Entenda a área de desapropriação do Metrô em Guarulhos, que inclui até o McDonald’s da Paulo Faccini

O Guarulhos Todo Dia te explica em detalhes em que pé está o projeto da Linha 19-Celeste do Metrô. Área de desapropriação que consta em decreto inclui endereços famosos da cidade.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 29/05/2024 às 20:07 / Leia em 6 minutos

Na última semana, muito tem se falado sobre o Metrô em Guarulhos. A grande quantidade de informações pode deixar tudo um tanto quanto confuso. Por isso, vamos tentar organizar as ideias aqui neste texto e explicar melhor o que está acontecendo. As notícias sobre desapropriações, publicadas recentemente por diferentes veículos de imprensa, se referem à Linha 19-Celeste, que é uma linha que ainda não existe. Esse novo trecho do Metrô paulista pretende ligar Guarulhos ao Anhangabaú, passando pela zona norte da capital.

O que aconteceu de novidade é que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, publicou no dia 22 de maio um decreto chamado Declaração de Utilidade Pública (DPU).

Nesse documento, o Governo de São Paulo aponta quais são as áreas de Guarulhos que devem ser desapropriadas para as obras da Linha 19 do Metrô. E uma obra do Metrô não envolve apenas as estações, mas envolve também sistemas de ventilação, estacionamento para os trens, área de manobra e uma série de detalhes técnicos. Sem contar, é claro, com os trabalhos de escavação, que muitas vezes causam danos estruturais aos imóveis.

Então, reforçando, a Linha 19-Celeste ainda não existe e está na fase de documentação.

Uma linha do Metrô que já existe e deve chegar a Guarulhos antes da 19 é a 2-Verde. Depois das escavações na zona leste, até a Penha, o Tatuzão deve começar a fazer o trajeto em direção à Ponte Grande e à Dutra, as duas estações guarulhenses da Linha 2-Verde. Na reportagem que está neste link, o Guarulhos Todo Dia te explica todos os detalhes sobre esse trecho.

Agora, vamos voltar à Linha 19-Celeste…

Como funciona o processo de desapropriação do Metrô?

Após o decreto, a aréa de utilidade pública fica disponível “para fins de desapropriação e ocupação temporária pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, por via amigável ou judicial”. No entanto, não é porque tem essa DPU que os imóveis vão ser desapropriados “amanhã” ou muito rapidamente. Afinal, estamos falando de uma obra pública.

E, ainda que exista vontade de acelerar o início dos trabalhos, o governo tem uma série de burocracias e protocolos a seguir. Um deles é escolher, via processo de licitação, uma empresa de engenharia que faça a análise técnica dos terrenos e imóveis apontados na Declaração de Utilidade Pública. Depois, o governo precisa comprar esses imóveis.

Nesse caso, nós estamos falando de empreendimentos famosos de Guarulhos, como o McDonald’s, o Posto Shell e o Banco Santander, que ficam no cruzamento da Paulo Faccini com Tiradentes; o Poli Shopping e comércios na região do calçadão da Dom Pedro II, no centro de Guarulhos; terrenos na Avenida Guarulhos e Avenida Antônio Iervolino; e outros locais, detalhados no final deste texto. Se os proprietários não quiserem vender “por via amigável”, começa uma briga judicial.

Até o final do ano, o Metrô deve definir detalhes sobre as obras e a modelagem operacional dos trabalhos: quando vai começar, por onde vai começar, previsão de entrega de trechos, enfim. Além disso, no ano que vem, também deve ser escolhida a concessionária responsável por administrar essa linha do Metrô.

A expectativa é que a 19-Celeste comece a funcionar em 2030. Porém, como você deve ter percebido, ainda tem muito a se fazer.

Veja quais as estações da Linha 19-Celeste do Metrô:

Mapa da linha 19-Celeste: Metrô vai ligar Guarulhos ao centro de São Paulo

Por onde a Linha 19-Celeste do Metrô de Guarulhos vai passar?

Junto ao decreto de número 68.552, o Governo de São Paulo também publicou as plantas das áreas em Guarulhos que devem ser desapropriadas. São 11 plantas ao todo, mas o Guarulhos Todo Dia vai destacar as cinco que envolvem as estações da cidade, para você entender onde o Metrô de Guarulhos vai passar.

Bosque Maia

Inclui o McDonald’s, o banco Santander e o Posto Shell, que ficam no cruzamento mais famoso da cidade: a Tiradentes com a Paulo Faccini. Essa área é nobre há décadas, mas ficou ainda mais valorizada recentemente, muito por conta da construção do Hospital São Luiz, que vai ser inaugurado em outubro de 2024, e do empreendimento Helbor Patteo Bosque Maia, que mistura comércios e apartamentos residenciais. Vale lembrar que esse Mc Donald’s incluído na área de desapropriação é o primeiro da rede de fast food aqui na cidade.

Locais de desapropriação na futura estação Bosque Maia, do Metrô de Guarulhos

Guarulhos/Centro

Inclui uma área de mais de 10 mil metros quadrados bem no centrão de Guarulhos, onde fica o calçadão, no quarteirão entre as ruas Dom Pedro II e a Coronel Portilho. O Poli, primeiro shopping do município, funciona nesse espaço.

Linha 19-Celeste: Estação Guarulhos, que vai ficar no centro

Vila Augusta

Esse local fica perto do prédio da Câmara Municipal de Guarulhos e inclui comércios e residências entre Avenida Guarulhos, Anel Viário (Helbor Patteo Bosque Maia) e Antônio Iervolino. Fica em frente à antiga fábrica da Rayovac (Microlite).

Área de desapropriação da futura estação Vila Augusta, da Linha 19-Celeste

Dutra

Na estação Dutra, caso o projeto do Governo de São Paulo se cumpra, o guarulhense terá duas opções de linhas do Metrô: a 2-Verde e a 19-Celeste. No mapa abaixo, o que tem a indicação de “DUP 67.231 de 03/11/2022” se refere ao espaço da Linha 2-Verde e um futuro terminal de ônibus, que vai ficar ao lado do Internacional Shopping, pertinho da saída do km 225 da Dutra. Já a parte em vermelho faz parte da Linha 19-Celeste.

Estação Dutra, da Linha 19-Celeste

Itapegica

A área de desapropriação determinada pelo Governo de São Paulo para a estação Itapegica fica entre a Travessa Igaratá e a Rua Cavadas, no cruzamento com a Rua Canadense. Essa estação da Linha 19-Celeste ficará em uma região industrial de Guarulhos, que nos últimos anos também passou a contar com empreendimentos imobiliários.

Metrô em Guarulhos vai ter a Estação Itapegica

Gosta do conteúdo do Guarulhos Todo Dia?

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

FLAGRANTE

Sem solução do governo, moradores de Cumbica dão ‘jeitinho’ para acessar Trevo Jacu Pêssego

MOMENTO DECISIVO

As últimas pesquisas antes do segundo turno em Guarulhos

AULAS GRATUITAS

Internacional faz ‘Intensivão do Enem’ dentro de sala da Cinemark

ELEIÇÕES 2024

Vice de Elói Pietá, Fran Corrêa fala sobre polêmica do IPTU: ‘Cobranças indevidas’

ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Vox Brasil em Guarulhos: Lucas Sanches tem 53,6%, contra 37,7% de Pietá

SAÚDE

Hospital da Mulher pronto é promessa de Sanches e Pietá. Está abandonado, mas…

DIAS NUBLADOS

Guarulhos segue com tempo instável, mas alerta de temporal já foi encerrado

SEM PROPOSTAS

Opinião: Lamentável o nível do debate Elói Pietá x Lucas Sanches no g1

SALÁRIOS DE ATÉ R$ 2.300

Emprego: Leroy Merlin está com vagas abertas em lojas de Guarulhos e SP

VAI RESOLVER?

Prefeitura encaminha compra de caminhão ‘Tempestade’ contra perturbação do sossego

ELEIÇÕES 2024

Debate g1/Globo com candidatos de Guarulhos no 2º turno: como assistir online

ELEIÇÕES 2024

Real Time Big Data Guarulhos: Pesquisa aponta Sanches com 52% e Pietá com 37%