O cronograma inicial da construção da estação Penha de França foi cumprido, e as obras na Rua Doutor João Ribeiro, altura do número 540, em frente à Praça Dona Micaela Vieira, começaram nesta semana. Essa foi a primeira estação do “trecho Guarulhos”, que faz parte da segunda fase do projeto de expansão da Linha 2-Verde, a ter os trabalhos iniciados. A obra é realizada pelo Consórcio CGC (Crasa-Ghella-Consbem), contratado pelo Metrô.
A primeira fase já estava em andamento na zona leste de São Paulo, com oito novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) e 8,4 km de extensão. As quatro primeiras estações, de Orfanato a Vila Formosa, estão previstas para entrar em funcionamento até 2027, enquanto as outras devem ser entregues à população em 2028. O trajeto atual vai da Vila Madalena a Vila Prudente.
A segunda fase prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping, adicionando 5,8 km de extensão e cinco novas estações, sendo três delas (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) na capital e outras duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra), além de um pátio e capacidade para 13 novos trens.
No trajeto da Linha 2-Verde do Metrô, a estação Penha de França vai ficar logo depois da já existente estação Penha. No entanto, a estação Penha que conhecemos atualmente atende somente a Linha 3-Vermelha do Metrô, por isso ela também tem passado por obras de expansão.

A Linha 2-Verde sempre foi conhecida por ser a linha que passa na avenida Paulista, muito usada por moradores de diferentes lugares da região metropolitana, além de turistas que ficam nos hotéis e apartamentos na região da Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp.
Obras na Penha de França e em Guarulhos
Em novembro de 2024, já havia a informação que as obras na Penha de França começariam agora em março. O início dos trabalhos foi noticiado em primeira mão pelo site Metrô CPTM. Os terrenos onde a construção será feita já foram desapropriados.
A escavação perto da Praça Dona Micaela Vieira será complexa, pois a estação Penha de França terá 55 metros de profundidade, com seis lances de escadas para chegar até as plataformas onde passarão os trens do Metrô –semelhante ao que acontece na profunda estação Pinheiros, por exemplo. Tem área total a ser construída de 20,1 mil metros quadrados.

O início das obras desta segunda fase é uma boa notícia, pois torna a chegada do transporte sobre trilhos a Guarulhos cada vez mais próxima. Ao menos a obra parece mais próxima. Em fevereiro, o Metrô confirmou ao Guarulhos Todo Dia que concluiu todo o processo de avaliação dos imóveis que serão desapropriados aqui na cidade e na zona leste de São Paulo para a expansão da Linha 2-Verde.
O início das desapropriações agora depende de “tramites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que está em elaboração. “Esta última etapa possibilita o estabelecimento de um cronograma de avanço das obras civis que já foram contratadas”, explica a empresa vinculada ao governo estadual paulista.
Com o processo burocrático de licitações e documentos para desapropriação praticamente concluídos, as obras aqui em Guarulhos devem começar daqui a cerca de um ano. Por contrato, a construção de uma estação demora aproximadamente seis anos, ou seja, dificilmente esse trecho de Guarulhos ficará pronto antes de 2031. O governo de São Paulo também já encomendou uma tuneladora (tatuzão) para começar a escavar o trecho Penha-Guarulhos no primeiro trimestre de 2026.
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