do Paraíso, que funciona de domingo a domingo.
Banco de Sangue São Paulo: Rua Tomás Carvalhal, 711 – Paraíso
- Horários: Todos os dias, das 7h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados)
- Estacionamento gratuito no local
- Telefone: (11) 3373-2050 / WhatsApp: (11) 97117-3886
- Instagram: @bancodesanguesaopaulo
LEIA TAMBÉM -> Quer parar de fumar? SUS oferece tratamento com avaliações semanais