Em operação no Brasil desde março de 2023, o pedágio sem cancelas está em expansão no país. Os novos contratos de concessão de rodovias feitos pelo governo federal e por diferentes estados já preveem o uso da tecnologia free flow, que permite a cobrança de tarifa de forma automática pela leitura da placa, sem a necessidade de cabines, e de forma proporcional ao trecho percorrido. Disponível atualmente em sete rodovias de quatro estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), como o recém-inaugurado Contorno Sul da Tamoios, o sistema tem sido aprimorado por órgãos reguladores, concessionárias e empresas do setor.
A ConectCar, que conta atualmente com mais de 3,6 milhões de tags de pagamento automático para mobilidade habilitadas no país, realizou um estudo inédito para monitorar a adesão ao free flow. Na pesquisa, cujos dados foram cedidos ao Guarulhos Todo Dia, a empresa identificou que 10% da sua base de usuários já passaram pelos pórticos de pedágio sem cancelas pelo menos uma vez desde a primeira implementação, em março de 2023. Entre esses motoristas, a média foi de nove passagens.
O estudo identificou ainda um aumento na base de clientes da ConectCar após a instalação do free flow no Contorno Sul da Tamoios, trecho que conecta Caraguatatuba a São Sebastião. Desde a implantação, o volume de novos usuários da tag em Caraguatatuba, onde o sistema de cobrança automática já está em operação, foi três vezes maior que em Ubatuba, região que ainda não conta com o sistema.
E esse aumento no interesse é justificado, pois nos dois primeiros meses de operação quase 10 mil motoristas, dos 530 mil que passaram pelo Contorno Sul da Tamoios, foram multados em R$ 195 por evasão de pedágio. Essa multa é aplicada quando o dono de veículo sem tag esquece de fazer o pagamento do pedágio, que nesse pórtico do litoral custa R$ 5,20, de forma digital dentro do prazo de 30 dias.
Existem mais de 12 milhões de tags de pagamento operando no Brasil, segundo dados de 2023 divulgados pela Abepam, que é a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade. O setor projeta que até o final de 2026 cerca de 20 milhões de veículos já estarão utilizando o sistema de pagamento automático, o que corresponderia a mais de 25% da frota de automóveis que podem usar tag.
“Na ConectCar, acreditamos no potencial transformador do Free Flow para a mobilidade dos brasileiros. Essa convicção nos motivou a realizar este estudo em parceria com nossas equipes, cujo levantamento evidencia essa evolução. O sistema tem o poder de simplificar muito a forma de viajar, proporcionando mais economia de tempo e fluidez no trânsito das rodovias do país”, comenta o head de Dados, Marketing e CRM da ConectCar, Daniel Frankenstein.
O número de usuários das tags de pagamento automático tende a crescer exponencialmente com a inauguração do free flow nas pistas expressas da Via Dutra, no trecho de Guarulhos –as pistas locais/marginais continuam de graça. Nas expressas, a cobrança será de acordo com o trecho percorrido e o valor da tarifa será maior conforme o volume de tráfego de veículos. O sistema será ativado assim que as todas as obras de melhorias entre Arujá e São Paulo forem concluídas; a previsão é que fique tudo pronto ainda neste primeiro semestre.
Expansão do free flow em São Paulo
Além do Contorno Sul da Tamoios, existem mais dois pórticos de cobrança automática em operação em São Paulo. Ambos ficam na SP-333, no interior, e são administrados pela concessionária EcoNoroeste. Até o final de 2030, serão 58 pórticos de free flow ativos nas rodovias estaduais paulistas. O trecho de Guarulhos da Via Dutra, que é federal, terá 21 pórticos –ou seja, serão 79 ao todo. Por enquanto.
A vantagem do sistema é que os veículos não precisam reduzir a velocidade para passar no pedágio, o que melhora o trânsito e reduz congestionamentos. A desvantagem é que os motoristas sem tags –a maioria no Brasil– precisam se lembrar de pagar o pedágio de forma digital para evitar receber multa de R$195 e mais cinco pontos na carteira. Esse pagamento pode ser feito em até 30 dias, nas plataformas das concessionárias que administram a respectiva rodovia ou pela Carteira Digital de Trânsito. Quem tem tag não precisa de lembrar de pagar, pois a cobrança acontece automaticamente.
Ainda de acordo com o estudo da ConectCar, em dezembro de 2024, metade das passagens dos clientes no sistema de pedágio eletrônico (50%) ocorreu no Rio de Janeiro, impulsionado pelo primeiro pórtico instalado no país, localizado na rodovia Rio-Santos.
O segundo estado com maior volume de viagens pelo free flow foi São Paulo, representando 38% do total. As rodovias com maior fluxo de passagens no pedágio eletrônico foram a SP-333 (39%) e a BR-101 (33%), operadas, respectivamente, pelas concessionárias EcoNoroeste e CCR RioSP.
“Os benefícios do pedágio eletrônico são inúmeros, tanto para a população quanto para o ecossistema de mobilidade e é válido destacar isso em um estudo proprietário como esse. Estamos entusiasmados com o progresso dessa tecnologia, especialmente com a proximidade do início das operações dos novos pórticos na Via Dutra, previsto para este ano, e focamos em trabalhar ativamente para atender esse avanço”, opina Newton Ferrer, diretor de Negócios e Produtos da ConectCar.
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