Para evitar nova epidemia, Guarulhos reforça o combate ao mosquito transmissor da dengue

Cidade registrou mais de 80 mil casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em 2024.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Fotos: Diego Frois/PMG

Publicado em 16/01/2025 às 16:56 / Leia em 3 minutos

Guarulhos registrou mais de 80 mil casos e 136 mortes por causa da dengue em 2024, ano em que diferentes regiões do Brasil sofreram uma epidemia da doença. Na tentativa de evitar um novo surto na cidade, a Prefeitura de Guarulhos começou a realizar um trabalho preventivo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O município tem 30 casos de dengue registrados em 2025.

As ações têm alcançado bairros estratégicos. Na quarta-feira (15), equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram bloqueios em áreas com casos confirmados nos bairros Invernada, Jardim Normandia e Pimentas. As inspeções também incluíram pontos estratégicos como recicladoras, locais com alto potencial de acúmulo de água parada, ambiente ideal para o desenvolvimento de criadouros.

No município, 102 imóveis estratégicos estão cadastrados e são monitorados regularmente, com visitas realizadas de uma a duas vezes por mês, conforme necessário. Entre esses pontos inspecionados nesta data, recicladoras localizadas nos bairros Gopoúva, Parque Santos Dumont, Jardim Munira e Parque Residencial Bambi receberam ações de vigilância.

Em uma delas foram identificados criadouros com a presença de larvas. A equipe do CCZ coletou amostras para análise laboratorial, eliminou os focos e orientou os funcionários sobre como evitar o acúmulo de água em materiais como latas, tambores e até tampinhas de garrafa.

Ednalva Gomes do Nascimento, uma das funcionárias do local, destacou a importância do trabalho realizado. “É muito bom que venham para nos orientar. A gente já faz o máximo para evitar água parada, mas essas visitas ajudam bastante. Já tive dengue e sei como é ruim”, comentou.

Trabalho de combate à dengue em Guarulhos

Na recicladora localizada no Jardim Munira, os proprietários já conseguem controlar e eliminar os criadouros com medidas preventivas. “Geralmente em um dia pós-chuva a gente já faz uma varredura e elimina a água parada. É coisa simples, a gente derrama a água e emborca os baldes. É só isso. Se todo mundo fizesse isso não tinha mais esse mosquito”, explicou Vanderlei José da Silva, que toca a companhia no local desde 2012.

Além das inspeções, as equipes do CCZ realizaram a avaliação de densidade larvária em diversos bairros, como Jardim Rosa de França, Jardim São João, Parque Continental, Cumbica, Pimentas e Jardim Bela Vista, além de nebulização veicular no Jardim das Acácias, reforçando as ações de combate ao vetor. A programação diária de ações preventivas segue contemplando outros bairros.

A Secretaria da Saúde reforça o pedido para que a população colabore eliminando qualquer possibilidade de água parada e permitindo a entrada dos agentes nos imóveis.

Como denunciar focos do mosquito da dengue em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos também incentiva a participação ativa da comunidade, que pode denunciar focos do mosquito pelos canais oficiais: unidades de atendimento do Fácil Cidadão, pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (guarulhos.sp.gov.br), ou por meio da Ouvidoria do município, pelo telefone 08000-551-715 ou pelo e-mail ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

AGORA VAI?

Rodoanel Norte: Ligação da Dutra com a Fernão Dias está 68% concluída

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central