O Metrô finalizou o processo de licitação e escolheu a empresa que será responsável pela construção da estação Ponte Grande, em Guarulhos, por onde vai passar a Linha 2-Verde. Após a análise de capacidade técnica e do orçamento de R$ 405.344.401,00 (Quatrocentos e cinco milhões, trezentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e um reais) apresentado pelo Consórcio Crasa-Ghella, a companhia estadual aprovou a proposta, seguindo o critério de julgamento de menor preço definido no edital.
Agora, existe um prazo de espera para possíveis recursos administrativos. Se não houver nenhum tipo de contestação, o contrato será assinado em breve. O acordo terá duração de 70 meses –o que dá praticamente seis anos– e a contratada terá 61 meses para terminar os trabalhos, a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.
A estação Ponte Grande da Linha 2-Verde será subterrânea. De acordo com o projeto, o passageiro terá que descer três lances de escada rolante até o acesso à plataforma onde vão passar os trens. Do lado de fora, haverá uma praça, comércios, espaço com recuo para automóveis e uma estação de ônibus da EMTU. Além disso, deve ser erguido um edifício baixo para as salas técnicas. A futura estação ficará na avenida Guarulhos, na altura da Paróquia São Geraldo.
Segundo o governo de São Paulo, o começo das escavações do Tatuzão em direção a Guarulhos deve acontecer em 2026. Aqui na cidade serão duas estações: Ponte Grande e Dutra. O fato é que o Metrô em Guarulhos não vai ficar pronto para ser usado pela população antes de 2030. Se a primeira ordem de serviço for emitida entre 2025 e 2026 e se os prazos forem cumpridos, podemos esperar o local em funcionamento entre 2031 e 2032.
Os primeiros trabalhos desse trecho já foram iniciados com a limpeza de terrenos na estação Penha de França, que ficará na Rua Doutor João Ribeiro, altura do número 540, em frente à Praça Dona Micaela Vieira, em uma área comercial do bairro.
Expansão da Linha 2-Verde do Metrô
As obras da primeira fase da expansão da Linha 2-Verde estão acontecendo atualmente na zona leste de São Paulo, com oito novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) e 8,4 km de extensão. As quatro primeiras estações, de Orfanato a Vila Formosa, estão previstas para entrar em funcionamento até 2027, enquanto as outras devem ser entregues à população em 2028.
A segunda fase prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping em Guarulhos, adicionando 5,8 km de extensão, 5 novas estações (Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra), 1 pátio e capacidade para 13 novos trens.
O início das desapropriações do trecho Guarulhos agora depende de “tramites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que está em elaboração. “Esta última etapa possibilita o estabelecimento de um cronograma de avanço das obras civis que já foram contratadas”, explicou o Metrô ao GTD.
LEIA TAMBÉM: