Acusações, críticas e troca de farpas: Como foi o 1º debate para prefeito de Guarulhos

O Guarulhos Todo Dia apresenta um resumo do evento que reuniu cinco dos seis candidatos a prefeito de Guarulhos nesta sexta-feira, na Associação Comercial e Empresarial da cidade.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/YouTube-ACE Guarulhos

Publicado em 16/08/2024 às 16:33 / Leia em 8 minutos

O primeiro debate com os candidatos à prefeitura de Guarulhos aconteceu nesta sexta-feira (16), na sede da ACE (Associação Comercial e Empresarial). Alencar Santana (PT), Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL) e Waldomiro Ramos (PSB) estiveram presentes. Márcio Nakashima (PDT) foi convidado, mas não quis participar. O evento marcou o início oficial da campanha eleitoral de 2024 e deu o tom do que os candidatos vão apresentar até a votação do primeiro turno, marcada para 6 de outubro.

Silvio Alves, presidente da ACE Guarulhos e dono da rede varejista X Supermercados, comandou a sabatina, com mediação do jornalista Luiz Claudio Pires. Ao final do evento, os cinco candidatos assinaram um Termo de Desenvolvimento Produtivo do Setor de Comércio e Serviços. Entre outros pontos, o documento pede desburocratização do sistema tributário, incentivo ao empreendedorismo e infraestrutura para toda a classe produtiva guarulhense.

Aqui nesta reportagem, o Guarulhos Todo Dia resume o que de mais importante aconteceu nas três horas de evento, explica quais foram os principais embates e relata algumas mensagens que cada um dos candidatos passou ao eleitor.

Embates

Normalmente, quando acontece um debate, muitos se perguntam “quem ganhou o debate?”. Nos últimos anos, com o uso das redes sociais nas campanhas, algumas perguntas e respostas dos candidatos são pensadas para fazer cortes nas redes sociais e inflar o eleitorado.

Por causa do formato do evento da ACE, que foi anunciado como sabatina, houve espaços para que os candidatos, de fato, apresentassem algumas propostas. No entanto, trocas de farpas e acusações não deixaram de acontecer.

Violência política

Em diferentes momentos, Alencar Santana e Elói Pietá questionaram Lucas Sanches sobre recentes episódios de violência na cidade.

No primeiro deles, que ocorreu no último dia 5, Caíque Marcatt, ex-chefe de gabinete do candidato do PL, foi agredido em frente à padaria São Bento, na Vila Augusta, depois de sair da Câmara Municipal, onde teve uma discussão com pessoas envolvidas na campanha de Sanches. O jornalista Valdir Pimenta, que estava com Caíque no momento da agressão, também ficou machucado.

Depois de ser acusado pelo ex-assessor e pelo jornalista como mandante da emboscada, Lucas Sanches registrou um boletim de ocorrência dizendo ser alvo de difamação. Ele apontou que é contra violência e disse que estava em sessão ordinária na Câmara Municipal no momento da agressão.

Já Alencar Santana, na segunda-feira (12), registrou um boletim de ocorrência ao lado do vereador Edmilson Souza (PSOL), dizendo ter sido vítima de uma ameaça de morte. Ele publicou um vídeo e falou que teve uma arma apontada contra a sua cabeça por dois bolsonaristas, um deles candidato a vereador pelo PL. Em diferentes momentos do debate, Alencar falou sobre esse caso.

Lucas Sanches disse que é contra a violência, reforçou que não estava presente em nenhum dos casos e falou que também sofreu ameaça de morte quando esteve no Pimentas. O candidato do PL também lamentou o uso desses casos, que tratou como acusações mentirosas contra ele, durante um debate que deveria discutir propostas.

Diálogo com empresários

Logo no início do debate, Jorge Wilson disse que em sua possível gestão terá diálogo com os empresários. “O prefeito precisa cuidar da porta da casa do empresário. Tem que esticar um tapete azul para todo empresário que gera emprego e renda para nossa cidade”, comentou o candidato do Republicanos.

Minutos depois, Lucas Sanches rebateu a fala. “O Xerife do Consumidor disse que vai cuidar da porta do empresário. Eu fiquei preocupado agora. Você [Xerife] ficou conhecido na TV por ferrar com os comerciantes, por acabar com os comerciantes. Os comerciantes te odeiam, Xerife”, acusou o candidato do PL.

O deputado estadual respondeu ao vereador. “Acho que o candidato Lucas Sanches é meu fã. Ele já tentou me imitar colocando colete e dizendo que é fiscal do povo, andando para fiscalizar. Eu quero dizer a você [Lucas], que o Código de Defesa do Consumidor existe para regular as relações de consumo. E a maioria dos comerciantes e empresas trabalham certo”.

Em seguida, Jorge Wilson continuou se dirigindo a Lucas. “O empresário que trabalha certo não quer que aquele outro, que abre uma porta igual a sua porta, o seu comércio, que você falou que tem um comércio, eu acho que você não trabalha certo porque você tá com medo de eu te visitar. Se você não trabalha certo, eu vou te visitar sim. Pode esperar que eu vou fiscalizar você”, reforçou.

Nos bastidores, antes da formalização das candidaturas, Xerife e Lucas Sanches travaram uma disputa pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de ser do PL, partido de Sanches, Bolsonaro preferiu apoiar em Guarulhos o candidato do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas.

Passado e apoios viraram pauta no debate

Outro assunto recorrente no primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Guarulhos nas eleições de 2024 foi o passado de cada um e os apoios que eles têm durante a campanha e para um eventual governo a partir de 2025.

Waldomiro Ramos

Waldomiro Ramos relembrou que foi vereador durante 22 anos, entre 1982 e 2004, e que fez oposição a Elói Pietá no primeiro mandato do ex-prefeito, entre 2001 e 2004. Waldomiro, que está candidato pelo PSB, disse que não quer trazer a polarização política nacional para Guarulhos. “PSB é um partido de centro. Não sou de direita nem de esquerda, sou sim do lado da população de Guarulhos”. Reforçou que terá um bom relacionamento tanto com o governador Tarcísio de Freitas quanto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alencar Santana no debate dos prefeitos de Guarulhos nas eleições de 2024

Alencar Santana

Alencar Santana falou em diferentes momentos da sabatina que tem orgulho de ser do PT e de votar no PT desde os 16 anos. Além disso, como tem feito nas redes sociais, reforçou a mensagem que é o candidato do presidente Lula em Guarulhos e que terá todo apoio e investimento do governo federal caso se torne prefeito. “Represento o projeto do PT e do presidente Lula”. Além disso, Alencar falou que ele não era o prefeito de Guarulhos durante os mandatos de Elói Pietá (2001-2008) e Sebastião Almeida (2009-2016).

Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor

Jorge Wilson

Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, é o candidato que representa a situação em Guarulhos. Criticou os 16 anos de governo do PT na cidade, defendeu a atual gestão do prefeito Guti e disse que pode fazer Guarulhos avançar mais. O político que fez carreira na TV participando de programas da Record também deixou claro que tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Bolsonaro. “Temos parceria com o governador Tarcísio de Freitas, mas vamos dialogar com o governo federal também, independentemente da cor da bandeira”, disse.

Lucas Sanches no debate da ACE Guarulhos

Lucas Sanches

Candidato do PL, Lucas Sanches é apoiado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, mas não por Bolsonaro. Tem como vice em sua chapa o vereador Thiago Surfista, do Novo. Durante o debate, Sanches criticou tanto os 16 anos de Elói e Almeida, que eram do PT e hoje estão no Solidariedade, quanto os 8 anos de Guti. A todo momento que se dirigia a Alencar, ele reforçava que o deputado federal faz parte do Partido dos Trabalhadores. Nas considerações finais, disse que o “Elói acabou de sair do PT, mas o coração dele é petista”. Também falou que o Xerife nasceu nos governos do PT.

Elói Pietá, candidato a prefeito de Guarulhos no debate da ACE

Elói Pietá

Elói Pietá, que saiu do PT para concorrer à prefeitura pelo Solidariedade, disse que terá ótima relação tanto com o governo federal quanto com o governo estadual caso volte a ser prefeito da cidade. Ele citou que manteve bom diálogo com o governo Lula enquanto foi prefeito e que sua vice, Fran Corrêa (MDB), tem excelentes relações com o governo estadual. “Por isso nos denominamos uma Frente Ampla”. Durante o debate, Elói foi criticado e “culpado” pela gestão de Sebastião Almeida em Guarulhos, da qual ele não fez parte –Almeida, no entanto, foi apoiado por Elói nas eleições de 2008 e 2012.


O debate completo pode ser visto no YouTube da ACE Guarulhos.

LEIA TAMBÉM -> Saiu a última pesquisa Ipec para prefeito de Guarulhos

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

CRISE

Situação grave na Saúde de Guarulhos: Menos médicos e hospitais com setores fechados

MOBILIDADE

Extensão da Linha 4-Amarela: Licença para Metrô chegar a Taboão da Serra é concedida

ANIVERSÁRIO

Guarulhos, 464 anos: entre os sonhos e a realidade da cidade

8 DE DEZEMBRO

Caravana de Natal da Coca-Cola em Guarulhos: confira horário e trajeto da Parada do Papai Noel

GRU Shorts BR

Guarulhos entra na rota do cinema independente com festival gratuito de curtas

GTD Saúde

O calor vai ficar por aqui por um bom tempo; cuide da sua pressão arterial

PROGRAMAÇÃO

Natal Iluminado de Guarulhos: atrações e horários do evento no Bosque Maia

VEJA A LISTA

Latam, Gol e Azul perdem posições em ranking global que avalia serviço e pontualidade

EM ITU

Conheça o Parque da Cacau Show: inauguração em 2027 e montanha-russa de 55 metros

CULTURA

Dica de evento: Feira Pretos em Conexão na Praça 8 de Dezembro

RECONHECIMENTO

Guarulhos Todo Dia participa do Google News Summit 2024

REPORTAGEM

Beco do Robin: Como um morador de Guarulhos usa a arte de rua para transformar um bairro

MUDANÇA NA ZN

Carrefour do Center Norte fecha as portas em dezembro; espaço será reformulado