O alto número de reclamações por perturbação do sossego registradas no 190

Em pouco mais de um ano em operação, sistema de inteligência artificial da PM já realizou mais de 1 milhão de atendimentos por causa de barulho excessivo.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Divulgação/PM)

Publicado em 24/06/2025 às 17:59 / Leia em 4 minutos

Os chamados “fluxos” em adegas, bares e pontos de encontro clandestinos em regiões residenciais representam um problema grave para as grandes cidades. Moradores de diferentes bairros de Guarulhos sabem muito bem disso, sobretudo aos fins de semana e feriados. Em muitos lugares, não existe respeito ao silêncio noturno, com música alta, giros de motos e algazarra. E a Polícia Militar de São Paulo identificou essa epidemia de barulho: o 190 chega a receber 300 chamados de perturbação do sossego ao mesmo tempo.

Por causa da alta demanda e por ser considerado um “problema de menor urgência”, esse tipo de reclamação é encaminhada para um sistema de inteligência artificial (IA). Em pouco mais de um ano de funcionamento, a tecnologia –apelidade de “Mike– já realizou mais de 1 milhão de atendimentos.

Desenvolvida pelo Centro de Operações da PM (Copom), a IA atua no despacho automatizado de ocorrências de perturbação do sossego. A Polícia Militar ressalta que o primeiro atendimento do 190 é sempre feito por profissionais humanos. Apenas os chamados relacionados a barulho são redirecionados ao sistema automatizado. A medida tem contribuído para desafogar a linha 190 e agilizar o atendimento de situações mais críticas.

O coronel Carlos Alexandre Marques, chefe do Copom, destacou que o uso do sistema trouxe reflexos positivos no tempo de resposta. “O redirecionamento das ocorrências de barulho para o ‘Mike’ trouxe redução no tempo de resposta para chamadas de emergência. Elas são atendidas com priorização dos casos críticos e consequente aumento da efetividade do serviço”, afirmou.

A tecnologia permite atendimento simultâneo a várias ligações. Com funcionamento ininterrupto, o sistema quase eliminou desistências por espera prolongada, além de melhorar a qualidade das análises estatísticas e operacionais.

O Centro de Operações da PM também estuda melhorar o combate ao problema de perturbação do sossego. Entre as medidas, está a inclusão de um protocolo que permita ao cidadão utilizar a ocorrência registrada como base para ações judiciais ou solicitações junto ao poder público municipal. “Solicitamos a atualização para gerar um número de protocolo que vai permitir que o solicitante notifique o poder público sobre o problema”, detalhou o coronel.

Como denunciar perturbação do sossego em Guarulhos

Não é apenas a Polícia Militar, via 190, que recebe chamados por perturbação de sossego. O barulho excessivo é considerado crime conforme a Lei de Contravenções Penais, nº 3.688/41, artigo 42. No Código de Posturas do Município de Guarulhos, em seus artigos 173 e 174, a perturbação do sossego é expressamente proibida com base em critérios e disposições legais relativas à poluição sonora.

O vereador Delegado Mesquita (Republicanos), que tem como uma de suas bandeiras o combate à perturbação do sossego, apresentou um Projeto de Lei, no início deste ano, que prevê uma nova Lei do Silêncio em Guarulhos. A matéria, no entanto, ainda não foi levada à votação no plenário da Câmara Municipal.

Aqui em Guarulhos, além da PM, existe a possibilidade de entrar em contato com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) por meio da Central de Atendimento, que opera 24 horas por dia. O telefone é 153.

No último feriadão, entre a noite de quarta-feira (18) e a madrugada de segunda-feira (23), a Central 153 recebeu 130 chamadas relativas à perturbação do sossego público.

Processo por barulho excessivo

A Polícia Militar e a GCM podem ajudar a resolver o problema no momento. Porém, se o desrespeito ao sossego for frequente, existe a possibilidade de registrar um boletim de ocorrência e entrar com uma ação judicial na Vara Cível.

Não entre em conflito físico ou verbal com a outra parte, afinal o problema pode escalar e ficar ainda maior. Registre vídeos e áudios da prática ilícita para ter provas na judicialização do caso. Outra ideia é instalar um aplicativo que marca decibéis (medida de som) no celular, para que o registro também seja elemento para prova.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GTD EXPLICA

Entenda o que aconteceu com os hospitais veterinários gratuitos de Guarulhos

PROGRAMAÇÃO

Dica de festa julina em Guarulhos: Arraiá do Shopping Bonsucesso

Dica para o feriado

Festival de Inverno de Guararema começa neste feriado e vai até 10 de agosto

NO INTERNACIONAL

Chocolate suíço: Lindt abre sua primeira loja em Guarulhos nesta terça (8)

PRESS START

Evento de games no Shopping Maia é dica de passeio nas férias de julho em Guarulhos

GUIA

Festas juninas em Guarulhos (ou perto daqui): veja agenda de julho de 2025

FESTA JULINA

12 quermesses em Guarulhos para aproveitar em julho

Arraiá sindical

Arraial dos Metalúrgicos, neste sábado, no clube de campo do sindicato

Aniversário de Santa Isabel

Show de Ana Castela é, mais uma vez, atração de aniversário de cidade do Alto Tietê

Dica de férias

Espetáculos de circo, de graça, durante as férias escolares

ATUALIZAÇÃO

Atrasada, obra na Via Dutra em Guarulhos completa dois anos em julho

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

ENTRADA GRATUITA

Festa junina do Parque Júlio Fracalanza encerra programação do Arraiá dos CEUs em Guarulhos