O transporte público municipal de Guarulhos recebeu 14 novos micro-ônibus. Os veículos foram adquiridos pelas cooperativas Cooperatístico, G4 e Uni-Transportes e estão prontos para entrar em operação. A prefeitura não detalhou em quais linhas os coletivos vão circular, mas informou que “serão utilizados na ligação entre bairros e terminais de ônibus”.
Os micro-ônibus vieram equipados com Wi-Fi gratuito, entrada USB para carregamento de celular, acessibilidade e terão, nos próximos 30 dias, câmeras de monitoramento instaladas para garantir a segurança dos usuários.
Os carros, porém, não contam com ar-condicionado. O sistema de refrigeração não é um luxo, mas sim uma necessidade de um transporte público moderno. Ainda mais com os períodos de calor na cidade cada vez mais intensos e com o preço da tarifa cobrada.
Os veículos novos ganharam um layout com as cores amarelo e azul da nova marca da prefeitura em destaque. Possuem a capacidade para transportar 39 passageiros, sendo 22 sentados e 17 em pé, e assentos com identificação.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Lucas Sanches explicou que a entrega dos novos micro-ônibus faz parte do projeto de renovação da frota municipal e disse que outros 150 novos ônibus devem entrar em circulação em Guarulhos ao longo do ano. Além disso, falou que está atento a necessidades como a do ar-condicionado e prometeu que “pouco a pouco” o município “vai chegar nesse patamar”.
“Vocês viram a fiscalização que eu fiz lá na garagem de ônibus, batemos firme ali nas empresas, porque não dá para aceitar esses ônibus sucateados. Eu sei que você vai falar que tem muita coisa que precisa melhorar, como o ar-condicionado. A gente está atento a esses detalhes e a gente vai chegar nesse patamar. Pouco a pouco, com o passar do tempo, a gente vai entregar outro sistema e qualidade de transporte público para a cidade de Guarulhos”.
Lucas Sanches, prefeito de Guarulhos
Fiscalização nas empresas de ônibus
Em janeiro, durante uma de suas primeiras ações enquanto prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches realizou uma vistoria surpresa em uma garagem de ônibus da cidade durante a madrugada. O objetivo era saber se o contrato das empresas que prestam o serviço de transporte público municipal estava sendo cumprido.
O chefe do Executivo, no entanto, identificou veículos antigos e com problemas, além de outros que deveriam estar na rua atendendo à população naquele horário, mas que se encontravam lá parados, o que prejudica o atendimento e provoca atrasos nas linhas.
“As empresas de ônibus estão acostumadas a deitar e rolar. Fazem o que querem dentro da cidade. Isso vai acabar”, disse Lucas na ocasião, em vídeo que já atingiu mais de 1 milhão de visualizações somente no Instagram. O político encontro veículos com mais de dez anos de uso em circulação, com luz de freio sem funcionar e pneu careca. “Autuamos todas as infrações. Esses descumprimentos do contrato prejudicam tanto a cidade quanto a população. Esses ônibus não podem estar aqui na garagem”, falou.
Sobre a questão dos atrasos, falou que uma das medidas da Prefeitura de Guarulhos será implementar georreferenciamento para localizar cada um dos ônibus no sistema.
LEIA TAMBÉM -> Metrô dá início à obra na estação Penha de França, no ‘trecho Guarulhos’ da Linha 2-Verde