Guarulhos registra ventos de 80 km/h e chuvas fortes; alguns locais ficam sem energia

Corpo de Bombeiros recebeu 26 chamados para quedas de árvores na capital e na Grande São Paulo, com um número maior de casos em Guarulhos.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Guarulhos Todo Dia e Reprodução/Instagram

Publicado em 20/12/2024 às 17:53 / Leia em 4 minutos

A cidade de Guarulhos e a capital paulista estão em estado de atenção por causa de chuvas intensas. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, ventos de 77,8 km/h foram registrados no Aeroporto de Guarulhos às 16h44. A estação meteorológica de Santana, na zona norte de São Paulo, chegou a ter ventania de 83,2km/h às 13h20.

Durante a tarde, o Corpo de Bombeiros informou que havia recebido 26 chamados para quedas de árvores na capital e na Grande São Paulo, mas com um número maior de casos em Guarulhos. Alguns locais ficaram sem energia elétrica. De acordo com a concessionária EDP, entre os bairros mais afetados no município estão Jardim Adriana, Parque Uirapuru, Jardim Ottawa, Água Chata, Jardim Presidente Dutra, região de Cumbica e centro. Foram cerca de 690 ocorrências na cidade durante a tarde.

Se a sua casa estiver sem luz em Guarulhos, entre em contato com a concessionária EDP pelo seguinte site https://www.edponline.com.br/servicos-externos/falta-de-energia.

O CGE colocou Itaquera e Penha em estado de alerta às 17h20, com informações de transbordamento do Rio Verde (Rua Cunha Porã, 241) e do Córrego Franquinho (Av. Dom Hélder Câmara com a Av. São Miguel).

As áreas de instabilidade se formaram por causa da aproximação de uma frente fria. A chuva forte na região metropolitana de São Paulo começou no início da tarde, deu uma parada e voltou depois das 16h.

No momento da publicação deste texto, imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte em toda a zona zorte e na zona leste, bem perto de Guarulhos, com potencial para queda de granizo nas subprefeituras de Itaquera, Aricanduva/Formosa, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo.

Essas chuvas devem se espalhar por toda a cidade com rápido deslocamento e potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento. As próximas horas seguem com tempo instável.

Caiu árvore perto da sua casa? Ficou sem energia? Saiba o que fazer

Com o Plano verão 2024/2025 em vigor, a EDP informou que tem equipes técnicas mobilizadas para atender a alta demanda de chamados de falta de energia registradas nas últimas horas em Guarulhos e em cidades do Alto do Tietê. A concessionária diz que os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:

  • Site: www.edp.com.br
  • Aplicativo EDP Online
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

Se você ou a sua residência estiver em risco, também é possível entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e com a Defesa Civil (199) de Guarulhos.

Previsão do tempo para os próximos dias em Guarulhos

No sábado (21), início oficial do verão às 06h21, horário de Brasília, o sistema frontal já deverá estar no litoral de São Paulo, o que mantém o tempo instável e chuvoso no decorrer do dia. As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde.

As temperaturas variam entre mínima de 21°C na madrugada e a máxima não deve superar os 26°C. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco.

No domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 21°C na madrugada e a máxima por volta dos 28°C no período da tarde.

LEIA TAMBÉM -> Confirmado: IPTU de Guarulhos continua congelado em 2025

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

PEDÁGIO URBANO

Vereadores descobrem free flow na Dutra e tentam impedir cobrança para guarulhenses

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central