O Brasil tem 106,8 milhões de endereços oficiais e, deste total, 24,4 milhões (22,8%) não têm número. 14 mil endereços nessa situação estão em Guarulhos. E 2,7 milhões de endereços estão em ruas, travessas e estradas do país não têm nome. Os dados são do Censo 2022 e foram divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Mais do que números curiosos, por trás dessa estatística há famílias e pessoas que vivem nesses endereços e podem enfrentar dificuldades na entrega de compras ou de correspondência, na hora de preencher uma ficha de emprego ou mesmo, em tempos atuais, na simples tarefa de orientar o entregador do seu almoço. Orientar a chegada de uma ambulância, para um atendimento urgente de saúde, também pode ser bem mais difícil.
Os dados compõem o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Ao todo, o país tem 107 milhões de endereços oficiais nesse cadastro. O CNEFE também é um instrumento importante para que as prefeituras tenham dados precisos sobre os imóveis das cidades. Em catástrofes, como as enchentes no Rio Grande do Sul, estes dados podem ser usados – e foram – para saber com mais precisão quantos e quais imóveis foram afetados, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente do poder público.
Curiosidades estatísticas
E além da importância estatística e para políticas públicas, um banco de dados desse tamanho também é fonte de informações curiosas, que se não são úteis, podem animar uma conversa:
- A palavra mais comum em nomes de logradouros (ruas, avenidas, travessas, etc.) é “Principal” (226.289). Na sequência, vêm “Santo Antônio” (219.377) e “São José”” (219.139).
- No país, há 3,3 milhões de endereços em logradouros cujo nome tem a palavra “São” ou “Santa” e 171,7 mil endereços em logradouros cujo nome tem a palavra “Brasil”.
- O Brasil tem 72,4 milhões de endereços situados em ruas, 10,7 milhões de endereços em avenidas e 7,1 milhões de endereços em estradas. Travessas, sítios, alamedas e fazendas também estão entre os principais tipos.
- Cerca de 13,3 milhões de endereços do país estão em condomínios, sendo 3,6 milhões deles em condomínios com entre 6 e 20 endereços.
- Durante a coleta do Censo 2022, o país tinha 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma, das quais 605,2 mil estavam no estado de São Paulo.
- Dos 24,4 milhões de endereços sem número no país, 1,2 milhão estão em Brasília, que tem um padrão de endereçamento específico, que não usa números. Em seguida, as cidades com maior número de endereços nessa situação são Goiânia (526 mil) e Rio de Janeiro (280 mil).
Se ficou curioso e quer saber mais detalhes, pode acessar diretamente a página do IBGE.
Casos de dengue em Guarulhos diminuem 94%, e Prefeitura desativa unidades de atendimento
Mercado Livre abre 600 vagas de emprego em Guarulhos; saiba como se candidatar