O Hospital Nipo-Brasileiro vai reduzir a estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e da maternidade a partir de junho. No entanto, o centro médico particular continuará com o pronto atendimento ginecológico e obstétrico, que funciona 24 horas. “Será mantido com a segurança e estrutura necessárias para partos, assim como o Ambulatório da Mulher, que segue com os exames e serviços oferecidos sem nenhuma alteração, incluindo agendamentos de consulta para pré-natal”, informa o HNipo, em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia nesta quarta-feira (15).
A empresa explica que a decisão foi tomada por causa da queda na taxa de natalidade no Brasil. No entanto, de acordo o Hospital Nipo-Brasileiro, eles vão “garantir a manutenção dos empregos gerados atualmente”.
Isso vai acontecer com uma reestruturação do espaço, que passará a ter mais leitos para internações e aumentará a capacidade de pronto atendimento, que registrou um crescimento expressivo na procura durante a epidemia de dengue.
“A restauração dos espaços físicos se deve pela necessidade de ampliação de leitos para pacientes clínicos, cirúrgicos e pediátricos, visando fortalecer o serviço de urgência e emergência e ampliar o atendimento especializado, visto que atualmente, entre os hospitais associados à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o HNiPO é o segundo maior Pronto-Atendimento (em número de pacientes) na cidade de São Paulo”, diz a assessoria do HNipo.
A informação sobre a decisão de encerrar os serviços de maternidade do Hospital Nipo-Brasileiro foi publicada em primeira mão pelo site do jornal Guarulhos Hoje, na terça-feira (14). A reportagem teve acesso a um comunicado enviado aos funcionários.
- LEIA TAMBÉM -> Hospital São Luiz Guarulhos será inaugurado em outubro de 2024 e abrirá 2.500 vagas de emprego
Nota do Hospital Nipo-Brasileiro sobre mudanças na estrutura
“O Hospital Nipo-Brasileiro informa que está reduzindo as atividades de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e do centro obstétrico. É importante salientar que o pronto atendimento ginecológico e obstétrico – que funciona 24 horas – será mantido, com a segurança e estrutura necessárias para partos, assim como o Ambulatório da Mulher, que segue com os exames e serviços oferecidos sem nenhuma alteração, incluindo agendamentos de consulta para pré natal.
A decisão, que é reflexo da queda de natalidade no Brasil evidenciada pelo Censo IBGE 2023, foi tomada com cautela, pensada de forma a garantir a manutenção dos empregos gerados atualmente e é parte de um processo de reestruturação da instituição de saúde que há mais de três décadas se dedica à assistência médica de excelência na capital, Guarulhos e região.
A restauração dos espaços físicos se deve pela necessidade de ampliação de leitos para pacientes clínicos, cirúrgicos e pediátricos, visando fortalecer o serviço de urgência e emergência e ampliar o atendimento especializado, visto que atualmente, entre os hospitais associados à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o HNiPO é o segundo maior Pronto-Atendimento (em número de pacientes) na cidade de São Paulo.
Por fim, reverenciamos nossas origens Nipo-Brasileiras e reforçamos que toda tomada de decisão é pautada na ética, baseada em evidências e olhando para o futuro, respeitando o legado dos fundadores e cuidando para a perenidade do HNipo.
Sobre o HNipo
O Hospital Nipo-Brasileiro, localizado no Parque Novo Mundo, foi construído em 1988 para atender, principalmente, a comunidade oriental no Brasil. Sua inauguração ocorreu no aniversário de 80 anos da imigração japonesa. Atualmente o hospital conta com mais de 240 leitos, entre apartamentos, enfermaria, UTI (neonatal e coronariana), além do Centro Cirúrgico e de Pronto Atendimento 24h, recebendo pacientes de todas as etnias e regiões da cidade.”