É sempre mais difícil escolher em quem votar para vereador. Sobre os candidatos à Prefeitura há mais informações disponíveis e, além disso, dificilmente há mais de 10 nomes disputando o cargo. Este ano, aqui em Guarulhos, são seis candidatos a prefeito e seus respectivos seis candidatos a vice.
Já para vereador, em Guarulhos, há 636 homens e mulheres tentando conseguir uma das 34 vagas de vereador na Câmara Municipal da cidade. São quase 19 candidatos por vaga. Uma concorrência parecida com a disputa pelo curso de Direito no último vestibular da Fuvest (20 candidatos/vaga). E eles dependem do seu voto para passar nesse processo seletivo.
Para facilitar a sua escolha, o Guarulhos Todo Dia tem uma página especial, com as informações que todos os seis candidatos a prefeito e os 636 candidatos e candidatas a uma vaga de vereador forneceram à Justiça Eleitoral. Você pode conhecer o partido, a profissão, o estado civil, o local e a data de nascimento de cada um deles. Claro que não são informações suficientes para você escolher a pessoa para quem vai destinar o seu voto. Mas pode servir de ponto de partida para a sua escolha.
-> Acesse a página e experimente: candidatos e candidatas em Guarulhos
Perfil dos candidatos
As informações que os 648 candidatos de Guarulhos registraram na Justiça Eleitoral permitem traçar um perfil geral de quem procura conquistar os votos dos eleitores da cidade. Entre os que querem ser prefeitos, todos os seis são homens. Nas candidaturas a vice, há três mulheres e três homens. Já na disputa para vereador, 418 (65,72%) são homens e 218 (34,28%) são mulheres.
Entre os candidatos a prefeito, todos são brancos e entre os candidatos a vice, há um candidato que se identifica como negro (Professor Jesus – Podemos) e um como pardo (Josinaldo Cabeça – PDT).
Entre os 636 candidatos a vereador de Guarulhos:
- Mais da metade (344) são Brancos;
- 163 são Pardos;
- 116 são Pretos;
- 4 se identificam como Indígenas;
- 3 se dizem da raça Amarela;
- 6 não informaram
Quanto à faixa etária, há uma curiosa distribuição entre os seis candidatos à Prefeitura. Há um candidato na faixa de 20 anos, um na faixa de 40 anos, um na faixa de 50, um na faixa de 60, um na faixa de 70 e um na faixa de 80 anos. Não há nenhum “trintão”. Os candidatos a vice têm entre 40 e 64 anos. Já entre os candidatos a vereador, há uma grande concentração entre 45 e 59 anos: são 307 candidatos (48,43%).
Todos os candidatos a prefeito têm Ensino Superior Completo. Entre os candidatos a vice, 5 têm Ensino Superior Completo e um tem Ensino Médio Completo. Já entre os candidatos a vereador, 266 (41,82%) têm Superior Completo, 236 (37,11%) têm Ensino Médio Completo, 42 (6,60%) têm Superior Incompleto, 35 (5,50%) têm Fundamental Completo, 31 (4,87%) têm Médio Incompleto, 21 (3,30%) têm Fundamental Incompleto e 5 (0,79%) informaram que Leem e Escrevem.
Em relação ao estado civil, há quatro candidatos a prefeito casados e dois solteiros. Estes números se repetem entre os candidatos a vice: quatro casados e dois solteiros. Entre os candidatos a vereador, são 332 casados (52,20%), 204 solteiros (32,08%), 81 divorciados (12,74%), 11 viúvos (1,73%) e 8 separados judicialmente (1,26%).
Saiba tudo e fiscalize
E se você quer mais informações além dessas, há uma página com todas as candidaturas do país, fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ali, além de informações mais detalhadas, inclusive sobre os bens dos candidatos, você pode acompanhar a prestação de contas das campanhas. É possível saber quanto os candidatos estão usando de fundos partidários e de onde vêm o dinheiro que financia a candidatura. É só acessar o chamado neste link, que te coloca diretamente na página das candidaturas do estado de São Paulo. Você escolher o município, que tipo de candidatura que quer acompanhar (Prefeito, Vice-Prefeito ou Vereador) e daí é só vasculhar as informações.