Essa é a última atualização sobre as obras do Rodoanel Norte em Guarulhos

Relatório divulgado pela Artesp indica a conclusão de 31% dos trabalhos e mantém previsão de entrega do primeiro trecho para setembro de 2025.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/YouTube

Publicado em 23/02/2025 às 18:06 / Leia em 6 minutos

Com a promessa de ter o trecho entre a Via Dutra e a Fernão Dias concluído até setembro deste ano, o Rodoanel Norte alcançou 31,04% de execução nas obras em janeiro. A atualização foi confirmada na última semana com a divulgação do relatório mais recente da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Responsável pela fiscalização dos trabalhos, a agência reguladora estadual detalhou o que vem sendo feito pela concessionária Via Appia e confirmou que os prazos de conclusão dos serviços seguem os mesmos.

O projeto foi dividido em dois trechos principais:

  • Trecho 1 – Ligação entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias; essa é a prioridade definida pelo governo de São Paulo. O prazo para conclusão dessa parte da rodovia, que corresponde a cerca de 90% do trecho 1, é até setembro de 2025. Nesse trecho, também está incluída a alça de acesso para o Aeroporto de Guarulhos, que deve ficar pronta somente na segunda fase.
  • Trecho 2 – se estende da Rodovia Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, no município de São Paulo. O trecho 2 e o restante do 1 deverão ser finalizados até setembro de 2026.

Com extensão total de 43,8 quilômetros, o trajeto do Rodoanel Norte passará pela capital paulista, Arujá e Guarulhos, e inclui 44 pontes e 63 viadutos, além de 7 túneis duplos –ao todo, são 107 Obras de Arte Especiais (OAEs), como são chamados essas estruturas pontes, viadutos, túneis, pontilhões ou passarelas. A ligação ao Aeroporto Internacional de Guarulhos terá 3,6 km de extensão.

A confluência inicia com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), com acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381). Além dos três municípios por onde passa o trajeto, a alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel e Itaquaquecetuba, oferecendo novas alternativas para a infraestrutura viária e logística na região metropolitana.

O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Grande São Paulo no acesso ao Porto de Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.

O tamanho da obra

A obra conta atualmente com mais de 1.800 profissionais (diretos, indiretos e subcontratados) atuando em diferentes frentes de trabalho –e o Consórcio Cantareira, contratado pela Via Appia para executar o serviço de construção da rodovia, tem vagas de emprego abertas.

Além dos trabalhos realizados em cada lote, como drenagem, preparo de pavimento, desmonte de rocha, escavação para conclusão da abertura de túnel e construção de pontes e viadutos, continuam os trabalhos de remoção de objetos, ações para desocupação de áreas do sistema rodoviário e limpeza geral da obra.

Por conta do avanço da obra, a Prefeitura de Guarulhos anunciou no mês passado um desvio de tráfego entre os bairros Vila Rica e Jardim Bananal. A interdição, que tem previsão de durar seis meses (180 dias), ocorre em trecho localizado na rua Ivan Edmundo Scarameli com a estrada do Tanque Grande, na altura do número 541. Com isso, a rota da linha 483 (Marmelo / Terminal São Paulo) foi alterada.

Na divulgação do relatório, a Artesp detalha a execução do projeto do Rodoanel Norte por trecho:

Trecho 1

  • Lote 6: 11,95 km de extensão, passando por Guarulhos e Arujá, com acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e 33 Obras de Arte Especiais;
  • Lote 5: extensão de 7,95 km, percorrendo predominantemente o município de Guarulhos, com 13 OAEs e um túnel duplo;
  • Lote 4: 9,17 km de extensão ao longo do eixo principal, percorrendo São Paulo e Guarulhos, com 38 OAEs e um túnel duplo.

O Guarulhos Todo Dia já publicou um vídeo no YouTube com detalhes desse trecho 1:

Trecho 2

  • Lote 3: extensão de 3,62 km ao longo do eixo principal do empreendimento, percorrendo predominantemente o município de São Paulo, com duas OAEs e dois túneis duplos;
  • Lote 2: 4,88 km de extensão, percorrendo o município de São Paulo, com oito OAEs e dois túneis duplos;
  • Lote 1: extensão de 6,42 km ao longo do eixo principal do empreendimento, percorrendo predominantemente o município de São Paulo, iniciando-se na interseção da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães na junção com o Trecho Oeste, com 13 OAEs e um túnel duplo.​​

Desde a retomada das obras, os trechos 1 e 2 apresentaram avanços significativos, com 18,45% e 12,58% de evolução, respectivamente, totalizando 31,04%. O trecho 1, que engloba os lotes 6, 5 e 4, corresponde a 31,36% do projeto, enquanto o 2 (lotes 3, 2 e 1) representa 68,64%.

A novela do Rodoanel Norte

Depois do novo processo de concessão, formalizado em 2023 e com as obras iniciadas pela Via Appia em abril do ano passado, as obras do Rodoanel Norte estão andando.

No entanto, ao longo da última década o empreendimento enfrentou diversos problemas e atrasos que se arrastaram como uma grande novela. As obras do Rodoanel Norte começaram em 2013, com previsão de entrega para 2016.

Durante todo o processo, os trabalhos já foram de responsabilidade da extinta Dersa, estatal controlada pelo governo de São Paulo, e tocadas pelas empreiteiras Mendes Júnior/Isolux, OAS, Acciona e Construcap/Copasa. Partes foram construídas, mas nunca ficou tudo pronto.

Entre as justificativas para tanto atraso, estão desafios no traçado da rodovia, demora no licenciamento ambiental por passar por áreas de preservação e problemas na execução. Um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em 2019 encontrou cerca de 1.500 falhas no projeto e na construção original, como erosões, infiltrações e colunas desalinhadas. Quando a Via Appia realizou a vistoria depois de assumir a obra, já eram mais de 5.000 falhas.

Uma boa forma de acompanhar o avanço nas obras do Rodoanel Norte é o canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia no YouTube.

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