Até as 17h00 desta sexta-feira (11), a Receita Federal recebeu 11.564.854 mil declarações de imposto de renda. A expectativa da Receita é receber em torno de 46,2 milhões de declarações até o final do prazo para entrega, dia 30 de maio. Ou seja, ainda há mais de 34 milhões de contribuintes mexendo com aos arquivos e fazendo as contas da sua declaração. Se você é um destes, tome cuidado! Golpistas estão usando o nome da Receita Federal para tentar enganar os contribuintes. E usam vários caminhos para chegar até você.
Um destes caminhos é o e-mail. A imagem que ilustra este texto mostra um destes e-mails, que vem sendo enviado repetidamente a um contribuinte. Em tom alarmista e com emoji de giroflex, a mensagem fala em “pendência grave em seu CPF”, referente à declaração de imposto de renda de 2023 do contribuinte. Depois, há uma ameaça de uma série de punições, caso o contribuinte não faça a “regularização IMEDIATA”.
Segundo o e-mail, o contribuinte está sujeito a multa de 20% sobre o valor devido, bloqueio imediato do CPF, inclusão no cadastro de inadimplentes da Receita Federal, ação executiva com penhora de bens e valores e restrição para viagens internacionais, com bloqueios em aeroportos. Para evitar tudo isso, o e-mail oferece um botão para ser clicado, em que está escrito “Regularizar Agora”.
Golpe por carta
Outra forma de aplicar o mesmo golpe tem sido através de cartas. A própria Receita Federal divulgou um comunicado, dizendo que “criminosos estão novamente enviando cartas fraudulentas intituladas ‘Intimação para Regularização de Dados Cadastrais’, com o logotipo da Receita Federal, induzindo o destinatário a acessar um site falso”. Veja abaixo a reprodução de uma dessas cartas fraudulentas, que consta do comunicado da Receita Federal.

Como evitar os golpes
No seu comunicado sobre as cartas fraudulentas, a própria Receita Federal sugere alguns cuidados para evitar se tornar vítima desses golpistas. As recomendações valem para tentativas de golpe feitas por carta, e-mail ou mesmo, caso ocorram, por aplicativos de mensagens:
. Desconfie de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos para regularização de dados
. Nunca forneça informações bancárias ou pessoais fora dos canais oficiais da Receita Federal
. Para consultas, regularizações e alterações cadastrais, utilize exclusivamente o site oficial da Receita Federal: http://www.gov.br/receitafederal
. Se tiver dúvidas sobre seu cadastro na Receita Federal, acesse: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf e faça a consulta no site oficial de forma segura, antes de qualquer outra ação.
Leia mais: Está preenchendo a declaração de Imposto de Renda? Cuidado com os golpes!Megaobra em Guarulhos chama a atenção de quem passa na Via Dutra
Dutra em obras: Vídeo mostra como a rodovia está ficando e detalha desconto no free flow