As operações na pista 10R do Aeroporto Internacional de Guarulhos foram interrompidas por volta das oito horas da manhã de segunda-feira (1º). O motivo? O avistamento de uma capivara nas proximidades. Pousos e decolagens passaram a ser feitos apenas pela pista 10L durante 15 minutos. Pode parecer pouco tempo, mas só a Latam teve mais de 25 voos atrasados com essa limitação na operação do aeroporto. A informação é do próprio CEO da empresa, em uma postagem no Linkedin, rede social profissional. Jerome Cadier usou a publicação para pedir desculpas aos passageiros afetados. E aproveitou para fazer um alerta sobre a gestão da fauna na área dos aeroportos brasileiros. Veja a publicação:
Além da manifestação do CEO da empresa no Linkedin, a Latam também emitiu um comunicado sobre o assunto:
“A Latam alerta para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros. Em 2023, a Latam registrou ‘bird strike’ (colisão com pássaros) em 563 de seus voos no Brasil. Além disso, a companhia observa o crescimento de interdições por incursão de animais, como o caso da capivara que invadiu a pista do aeroporto de Guarulhos (São Paulo) na segunda-feira (1º) e interditou a operação do maior aeroporto da América do Sul entre 8h05 e 8h20.
A alta incidência de ‘bird strikes’ e incursões de animais nos aeroportos brasileiros prejudica milhares de passageiros com voos cancelados ou atrasados e provoca custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves e motores fora de operação e com a escala de tripulantes reservas. Somente o evento com a capivara em Guarulhos no dia 1º/4 atrasou mais de 25 voos da Latam”.