Passageiros do Aeroporto de Guarulhos ficaram positivamente surpresos com uma publicação feita pela concessionária GRU Airport nesta semana. Na segunda-feira (10), a conta da empresa no Instagram postou um vídeo mostrando como ficou o novo banheiro feminino da área de embarque internacional do Terminal 2. Reformado, o local agora tem uma estrutura mais moderna e com novos utensílios. E a melhor notícia é que, de acordo com um planejamento divulgado pelo governo federal, todos os sanitários do Aeroporto Internacional de São Paulo serão repaginados até o final de 2025.
“Ele é apenas o primeiro, pois a reforma do Terminal 2 já começou e em breve teremos muitos outros sanitários reformados e outras novidades que estão por vir!”, informou a rede social @gruairportsp.
Nos comentários, passageiros reagiram. “Amém, né! Estava na hora de melhorarem o aeroporto”, escreveu uma internauta. “Tava precisando mesmo”, reagiu outra. Alguns pais também reforçaram a necessidade de fraldários nos banheiros masculinos.
Confira o vídeo abaixo:
Obras no Aeroporto de Guarulhos
Essa reforma faz parte de um pacote de investimentos no Aeroporto de Guarulhos, anunciado em abril deste ano. Segundo o planejamento, cerca de R$ 200 milhões serão destinados para aumentar o bem-estar de quem utiliza os terminais.
Os banheiros realmente estão precisando de reformas. A foto que abre este texto foi feita neste mês, junho de 2024, no sanitário masculino que fica no saguão do Terminal 2. Envelhecido, o local tem um certo mau cheiro e lugares interditados, indicando falta de manutenção. É um péssimo cartão de visitas para quem desembarca na cidade.
Entre as ações de melhorias previstas além dos banheiros, estão a ampliação da área de embarque e o raio-x, a modernização do sistema sonoro e do sistema de leitura do cartão de embarque e construção de nova praça para fluxo de passageiros. Todas essas intervenções têm como objetivo facilitar o trânsito de passageiros no sítio aeroportuário.
Proibição da Anac
Na semana passada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o Aeroporto de Guarulhos de ampliar a frequência de voos de passageiros. De acordo com o órgão do governo federal, o terminal ainda é seguro, mas precisa de ajustes se quiser ampliar ou manter a atual capacidade de operação.
A maior preocupação é com a segurança nos pátios das aeronaves, especialmente em operações noturnas ou sob chuvas. A Anac afirma que notificou e autuou a concessionária em duas inspeções, mas mesmo assim a GRU Airport ainda não resolveu os problemas.
Enquanto estiver em vigor a restrição, o número de voos com passageiros, por semana, não pode superar o limite de 2.714. Se depois de 60 dias a concessionária do aeroporto não resolver os problemas encontrados pela Anac, o número de voos permitidos será reduzido em 5%. Isso significaria uma diminuição para 2.578 voos por semana.
A GRU Airport divulgou uma nota em que considerou “desproporcional” a medida adotada pela Anac. A empresa informou que vem executando justamente o plano de ação elaborado em acordo com a agência, para melhorar a infraestrutura, sem colocar em risco as operações. Além disso, na nota, a GRU Airport afirma que confia numa rápida revisão da decisão.
No ano passado, o Aeroporto de Guarulhos ampliou em 30% o número de passageiros transportados no mercado internacional, com 13,7 milhões. Em 2022, o terminal havia movimentado cerca de 10,5 milhões de viajantes. O número de decolagens também apresentou alta no ano passado frente ao ano anterior. Ao longo de 2023, o principal aeroporto do país realizou 69,5 mil operações aéreas para destinos internacionais contra 56,3 mil no ano anterior, representando alta de 23% nesse indicador.