Tudo sobre o Metrô em Guarulhos: estações, por onde vai passar e quando ficará pronto

O Guarulhos Todo Dia preparou um guia para você entender tudo sobre os projetos em andamento para a chegada do Metrô a Guarulhos. Segundo o planejamento, duas linhas vão passar pela cidade: a 2-Verde e a 19-Celeste. Saiba tudo!

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Cris Castello Branco/Governo de SP

Publicado em 23/05/2024 às 17:43 / Leia em 5 minutos

Quando Guarulhos vai ter Metrô? Essa é uma pergunta antiga que todo guarulhense se faz. Principalmente quando tem que encarar os ônibus cheios que saem da Armênia, do Tucuruvi, da Penha e de outras estações da capital paulista. Ou então quando enfrenta o trânsito parado da Marginal Tietê e da Dutra. “Seria tão mais fácil se tivesse Metrô na minha cidade”, pensamos. Essa pauta já passou por diferentes eleições nas últimas décadas, rendeu projetos variados e muitas promessas não cumpridas.

Dessa vez, existe um plano bem encaminhado para fazer o sistema de transporte metroviário finalmente chegar ao segundo maior município do estado de São Paulo. Nesta reportagem, o Guarulhos Todo Dia te explica tudo sobre o projeto do Metrô em Guarulhos, com texto e mapas.

Linha 2-Verde chegará até Guarulhos

Uma das linhas mais importantes do Metrô de São Paulo, que passa por toda a avenida Paulista e atualmente liga às zonas leste e oeste da capital, deve ser a primeira a chegar até Guarulhos. Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde tem passado por uma grande expansão.

As obras da primeira fase do projeto já estão acontecendo desde o ano passado, com o equipamento chamado de Tatuzão escavando a zona leste de São Paulo. O novo trecho tem previsão de ser totalmente entregue em 2027. Com 8,4 km de extensão, vai da Vila Prudente até a Penha, com oito novas estações:

  • Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa têm previsão de entrega em 2026;
  • Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha ficarão prontas em 2027, de acordo com o projeto.

Essa expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.

E Guarulhos?

Bem, Guarulhos entrará na fase 2 dessa expansão, quando mais cinco estações serão construídas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens). O segmento contará com 6,2 km de extensão. Confira no mapa abaixo como ficará essa extensão da Linha 2-Verde do Metrô:

Mapa de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai chegar a Guarulhos saindo da zona leste (Penha)

Dessas cinco estações, duas ficarão em Guarulhos:

1 – Ponte Grande

Ficará na avenida Guarulhos e ocupará cerca de 17 mil metros quadrados, em um trecho que fica no quarteirão entre a Rua Ana da Silva e a Rua Vitória. Além disso, o projeto prevê uma saída ao lado da Paróquia São Geraldo. Veja abaixo uma imagem de satélite do Google Maps para entender onde essa estação vai ficar:

Onde vai ficar a estação Ponte Grande, da linha 2-Verde.

2 – Dutra

A maior estação da segunda fase de expansão também contará com um novo terminal de ônibus. Ficará bem ao lado do Internacional Shopping, na altura do km 225 da Dutra. Mas não pense que ela vai ocupar todo aquele terreno onde funcionava o antigo estacionamento do shopping, espaço que está fechado desde 2022.

O projeto prevê que a estação ficará no local onde funcionava a pista de kart e também em uma área onde hoje têm diversos comércios, na rua José Sarraceni. Esse ponto, no entanto, vai depender muito dos estudos técnicos feitos para as desapropriações:

Futura estação Dutra do Metrô, em Guarulhos, ao lado do Internacional Shopping
Projeto de como vai ficar a estação Dutra.
Projeto da estação Dutra (Imagens: Tetra Projetos/Divulgação)

Quando o Metrô vai chegar a Guarulhos?

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas quer que as escavações desse trecho comecem em 2025. No entanto, o “projeto Guarulhos” não está em estágio tão avançado quanto o da zona leste.

Em março deste ano, o governo estadual definiu a empresa de engenharia que será a responsável técnica por definir quais serão exatamente as áreas de desapropriação para a extensão da Linha 2-Verde da Penha até a Dutra. A escolhida no processo de licitação foi a empresa Itazi Engenharia, que receberá R$ 2,1 milhões pelo serviço.

Em 2023, Guti, prefeito de Guarulhos, disse que a expectativa é que essa parte do Metrô chegue ao município até 2028 ou 2029.

Tem também a Linha 19-Celeste: é o Metrô ao lado do Bosque Maia

A Linha 2-Verde é a que deve chegar primeiro a Guarulhos, pois o projeto já está bem definido e com as escavações acontecendo na zona leste. Porém, segundo prevê o Governo de São Paulo, as estações Dutra e Ponte Grande serão apenas as duas primeiras aqui na cidade.

A cidade deve contar ainda com uma linha totalmente nova, a 19-Celeste, que tem como objetivo ligar Guarulhos ao centro de São Paulo, passando pela zona norte, com 17,6 km de trilhos. Serão mais cinco estações do Metrô para o guarulhense: Itapegica, Vila Augusta, Guarulhos/Centro e Bosque Maia –a quinta, Dutra, permitirá conexão com a Linha 2-Verde.

Veja abaixo o mapa da Linha 19-Celeste do Metrô:

Mapa da linha 19-Celeste: Metrô vai ligar cidade ao centro de São Paulo

Nesta semana, o Governo de São Paulo publicou decretos com as áreas que deverão ser desapropriadas para a passagem da Linha 19-Celeste em Guarulhos. Há imóveis e comércios localizados em pontos como a avenida Tiradentes e a Paulo Faccini. No entanto, ainda não há informações sobre o início das obras e cronograma de entregas.


LEIA TAMBÉM -> Prevista para chegar a Guarulhos, obra do Metrô causa transtornos na zona leste

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano

PREVISÃO DA SEMANA

Tempo fica estável em Guarulhos nesta semana: nublado, friozinho e sem chuva

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

Chapa fechada

Eleições 2024: Lucas Sanches (PL) terá Thiago Surfista (Novo) como candidato a vice

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

REMÉDIO DE GRAÇA

Farmácia Popular em Guarulhos: Veja a lista de medicamentos atualizada

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto