Após interromper os serviços gratuitos nos hospitais veterinários que operavam no Centro e no Pimentas, a Prefeitura de Guarulhos reorganizou o atendimento emergencial para pets, direcionando-o para novos locais. Agora, os tutores que precisam de assistência gratuita para seus animais encontram opções em outros dois pontos da cidade.
Na região do Pimentas, o atendimento gratuito para urgências está sendo realizado em um novo endereço, no Hospital Veterinário particular Arca, localizado na avenida Jurema, 660. A prefeitura firmou parceria com um instituto de proteção animal para oferecer consultas, exames e cirurgias no local.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas para atendimento gratuito até as 15h. A unidade conta com triagem, consultas com especialistas, sala de emergência e sala para coleta de sangue, além de encaminhamento para cirurgias, internações, ultrassonografia, raio-x e exames laboratoriais, tudo sem custos para os tutores.
Já na região central, a Prefeitura de Guarulhos disponibilizou uma clínica veterinária móvel na Praça Getúlio Vargas. Este “consultório” móvel, instalado em um ônibus, oferece tratamento de urgência aos animais de estimação de segunda a sexta-feira. O prefeito Lucas Sanches afirmou que esta iniciativa visa dar suporte aos animais enquanto os novos hospitais 24 horas não são inaugurados, disponibilizando oxigênio, medicações e balança.
Por que os outros fecharam?
A mudança na gestão e nos locais de atendimento ocorreu devido à decisão da prefeitura de deixar de manter os dois hospitais veterinários gratuitos que foram abertos em dezembro do ano passado, no fim da gestão Guti. O prefeito Lucas Sanches justificou a decisão por “problemas no contrato assinado no ano passado”.
O Ministério Público solicitou a apuração de possíveis irregularidades na contratação das clínicas existentes, e a Corregedoria municipal apontou diversas irregularidades no termo de colaboração assinado em dezembro de 2024 com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV).
Este contrato previa a implantação e operacionalização dos hospitais por cinco anos, com um valor de R$ 44,8 milhões, o que equivale a R$ 8,9 milhões por ano.
Os locais chegaram a anunciar que continuaram funcionando a “preços populares”, mas a gestão Lucas Sanches criou empecilhos para a SPMV, que desistiu de prosseguir o atendimento na cidade. O veterinário e empresário Wilson Grassi, que comanda a Sociedade Paulista, criticou a decisão do atual prefeito de Guarulhos.
O ex-prefeito Guti criticou a decisão, afirmando que os hospitais foram criados para socorrer pets de quem não tem condições de pagar por consultas e que a medida “acaba com o serviço e com a esperança de tantas pessoas”.
Promessa de novos hospitais veterinários
Após fechar as duas clínicas e anunciar locais provisórios para atendimentos veterinários gratuitos, Lucas Sanches prometeu a abertura de dois novos hospitais veterinários públicos com atendimento 24 horas, internação e cirurgia, afirmando que esses novos empreendimentos prestarão mais serviços e custarão aos cofres públicos o mesmo valor que era investido nas duas clínicas fechadas.
A prefeitura estima um prazo de 60 dias para a instalação desses novos Hospitais Veterinários. Isso significa que, até setembro, Guarulhos deverá ter dois novos hospitais funcionando gratuitamente 24 horas, inclusive aos finais de semana, que serão instalados no Bonsucesso e no Centro. A expectativa é que essas novas unidades solucionem uma “deficiência crônica” que existia há muitos anos na cidade no tratamento dos pets.