Prova de vida: prazo do Ipref vai até 31 de julho; e para aposentados do INSS?

A prova de vida deve ser feita no prazo, de forma digital (aplicativo GOV BR) ou presencial, para evitar a suspensão do benefício

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Banco de Imagens/Canva

Publicado em 06/06/2024 às 19:08 / Leia em 4 minutos

Aposentados e pensionistas ligados ao Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref) têm que fazer a prova de vida até o próximo dia 31 de julho. São mais de 2.100 pessoas, com vínculo através da Prefeitura de Guarulhos, da Câmara Municipal ou do próprio Ipref. A prova de vida anual é obrigatória. Se não for realizada, pode levar à suspensão do pagamento do benefício.

É possível fazer de forma digital, através do aplicativo GOV BR, disponível nas lojas de aplicativo da Apple ou do Android. Neste link, você terá acesso à página do próprio Ipref, em que há explicações sobre como baixar o aplicativo e como fazer a prova de vida. Tudo muito simples, sem a necessidade do beneficiário sair de casa. Mas é bom que se diga que muitas pessoas relatam dificuldades com o aplicativo GOV BR na hora de fazer a biometria facial. A tecnologia exige uma ótima iluminação e enquadramento perfeito para funcionar bem.

Opção à prova de vida digital

Se você tiver dificuldade em usar o aplicativo e fazer a prova de vida digital, a opção é fazer a prova presencial. O titular do benefício precisa ir até o setor de cadastro do instituto (rua do Rosário, 226), levando um documento oficial com foto, emitido há no máximo dez anos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 16:00.

No caso do aposentado ou pensionista que está morando em outras cidades, a comprovação pode ser feita através do envio deste formulário, com reconhecimento de assinatura em cartório. Mas o formulário precisa ser enviado dentro do prazo para realização da prova de vida. E se o beneficiário não puder sair de casa, é possível ainda solicitar uma visita domiciliar. Não é possível fazer a prova por procuração. Além disso, o Ipref deixa claro que a prova de vida não substitui a atualização cadastral.

Aposentados e pensionistas do INSS

A prova de vida para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem outros benefícios pagos pelo INSS continua sendo obrigatória. Mas ela é feita, prioritariamente, pelo próprio INSS, desde o ano passado. O instituto cruza dados de outros órgãos federais, preferencialmente com conferência biométrica.

Por exemplo: se a pessoa recebe o benefício no banco e usa a digital para acessar o pagamento, é uma prova de vida. Se faz um empréstimo consignado, liberado por reconhecimento biométrico, também. Ou ainda se passa por uma perícia médica no INSS, também está feita. Outras bases de dados também são usadas para prova de vida, como vacinação, votação em eleições ou renovação de documentos oficiais.

Também desde 2023, a data da prova de vida deixou de ser a data de aniversário do beneficiário. O prazo de dez meses passou a ser contado a partir da realização da última prova de vida. Se você teve a prova de vida feita hoje, por exemplo, o INSS terá um prazo de dez meses para fazer a nova comprovação.

Em 2023, segundo o INSS, 19 milhões de beneficiários do INSS fizeram a prova de vida no novo modelo. Para saber se está tudo certo, você pode consultar o aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento Telefônico 135. Se tem mais alguma dúvida sobre o assunto, pode consultar a página oficial do INSS.

Leia mais: Prova de vida: prazo do Ipref vai até 31 de julho; e para aposentados do INSS?

Plano de saúde individual terá reajuste de até 6,91%; coletivo tem média de 17,8% de alta

A melancia está quase 30% mais barata que no ano passado. Aproveite!

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

ENTENDA A CRISE

Endividada, Casa do Pão de Queijo é exemplo do quanto é caro comer em aeroporto