Tudo sobre o Metrô em Guarulhos: estações, por onde vai passar e quando ficará pronto

[Atualizado em setembro de 2025] O Guarulhos Todo Dia preparou um guia para você entender tudo sobre os projetos em andamento para a chegada do Metrô a Guarulhos. Segundo o planejamento, duas linhas vão passar pela cidade: a 2-Verde e a 19-Celeste. Saiba tudo!

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Cris Castello Branco/Governo de SP

Publicado em 23/05/2024 às 17:43 / Leia em 6 minutos

Quando Guarulhos vai ter Metrô? Essa é uma pergunta antiga que todo guarulhense se faz. Principalmente quando tem que encarar os ônibus cheios que saem da Armênia, do Tucuruvi, da Penha e de outras estações da capital paulista. Ou então quando enfrenta o trânsito parado da Marginal Tietê e da Dutra. “Seria tão mais fácil se tivesse Metrô na minha cidade”, pensamos. Essa pauta já passou por diferentes eleições nas últimas décadas, rendeu projetos variados e muitas promessas não cumpridas.

Dessa vez, existe um plano bem encaminhado para fazer o sistema de transporte metroviário finalmente chegar ao segundo maior município do estado de São Paulo. Nesta reportagem, o Guarulhos Todo Dia te explica tudo sobre o projeto do Metrô em Guarulhos, com texto e mapas.

Linha 2-Verde chegará até Guarulhos

Uma das linhas mais importantes do Metrô de São Paulo, que passa por toda a avenida Paulista e atualmente liga às zonas leste e oeste da capital, deve ser a primeira a chegar até Guarulhos. Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde tem passado por uma grande expansão.

As obras da primeira fase do projeto já estão acontecendo desde o ano passado, com o equipamento chamado de Tatuzão escavando a zona leste de São Paulo. O novo trecho tem previsão de ser totalmente entregue em 2028. Com 8,4 km de extensão, vai da Vila Prudente até a Penha, com oito novas estações:

  • Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa têm previsão de entrega em 2027;
  • Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha ficarão prontas em 2028, de acordo com o projeto.

Essa expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.

E Guarulhos?

Bem, Guarulhos entrará na fase 2 dessa expansão, quando mais cinco estações serão construídas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens). O segmento contará com 6,2 km de extensão. Confira no mapa abaixo como ficará essa extensão da Linha 2-Verde do Metrô:

Mapa de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai chegar a Guarulhos saindo da zona leste (Penha)

Dessas cinco estações, duas ficarão em Guarulhos:

1 – Ponte Grande

Ficará na avenida Guarulhos e ocupará cerca de 17 mil metros quadrados, em um trecho que fica no quarteirão entre a Rua Ana da Silva e a Rua Vitória. Além disso, o projeto prevê uma saída ao lado da Paróquia São Geraldo.

Veja abaixo uma imagem de satélite do Google Maps para entender onde essa estação vai ficar:

Onde vai ficar a estação Ponte Grande, da linha 2-Verde.

2 – Dutra

A maior estação da segunda fase de expansão também contará com um novo terminal de ônibus. Ficará bem ao lado do Internacional Shopping, na altura do km 225 da Dutra. Mas não pense que ela vai ocupar todo aquele terreno onde funcionava o antigo estacionamento do shopping, espaço que está fechado desde 2022.

O projeto prevê que a estação ficará no local onde funcionava a pista de kart e também em uma área onde hoje têm diversos comércios, na rua José Sarraceni. Esse ponto, no entanto, vai depender muito dos estudos técnicos feitos para as desapropriações:

Futura estação Dutra do Metrô, em Guarulhos, ao lado do Internacional Shopping
Projeto de como vai ficar a estação Dutra.
Projeto da estação Dutra (Imagens: Tetra Projetos/Divulgação)

Quando o Metrô vai chegar a Guarulhos?

A expansão da Linha 2-Verde do Metrô está avançando na zona leste da capital. O projeto, que se estenderá por 5,8 quilômetros de operação, adicionará cinco novas estações, conectando bairros paulistanos importantes, como Penha e Tiquatira, a Guarulhos, na Ponte Grande e Vila Augusta.

Nesse trecho, os trabalhos foram iniciados até o momento (setembro de 2025) somente na Estação Penha de França, com as escavações do corpo da estação e a perfuração de poços profundos para o rebaixamento do lençol freático já iniciadas.

Para o trecho que ligará diretamente São Paulo a Guarulhos, entre Penha e Dutra, a previsão é que um “tatuzão” comece a escavar em direção à cidade partir do primeiro trimestre de 2026. As obras nas estações Ponte Grande e Dutra também estão previstas para começaram em 2026 –se esse prazo for cumprido, o prazo para a conclusão é entre 2032 e 2033.

Tem também a Linha 19-Celeste: é o Metrô ao lado do Bosque Maia

A Linha 2-Verde é a que deve chegar primeiro a Guarulhos, pois o projeto já está bem definido e com as escavações acontecendo na zona leste. Porém, segundo prevê o Governo de São Paulo, as estações Dutra e Ponte Grande serão apenas as duas primeiras aqui na cidade.

A cidade deve contar ainda com uma linha totalmente nova, a 19-Celeste, que tem como objetivo ligar Guarulhos ao centro de São Paulo, passando pela zona norte, com 17,6 km de trilhos. Serão mais cinco estações do Metrô para o guarulhense: Itapegica, Vila Augusta, Guarulhos/Centro e Bosque Maia –a quinta, Dutra, permitirá conexão com a Linha 2-Verde.

Veja abaixo o mapa da Linha 19-Celeste do Metrô:

As 15 estações da Linha 19-Celeste do Metrô: 5 em Guarulhos e 10 em São Paulo

O Governo de São Paulo também já publicou decretos com as áreas que deverão ser desapropriadas para a passagem da Linha 19-Celeste em Guarulhos. Há imóveis e comércios localizados em pontos como a avenida Tiradentes e a Paulo Faccini. Em setembro de 2025, foram realizados os leilões para definir as empresas realizadas para a construção.

Após a realização do leilão, entra um período de habilitação e recursos, em que as empresas vencedoras devem comprovar que podem executar o serviço e as derrotadas podem ingressar com questionamentos sobre a disputa. Quando acontece algum tipo de problema nessas fases, o processo atrasa.

Passada essa etapa, o leilão é homologado e o contrato pode ser assinado. A meta do governo de São Paulo é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o início de 2026. A tendência é que as obras mesmos só tenham início a partir de 2027. Quando a construção de fato começa, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses —ou seja, somente a partir de 2033.

->>> Atualização (setembro de 2025) -> Metrô em Guarulhos: Por onde vai passar a futura Linha 19-Celeste



LEIA TAMBÉM -> Prevista para chegar a Guarulhos, obra do Metrô causa transtornos na zona leste

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Festa polêmica

Guarulhos Fest Show: evento atrai interesse por ingressos e gera polêmica no Cecap

COMÉRCIO

Este é o preço atual do panettone nas lojas de fábrica da Bauducco em Guarulhos

HO-HO-HO

Papai Noel abre a temporada de Natal no Shopping Maia de Guarulhos; veja horários

INGRESSOS À VENDA

Chorão House abre as portas no Internacional Shopping em evento com famosos e fãs

NOVO SUPERMERCADO

Inauguração do X de Mairiporã tem promoções de carnes, peixes, arroz e bebidas

NEGÓCIOS

Elétrica Takei automatiza gestão de preços com mais de 5 mil etiquetas eletrônicas

CONTEÚDO DE MARCA

Como o Movepark elevou o conceito de estacionamento próximo ao Aeroporto de Guarulhos

Regulação de bets

Prefeitura envia Marco Regulatório de Apostas à Câmara e abre caminho para “Bet Municipal”

INAUGURAÇÃO DIA 14

X Supermercados de Mairiporã funcionará 24 horas e terá 200 vagas de estacionamento

SAÚDE

Hapvida muda nome de hospital em Guarulhos e inaugura sala de acolhimento para mulheres

ENTRETENIMENTO PURO

Casa da Kings League Brasil, Trident Arena foi construída no ‘Projac de Guarulhos’

BANIJAY ESTÚDIOS

Alexandre Pires vem a Guarulhos com o show Pagonejo Bão no feriado; ingressos à venda