Após registrar cerca de 700 ocorrências por causa da falta de energia elétrica que atinge bairros de Guarulhos desde o início da tarde de ontem (20), a EDP informou que, até o início da manhã deste sábado (21), havia normalizado o fornecimento de luz para mais de 83% dos clientes impactados na cidade. Ainda há, no entanto, cinco grandes bairros com atendimentos em andamento: Vila Barros, Cidade Soberana, Parque Cecap, Vila Nova Bonsucesso e Centro.
Em vídeo publicado no Instagram, Guti explicou que a cidade registrou ventos acima de 100 km/h na sexta-feira. O prefeito de Guarulhos informou também que a EDP prometeu que a energia elétrica da cidade estará totalmente restabelecida até o fim da tarde deste sábado (21).
“Nós tivemos 46 solicitações sobre árvores que caíram, então o nosso time está na rua fazendo todos os atendimentos possíveis. Não é rápido, demora para que a gente consiga estar em todos os lugares. Estamos atendendo as maiores emergências primeiro, nesse quesito de árvore. Estamos em contato com a EDP, que falou que já atendeu 83% de todas as demandas de falta e nos garantiram que ainda hoje restabelecem 100% de todas as questões de falta de energia aqui na cidade, até o fim da tarde“, disse Guti.
O prefeito ainda alertou sobre novas previsões de chuva para a cidade na tarde de hoje. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), nas próximas horas as instabilidades devem se organizar, potencializadas pelo ar quente e úmido, e provocar chuva de forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo. As condições também podem provocar queda de árvores, deslizamentos de terra e formação de alagamentos.
“Lembrando que teremos chuva forte ainda hoje [sábado], vai chover bastante até as 4 da tarde. Então fica ligado, evita parar o carro debaixo de árvore. Se puder ficar em casa ou lugares abrigados, melhor ainda, para se proteger da chuva. A gente torce para que essa chuva seja passageira e a gente consiga ser o mais resolutivo possível. Temos alguns semáforos desligados, nosso time já está na rua também para fazer voltar os semáforos”.
Guti, prefeito de Guarulhos
A Defesa Civil opera 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 199. A GCM de Guarulhos atende no 153.
Trabalho da EDP em Guarulhos para retomar a energia elétrica
Os principais reparos envolvem a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Consumidores que ainda estão sem energia elétrica desde ontem têm reclamado nas redes sociais sobre a falta de uma previsão de quando a luz vai voltar.
“A EDP informa que, em virtude das chuvas acompanhadas de fortes ventos que atingiram Guarulhos durante a tarde de ontem (20), aumentou em cinco vezes o número de equipes para atendimento das ocorrências na região. Profissionais de outras regiões não afetadas pelo temporal estão somando esforços para normalizar a situação o quanto antes. Este evento climático elevou significativamente o nível de criticidade da operação do sistema elétrico local da EDP na cidade comparado a um dia normal”, disse a concessionária, em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia.
De acordo com a EDP, situações com grandes volumes de atendimentos envolvem uma priorização nos chamados. Locais com hospitais, postos de saúde e serviços essenciais afetados, além de casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados, são atendidos antes.
Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos da prefeitura, como a Defesa Civil (que atende no telefone 199 em Guarulhos), e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
Os canais de atendimento da EDP são os seguintes:
- Site: edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
LEIA TAMBÉM -> Confirmado: IPTU de Guarulhos continua congelado em 2025