A Carreta da Saúde da Mulher está estacionada na Praça Getúlio Vargas, no centro de Guarulhos, com atendimento diário das 7h às 19h. No entanto, só mulheres com agendamento realizado pela prefeitura conseguem realizar os exames no local. A iniciativa faz parte do programa Fila Zero e tem como objetivo agilizar o acesso a diagnóstico por imagem, como mamografia bilateral, ultrassonografia mamária e transvaginal.
O serviço é voltado a pacientes que já estão cadastradas na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), com agendamento feito exclusivamente via regulação. A carreta já percorreu as regiões da Cantareira e São João/Bonsucesso, e agora se instala na região central por tempo indeterminado.
A auxiliar de escritório Andreza Teixeira de Barros Barbosa, 49 anos, usuária da UBS Vila Barros aprovou a agilidade do atendimento. “Pedi o exame no posto no início de abril e logo me ligaram para fazer a mamografia e o ultrassom. Fui atendida rapidamente, já saí com o resultado do ultrassom e posso acessar a mamografia pela internet ou buscar no posto. É rápido, prático e recomendo que todas aproveitem essa oportunidade.”
A aposentada Arcenete Mendes Barbosa, de 74 anos, também paciente da UBS Vila Barros, reforçou a importância da iniciativa. “Fui ao posto na semana passada e já fui chamada para fazer o exame. Antes, demorava sete, oito meses, até um ano. Ter essa carreta aqui é muito bom pra gente, precisa continuar. O atendimento foi rápido e maravilhoso. Que todas venham fazer os exames!”.
O serviço tem conseguido ampliar gradativamente a capacidade de atendimento. De acordo com dados da gestão Lucas Sanches, comparando “o mês de dezembro de 2024 com abril deste ano, a oferta de exames passou de 1.082 para 5.011, contribuindo para a redução das filas e maior agilidade nos resultados”.
De acordo com o secretário da Saúde, Márcio Chaves Pires, a meta é zerar a fila de ultrassom e mamografia nos próximos dois meses. “Temos cerca de 29 mil exames pendentes e uma demanda mensal de 7 mil. Com esse reforço, conseguimos agendar os exames no mesmo mês da solicitação, o que é um grande avanço na prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher.”
LEIA TAMBÉM -> Vereadores descobrem free flow na Dutra e tentam impedir cobrança para guarulhenses