A Secretaria de Turismo do Estado lançou a segunda edição do Guia Turístico das Padarias de São Paulo. A publicação traz 300 padarias de 50 destinos paulistas.
São Paulo é o estado com o maior número de padarias do país. São mais de 12.700, quase o dobro do Rio de Janeiro, segundo colocado. Acordar e ir buscar pão fresco é um hábito enraizado em milhões de famílias paulistas.
O guia tem informações sobre os estabelecimentos, como nível de acessibilidade, disponibilidade de atendimento em vários idiomas e sustentabilidade. Há informações também, quando é o caso, sobre a inspiração original do estabelecimento, se portuguesa, italiana, judaica ou francesa.
O Guia Turístico das Padarias de São Paulo traz ainda curiosidades, como a maior padaria da América Latina, que fica na cidade de São Paulo. E informações sobre uma das padarias mais antigas do país, na cidade de Santana de Parnaíba.
Guarulhos no guia
Sete padarias de Guarulhos foram selecionadas para essa edição do guia: Favos d’ Mel, Maria Cereja, Munhoz, Nova Guarulhos, Villa Carmela, Nossa Senhora de Fátima e Chego Lá. São duas padarias da Vila Galvão, uma da Vila Augusta, uma da Ponte Grande, uma do Jardim Paraventi, uma da Cidade Maia e uma da Vila Carmela I.
Na apresentação sobre a padaria Villa Carmela, por exemplo, está lá a bandeira de Portugal. Uma indicação da origem da família Bernardo, dona do estabelecimento.
Nas sete padarias do guia há um ícone que indica preocupação com critérios de sustentabilidade e inclusão (ESG). Em cinco há um ícone que indica acessibilidade. Se estiver interessado em mais detalhes e em conhecer também padarias de outras cidades paulistas, o Guia está disponível na internet.
Leia mais: Padarias de Guarulhos entram em guia turístico de São PauloMamão papaya está com preço bom esta semana, segundo o Ceagesp
A história de um hotel abandonado há décadas no centro de Guarulhos