Vacinação contra a febre amarela é fundamental antes de viagens no Carnaval

Imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir a proteção.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 17/02/2025 às 21:50 / Leia em 4 minutos

Pessoas ainda não vacinadas contra a febre amarela devem se imunizar até quarta-feira (19) para garantir proteção antes do Carnaval, especialmente aquelas que viajarão para áreas rurais ou de mata. A imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para assegurar a eficácia do imunizante. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos. A doença, que pode ser grave e levar à morte, é uma infecção viral transmitida pela picada de mosquitos infectados e não há tratamento específico, por isso a imunização é tão importante.

A infectologista e patologista clínica Carolina Lázari, membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), explica que a febre amarela no Brasil ocorre apenas na forma silvestre, sendo transmitida por mosquitos de áreas de mata que utilizam primatas não humanos como hospedeiros.

“Casos em humanos são esporádicos e geralmente relacionados a incursões nesses ambientes. Desde 1942, não há transmissão urbana, mas a intensa infestação pelo Aedes aegypti, demonstrada pela recente epidemia de dengue, aumenta o risco de reintrodução do vírus no ciclo urbano, possibilitando uma transmissão sustentada entre humanos”, alerta.

A Secretaria da Saúde paulista já registrou 14 casos e nove óbitos em humanos neste ano, além de 30 casos em primatas não humanos com a doença nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos, Bauru e Osasco.

Embora a febre amarela não seja transmitida de pessoa para pessoa, o aumento de casos entre primatas serve como um alerta importante, pois esses animais são os primeiros a serem afetados quando o vírus volta a circular. Isso reforça a necessidade de vacinação para pessoas que vivem ou viajam para áreas de risco.

Os sintomas iniciais da febre amarela são semelhantes aos da dengue, incluindo febre alta, calafrios, cefaléia intensa e dores musculares limitantes. “O quadro pode evoluir para formas graves, com icterícia, hemorragias, insuficiência renal e hepática, e falência de órgãos. O histórico de exposição a áreas de mata e a ausência de vacinação são fatores-chave para diferenciar a doença de outras arboviroses”, reforça a infectologista e patologista clínica Carolina Lázari.

Quem deve se vacinar contra a febre amarela?

A vacina contra a febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser tomada por:

  • Crianças de nove meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias): primeira dose aos nove meses e reforço aos quatro anos.
  • Pessoas a partir de 5 anos: quem nunca foi vacinado deve receber uma dose única. Aqueles que receberam apenas uma dose antes dos cinco anos precisam tomar um reforço, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias.
  • Pessoas de 5 a 59 anos sem comprovação vacinal: devem receber uma dose única da vacina.
  • Idosos acima de 60 anos: devem consultar um médico antes da vacinação, especialmente se tiverem comorbidades.
  • Viajantes: quem pretende viajar para áreas com recomendação da vacina deve se imunizar pelo menos dez dias antes da viagem. Para viagens internacionais, aqueles que receberam a dose fracionada no passado devem tomar a dose plena.

Aqueles que ainda não receberam o imunizante contra a febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados devem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Onde se vacinar em Guarulhos?

A vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, com exceção das UBS Morros e da UBS Marinópolis, que estão em reforma. Para receber a dose, basta apresentar um documento de identificação. Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em: guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Além da imunização, é fundamental adotar medidas de proteção individual, sobretudo em áreas rurais, como:

  • Uso de calças e camisas de manga longa;
  • Sapatos fechados;
  • Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo;
  • Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade.

LEIA TAMBÉM -> GTD Saúde: O que fazer para se prevenir contra a febre amarela?

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

VEJA ALTERNATIVAS

Trânsito na Paulo Faccini será fechado no dia do Bloco Banda Bicha com Claudia Leitte

PROGRAMAÇÃO

Guia com 10 opções de blocos de Carnaval em SP nos dias 22 e 23 de fevereiro

REPORTAGEM

O efeito positivo da proibição de celulares em um grande colégio de Guarulhos

ARTIGO

A Praça IV Centenário em Guarulhos: o abandono no lugar do uso

TURISMO

Cidade de águas termais, Olímpia constrói aeroporto e atrai mais turistas com multipropriedade

COLUNA MABI POR AÍ

PETAR: Tudo sobre o parque estadual com mais de 300 cavernas no sul de São Paulo

ARTIGO

O Casarão Saraceni e a política em Guarulhos

OLHA A FOLIA!

Blocos do Carnaval de Guarulhos em 2025: confira a programação completa

PONTO DE PARADA

Perto de Guarulhos: rede Frango Assado abre nova unidade na Via Dutra

FOLIA NA CIDADE

Carnaval de Guarulhos 2025: Programação do bloco com Claudia Leitte

COLUNA MABI POR AÍ

8 exposições por até R$ 30 para visitar em São Paulo

GTD ENTREVISTA MAURÍCIO COLIN

‘Nós vamos ter um 2025 com crescimento de investimento e emprego’, projeta diretor do CIESP Guarulhos

CONTRATO APROVADO

Aeroporto de Guarulhos terá a maior sala VIP da América Latina, confirma Latam