Chegada da Linha 2-Verde até a Dutra (perto do Internacional Shopping), construção da Linha 19-Celeste com demolição do Poli e do McDonald’s, extensão da CPTM até Bonsucesso e agora a Linha 14-Ônix, um ramal sobre trilhos que pretende ligar Guarulhos ao ABC Paulista. Muito tem se falado sobre as obras de Metrô e trens para Guarulhos nos últimos meses –para não dizer nos últimos anos.
Nesta reportagem, o Guarulhos Todo Dia explica cada uma delas, detalha os prazos de entrega, por onde vão passar e o que o governo do estado de São Paulo já confirmou. A má notícia é que não deve ter nada pronto antes de 2030, mas a expectativa é que ao menos alguma dessas obras comece até o final de 2026.
Extensão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos
O Metrô de São Paulo vai contratar uma empresa para fazer a análise técnica e validar o projeto para a expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos, no trecho entre a estação Penha de França e Dutra (ao lado do Internacional Shopping). O edital foi aberto pela companhia estadual em janeiro. O início das obras dessa fase está previsto para este ano, pela zona leste de São Paulo, com o começo das escavações do Tatuzão prometido para 2026. Aqui na cidade serão duas estações: Ponte Grande e Dutra.
Atualmente, as obras de extensão dessa linha estão acontecendo na zona leste, no trecho entre a Vila Prudente e a Penha. O objetivo é ligar a Penha a Guarulhos com a construção de mais cinco estações.
Outro edital que está aberto é o de construção da Estação Ponte Grande. No documento, consta que o leilão que vai definir a empresa que construirá a obra acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2025. Avaliada a capacidade técnica das participantes do certame, será escolhida a companhia que oferecer o menor preço para executar o serviço.
Depois dessa definição, o governo estadual (por meio do Metrô) assina o contrato com a empresa vencedora da licitação. O contrato terá duração de 70 meses –o que dá praticamente seis anos– e a contratada terá 61 meses para entregar a obra a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.
Sendo assim, considerando a “margem de erro” para mais que toda obra pública costuma ter, dá para termos como perspectiva que o Metrô em Guarulhos não vai ficar pronto para ser usado pela população antes de 2030. E aí entra o “se”. Se a primeira ordem de serviço for emitida entre 2025 e 2026 e se os prazos forem cumpridos, podemos esperar o local em funcionamento a partir de 2031.
Construção da Linha 19-Celeste do Metrô
A futura Linha 19-Celeste será uma importante ligação de Guarulhos a São Paulo. Quando pronta, a linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações. A estrutura contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que utilizarão a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.
A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas. A área de desapropriação também já foi definida, incluindo locais importantes da cidade, como o Poli Shopping no calçadão da Dom Pedro II e o McDonald’s da Paulo Faccini.
O projeto básico é um documento que detalha por onde a Linha 19-Celeste vai passar e quais serão as estações, além de conter detalhes técnicos para os serviços de engenharia e as obras.
Se tudo sair dentro do prazo a partir de agora –o que não costuma acontecer com um projeto tão complexo e caro quanto esse–, a meta do Metrô é assinar os contratos e começar a elaboração dos projetos executivos até o fim de 2025. Sendo assim, as obras começariam em 2026. Após o início da construção, as obras devem ser concluídas em até 72 meses –ou seja, hoje a previsão é que a Linha 19-Celeste esteja funcionando até 2032.
Extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso
Em meio ao processo de privatização das linhas de trem da CPTM, o governo de São Paulo tem no mercado um projeto para criar uma extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, com estações no Taboão/Santa Lídia, no São João e no Jardim Presidente Dutra.
O governo de São Paulo fará a extensão por meio de parceria público-privada (PPP). Isso significa que uma empresa ficará responsável pelas obras. Para saber qual empresa será essa, o poder público estadual fará um leilão em março de 2025.
Além da Linha 13-Jade de trens metropolitanos, a vencedora ficará responsável por administrar as Linhas 11-Coral e 12-Safira, todas atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além do serviço do Expresso Aeroporto.
Esse processo de privatização causa temor em parte da população, tendo em vista a experiência ruim diária de usuários das linhas privatizadas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade. O argumento do governo de São Paulo é que o contrato que será feito obrigará a futura concessionária a prestar um bom serviço, sob pena de sofrer sanções.
A concessão das linhas faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Prevê custo de R$ 13,9 bilhões e terá um prazo de 25 anos, ou seja, a empresa que vencer o leilão poderá administrar o serviço pelo menos até 2050.
Em relação à linha que atende a população de Guarulhos, os principais prazos para as obras de extensão são os seguintes:
- Leilão para a concessão das linhas do Lote Alto do Tietê – 28 de março de 2025
- Assinatura do contrato entre governo de SP e empresa vencedora – Ainda em 2025
- Início das obras de expansão em Guarulhos – Ano 4 do contrato (2029)
- Entrega das obras de expansão em Guarulhos – Ano 7 do contrato (Entre 2032 e 2033)
Linha 14-Ônix: ligação de Guarulhos com o ABC
Esse talvez seja o projeto mais complexo e ainda mais embrionário para o sistema sobre trilhos em Guarulhos. A Linha 14-Ônix pretende percorrer 40 km entre Guarulhos e Santo André, com estações no Bonsucesso e no Pimentas. O projeto faz parte do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI-SP), ou seja, também será realizado pela iniciativa privada.
São estimadas 23 novas estações, e o trajeto prevê a integração com as linhas 13-Jade (Bonsucesso), 12-Safira (São Miguel Paulista), 11-Coral (Corinthians-Itaquera), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera), 16-Violeta (Hosp. Santa Marcelina), 15-Prata (Sapopemba), e 10-Turquesa (ABC). Um detalhe é que o ramal pode ser um VLT (Veículo leve sobre trilhos), meio de transporte que se assemelha aos antigos bondes.
Uma audiência pública será realizada aqui em Guarulhos, no auditório da OAB (Rua Ipê nº 185), no dia 14 de fevereiro de 2025, às 9h. A publicação definitiva do edital está programada para setembro deste ano, com leilão previsto para dezembro de 2025.
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