O Guarulhos Todo Dia já tratou aqui de uma obra de canalização do Córrego dos Cubas, ao lado do Bosque Maia, iniciada em outubro. A reportagem é do dia 28 de novembro. Quase um mês depois, não temos respostas da Prefeitura de Guarulhos aos nossos pedidos de informações. Mesmo sendo uma grande obra que, segundo as placas colocadas na região, tem um orçamento de R$ 11.359.619,12. Sim, mais de onze milhões de reais.
Como na primeira reportagem, neste último mês surpreendeu o ritmo acelerado das obras no local. No dia 8 de dezembro, aniversário da cidade, boa parte dos guarulhenses aproveitavam o feriado. Vários estavam ali, ao lado, curtindo a folga no Bosque Maia. Mas, na obra, o trabalho seguia normal. Só na última semana, com a aproximação do Natal, a situação mudou. As máquinas foram retiradas, a vigilância que impedia o acesso abandonou a área e os trabalhadores não estão mais no local.
Como está
A foto que abre essa reportagem dá uma boa ideia de como a obra foi deixada, antes dessa paralisação. O canal, que aparentemente é o foco da obra, está pronto e já recebe a água do córrego, entre a rua Miguel Ricci e a avenida Papa João XXIII, a avenida que sobe ao lado do Bosque Maia. Mas não há sinal de início de obras no trecho que vai da rua Miguel Ricci até a avenida Salgado Filho. Um trecho que, segundo as informações das placas, faz parte do orçamento da obra.
Além do canal concluído, a avenida Rosa Maria da Conceição Barbosa aparentemente foi aplainada e isso dá a impressão de que ela continuará existindo no local. Mas não temos informação se continuará sendo uma via com um asfalto de má qualidade, cheio de buracos e trechos de terra, local de descarga de lixo e entulhos, como era antes da obra ser iniciada. Nem sabemos se a vegetação que existia ao lado da avenida será recomposta.
Especulações
Sem informações oficiais, ouvimos moradores da região. Alguns dizem ter a informação de que em algum ponto da área em obras será construída uma filial de uma rede de padarias da cidade. Ninguém sabe dizer exatamente onde. Além disso, corre a informação de que o dinheiro que financia a obra teria vindo de uma construtora, como uma espécie de multa por irregularidades cometidas em uma obra na região de Dutra.
Continuamos à disposição da Prefeitura de Guarulhos, seja nesta ou na próxima gestão, para recebermos informações oficiais sobre a obra e sobre o futuro daquele trecho. Afinal, é muito estranho que os administradores de uma cidade não tenham interesse em falar para os cidadãos guarulhenses sobre uma obra que, acreditamos, deve trazer benefícios para a cidade. E voltamos a pedir: se você souber de algo sobre essa obra, pode nos informar pelo e-mail redacao@guarulhostododia.com.br ou pelo nosso WhatsApp: 11 5196-2910.
Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80
Hospital público veterinário no Pimentas: confira horário de atendimento e serviços