A Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, acaba de inaugurar seu novo Centro de Distribuição (CD) na Via Dutra, em Guarulhos. A iniciativa marca um passo estratégico para otimizar a logística da empresa, unificando as operações de seus dois antigos CDs em um único local, agora situado a apenas 5 km de sua fábrica no Bonsucesso e mais próximo das principais transportadoras.
A estrutura conta com uma área de armazenagem de 26 mil m² e capacidade para 27 mil posições-palete, permitindo estocar cerca de 15 milhões de filtros. A expedição mensal alcança aproximadamente 7 milhões de unidades, operando em 32 docas, com possibilidade de expansão para mais 6 mil m².
A empresa 100% brasileira tem sua principal unidade fabril em Guarulhos desde 1985. Atualmente, a fábrica da Tecfil ocupa uma área construída aproximada de 53 mil m², conta com mais de 1.300 colaboradores e produz mais de 5.800 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a milhares de modelos de veículos, o que inclui todas as marcas de automóveis, motos, o setor de caminhões, de máquinas pesadas e implementos agrícolas.
A marca está presente em todo o Brasil e exporta para mais de 60 países, levando ao mercado filtros com alta capacidade e qualidade. “O novo CD integra nosso plano de crescimento, reforçando a posição da Tecfil de liderança no setor”, afirma Rogel Delgado Santos, diretor Financeiro e de Logística da Tecfil.
Com um centro logístico moderno e integrado, a empresa dá um passo estratégico para manter a eficiência e a qualidade no atendimento, consolidando sua atuação no mercado de filtros automotivos.
Ele explica que a decisão de centralizar as atividades do Centro de Distribuição visa gerar sinergia entre as marcas próprias Tecfil e Vox, além de integrar as operações OEM, OES e Multimarcas. “Essa mudança proporcionará maior eficiência e flexibilidade na distribuição dos produtos, melhorando significativamente o atendimento ao cliente”, diz Delgado.

Investimento em tecnologia
Para garantir a alta performance da operação, a Tecfil investiu em tecnologia de ponta, alinhada as práticas da Indústria 4.0. O armazém opera com um sistema de gestão (WMS), permitindo movimentações 100% automatizadas por coletores de dados, sem interferência manual.
Também foi implementado um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), que melhora a gestão dos fretes e a rastreabilidade das entregas, proporcionando maior transparência e segurança para os clientes.
Outra novidade é a implementação de um novo sistema de S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) e S&OE (Execução), que visa aprimorar o planejamento de estoque, vendas, produção e compras, a fim de assegurar um nível de serviço de excelência. Para isso, utiliza Inteligência Artificial (IA), que analisa o comportamento da demanda e define a melhor estratégia para a empresa.
A sustentabilidade também é um pilar desse projeto. O CD recebeu a certificação internacional EDGE, que atesta seu compromisso com a eficiência energética, a redução de emissões de CO2, o consumo racional de água e o uso de materiais sustentáveis.
“A nova estrutura logística da Tecfil foi projetada para elevar o nível de serviço ao cliente, reduzindo prazos de entrega, garantindo maior disponibilidade de estoque e de distribuição mais eficiente, com uma capacidade suficiente para atender às demandas crescentes do mercado”, conclui o diretor Financeiro e de Logística da Tecfil.
Como trabalhar na Tecfil
Para quem deseja tentar trabalhar na Tecfil, o caminho é cadastrar o currículo no site oficial da empresa: https://www.tecfil.com.br/recursos-humanos/. As vagas de emprego em Guarulhos também estão disponíveis no https://trabalheconosco.vagas.com.br/tecfil/.
LEIA TAMBÉM -> Megaobra em Guarulhos chama a atenção de quem passa na Via Dutra