***Erramos: Ao contrário do que o Guarulhos Todo Dia publicou inicialmente, a Tranenge Construções continua como responsável pelas obras da Via Dutra. O texto foi corrigido na segunda-feira (26), às 17h15.
A CCR RioSP fez mudanças de fornecedores nas obras civis da Via Dutra e essa alteração causou um atraso nos trabalhos, que ficaram em ritmo muito mais lento nos últimos meses. Na última semana, no entanto, as novas empresas retomaram as atividades nos canteiros de obra, e a rodovia voltou a ter pistas interditadas para a movimentação de máquinas, operários e estruturas necessárias para finalizar todas as entregas no trecho de Guarulhos da Via Dutra.
O fato de a obra ter ficado praticamente parada entre março e maio aumentou ainda mais a irritação de usuários frequentes da rodovia, que tem sofrido diariamente no trânsito e estão ansiosos para que todas as pistas estejam disponíveis para o tráfego de veículos.
Logo que iniciou as intervenções, em julho de 2023, a CCR RioSP comunicou que a previsão era concluir as atividades em até 18 meses, ou seja, a entrega completa deveria ter ocorrido no primeiro trimestre de 2025. Porém, o cronograma foi passando por alterações. Agora, após a conclusão da troca de fornecedores, a promessa é finalizar a obra da Via Dutra a partir de julho, no início do segundo semestre deste ano.
A Tranenge Construções segue como responsável pelas obras e não está entre as fornecedoras substituídas nos últimos dois meses.
O canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia no YouTube, fez um voo neste sábado (24) para mostrar as obras que estão acontecendo na altura dos viadutos para a Fernão Dias. Confira como está ficando:
O que falta para terminar a obra da Dutra em Guarulhos?
Para concluir a obra, a CCR RioSP precisa entregar os viadutos de acesso à Fernão Dias e Rodovia Hélio Smidt e finalizar as novas pistas expressas. A rodovia será 100% iluminada. Assim que as obras chegarem ao fim, a concessionária deve iniciar a implementação do sistema de pedágios sem cancelas nas pistas expressas, o free flow.
No entanto, tanto a CCR RioSP quanto o governo federal terão que enfrentar a pressão política e judicial do prefeito Lucas Sanches e dos vereadores da cidade, que começaram a se articular recentemente na tentativa de conseguir isentar veículos emplacados em Guarulhos da cobrança do free flow também nas pistas expressas –não haverá cobrança para ninguém na local. No dia 3 de junho, a Câmara Municipal guarulhense vai realizar uma audiência pública para discutir os pedágios urbanos.
O Ministério Público Federal (MPF) também tenta um acordo com a CCR RioSP para alterar o contrato de concessão que foi assinado em 2022.
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