VLT entre Guarulhos e o ABC: essa é a polêmica no projeto da Linha 14-Ônix

Opção do governo estadual por Veículo Leve Sobre Trilhos gerou debate em audiência pública por conta da capacidade de passageiros desse tipo de transporte.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Foto para exemplificar: VLT da Baixada Santista (Divulgação/EMTU)

Publicado em 12/02/2025 às 16:30 / Leia em 7 minutos

O governo de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (12), a primeira de três audiências públicas para apresentar o projeto Lote ABC Guarulhos. O objetivo do poder público estadual é conceder à iniciativa privada via PPP (Parceria Público-Privada) a Linha 10-Turquesa, atualmente gerenciada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e viabilizar a construção da Linha 14-Ônix, que pretende ligar Guarulhos, com estações no Bonsucesso, no Pimentas e na Estrada do Sacramento, ao ABC Paulista, com paradas na zona leste da capital. O problema, porém, está no tipo de modal escolhido para a nova linha: o VLT.

O Veículo Leve Sobre Trilhos é uma alternativa bem mais econômica em relação ao trem e ao Metrô. Custa menos para implementar e exige menos áreas para desapropriação, pois as estações e os trilhos são mais enxutos. O problema, porém, é que a capacidade de passageiros também é muito menor. E é aí que está a polêmica, que ficou evidente logo na primeira audiência pública, realizada no centro de São Paulo.

Durante a apresentação do projeto, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), explicou por que a gestão Tarcísio de Freitas escolheu seguir com o projeto do VLT.

“Chegamos a essa conclusão de que a demanda crítica estimada para a Linha 14 é de mais ou menos 6.000 passageiros por hora, isso é plenamente atingido por um tipo modal de VLT. O trem pesado faz sentido a partir de 20.000 passageiros por hora. Como estamos em quase 6.000 passageiros faz sentido a adoção do VLT, que simultaneamente é capaz de atender a demanda prevista por todos os estudos tecnicamente robustos e a um custo muito menor”, explica.

Entenda a Linha 14-Ônix

De acordo com os estudos da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o custo para a construção da Linha 14-Ônix será de cerca de R$ 13 bilhões, com a entrega divida em três trechos, com 10 anos no tempo total de implementação –um quarto trecho no ABC ficará como contigente, podendo ou não ser construído. No total, serão 41 quilômetros de linha de VLT, sendo 18 km em elevado (45%), 12,4 km em túnel (30%) e 10,3 km em nível (25%).

O primeiro trecho a ser construído terá sete estações, fica entre o Hospital Jardim Helena e o Hospital Santa Marcelina –deve ficar pronto até 2030. O segundo trecho vai do Parque do Carmo ao ABC, com oito estações e previsão de entrega em 2035. Guarulhos entra apenas no terceiro trecho, com três estações: Bonsucesso, Pimentas e Sacramento –previsão de inauguração em 2040.

Estações da Linha 14-Ônix e por onde vai passar o VLT que ligará Guarulhos ao ABC

VLT ou trem para Linha 14-Ônix?

O governo de São Paulo prevê que a futura concessionária vai pagar cerca de R$ 1 bilhão para adquirir os veículos leves sobre trilhos necessários para a operação da Linha 14-Ônix. Cada veículo deve ter no máximo 45 metros de comprimento e capacidade para transportar 440 passageiros, trafegando a uma velocidade de até 80 km/h.

O contrato não estipula uma frota mínima obrigatória, mas determina que a frota deve atender a demanda de no mínimo 6.200 passageiros/hora-sentido, com ocupação máxima de seis passageiros por metro quadrado. A previsão é que o trecho completo seja feito em uma hora e meia, pois em alguns pontos a velocidade será reduzida. O intervalo entre trens será de cinco minutos.

O sistema VLT tem esse custo estimado de R$ 13 bilhões. Se o modal escolhido fosse trem estilo CPTM, esse valor poderia até dobrar.

“O custo de implementação de uma via permanente para VLT é muito menor do que o custo de implantação de via permanente para um trem metropolitano, do tipo CPTM. Com essa alternativa, a gente conseguiu atender de forma adequada a demanda prevista. O estado terá um esforço fiscal menor com essa alternativa. A integração ao tecido urbano também é mais fácil, as estações podem ser menores, podem causar um impacto territorial e socioambiental muito menor do que a implantação de um trem metropolitano seria. Também reduz a necessidade de desapropriação e as obras ficam num calendário mais factível”.

Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP)

O Lote ABC Guarulhos tem um investimento previsto de R$ 19 bilhões, com os custos divididos da seguinte forma (ver imagem abaixo) –lembrando que além da construção da Linha 14-Ônix, a concessionária também ficará responsável por administrar e ampliar a já existente Linha 10-Turquesa:

Investimento na privatização da Linha 10 e na construção da Linha 14-Ônix

Preocupação com a alta demanda para o VLT

Durante a audiência pública de hoje, pessoas interessadas e especialistas da área indicaram preocupação com a escolha do VLT por causa da alta demanda das regiões de Guarulhos, zona leste e ABC paulista. O projeto apresentado estima a circulação de 225 mil passageiros por dia, uma demanda que, segundo críticos da proposta, não corresponde à realidade.

Estudos anteriores da Secretaria dos Transportes Metropolitanos recomendavam a adoção de trens pesados para a Linha 14-Ônix, o que aumentaria a capacidade para 750 mil passageiros. O temor é que a linha já fique saturada logo no início da operação.

O diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias argumentou que um grupo técnico passou quase um ano estudando essa demanda e defendeu que existe um modelo de trilhos macrometrópole, que envolve o sistema já existente e ramais que estão previstos para ficarem prontos na próxima década, como a Linha 19-Celeste do Metrô para atender Guarulhos e a Linha 20-Rosa para atender o ABC.

O poder público entende não vai ter um grande deslocamento do ABC até Guarulhos na Linha 14-Ônix, pois ela servirá como uma alimentadora para outras linhas, por exemplo: o passageiro que pega o VLT no Bonsucesso tende a fazer o trecho até São Miguel Paulista ou até Corinthians-Itaquera, onde terá integração com outros ramais.

“O risco é o estado gastar uma fortuna de dinheiro, fazendo uma fortuna de aporte público para fazer a linha 14, mais de R$ 26 bilhões para fazer um trem metropolitano, por exemplo, para fazer um trem metropolitano de tipo ‘arrasa-quarteirão’, que sai desapropriando todo mundo, sai criando um impacto socioambiental gigantesco e desapropriando as próprias famílias que você quer atender com esse transporte. No final das contas, acaba por não atender uma demanda crítica relevante, então fica lá uma estação gigantesca pouco utilizada”, defendeu Almudin.

A audiência pública de hoje pode ser vista no canal do Governo do Estado de São Paulo no YouTube:

Próximas audiências públicas

Nesta semana, o governo de São Paulo realizará outras duas audiências públicas, sendo uma delas aqui em Guarulhos, na sexta-feira (14) de manhã. Não precisa fazer inscrição para comparecer. A entrada é aberta ao público. Confira a agenda:

Santo André – Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, às 9h

  • Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Paço Municipal, Santo André/SP
  • Local: Auditório Heleny Guariba

Guarulhos – Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, às 9h

  • Endereço: Rua Ipê nº 185 e 201, Jd. Guarulhos – Guarulhos/SP
  • Local: Auditório OAB Guarulhos

O projeto completo pode ser consultado no site parceriaseminvestimentos.sp.gov.br. O calendário do governo de São Paulo para o Lote ABC Guarulhos é o seguinte:

Cronograma do Lote ABC Guarulhos

LEIA TAMBÉM -> Linha 2-Verde do Metrô em Guarulhos: É assim que vai ficar a futura Estação Ponte Grande

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