De 12 a 30 de setembro, a Prefeitura de Guarulhos recebe inscrições para escolas e creches da rede municipal que atendem Educação Infantil (Berçário/Creche e Pré-escola) e primeiro ano do Ensino Fundamental. A quantidade de vagas oferecidas, que são para o ano letivo de 2025, varia de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade escolar. No entanto, a tendência é que alguns pais e mães não consigam vagas para os seus filhos na faixa de 0 a 3 anos nos serviços de ensino da prefeitura no ano que vem, pois existe um déficit em diferentes regiões da cidade.
As vagas abertas para o ano que vem são destinadas a crianças:
- nascidas de abril de 2021 a julho de 2024 (creche);
- abril de 2019 a março de 2021 (pré-escola);
- e abril de 2018 a março de 2019 (primeiro ano do ensino fundamental)
E atenção! Crianças em idade de creche inscritas em 2024 que aguardam na lista de espera não precisam fazer a inscrição novamente.
Como fazer inscrição para creche da prefeitura de Guarulhos?
A Prefeitura de Guarulhos orienta que a inscrição deve ser feita online, pelo Portal da Secretaria de Educação, no endereço https://guarulhosportal.gier.com.br/index.html. As incrições para 2025 começam no dia 12 de setembro (quinta-feira) e vão até 30 de setembro.
O responsável pelo aluno deverá inserir os seguintes documentos digitalizados (com fotos em boa qualidade): RG e CPF do responsável, comprovante de residência e Certidão de Nascimento ou RG e CPF da criança.
Se você tiver dúvidas ou se não conseguir concluir a inscrição online, a Prefeitura de Guarulhos orienta procurar a unidade escolar municipal mais próxima de sua residência, com toda a documentação necessária.
“Na falta de um ou mais documentos mencionados neste artigo, a Unidade Escolar (UE) deverá reportar o caso ao Departamento de Planejamento da Educação, sendo vedada, à UE, a recusa da realização da inscrição por falta de documentação. Em casos excepcionais e devidamente justificados, a Secretaria de Educação poderá proceder com liberação de pendência de documentação, inclusive em casos de migrantes, resguardando, assim, o direito de acesso do educando ao atendimento educacional”, determina a Secretaria da Educação, em trecho da portaria publicada no Diário Oficial do último dia 6 de setembro.
Critérios de escolha
No momento da inscrição, o responsável legal do aluno deve indicar a unidade escolar (creche ou escola) de preferência para a matrícula. No momento de classificar quem poderá fazer a matrícula, a prefeitura vai considerar:
- 1 – idade do educando, em ordem decrescente;
- 2 – ordem de inscrição da demanda cadastrada em cada unidade escolar.
Ainda de acordo com a portaria no Diário Oficial, a “compatibilização da vaga será realizada em sistema informatizado, através do encaminhamento dos cadastros para a matrícula nas unidades escolares com vagas disponíveis”.
Os alunos inscritos poderão ser remanejados para outras unidades escolares, baseado em estudos prévios da região, para melhor acomodação das vagas.
Calendário para matrículas nas vagas abertas
- 12/9 a 30/9/2024: Período de inscrição para o ano letivo de 2025
- 1/10 a 21/10/2024: Efetivação das rematrículas para o ano letivo de 2025
- 22/10 a 21/11/2024: Efetivação das matrículas para o ano letivo de 2025
Se tiver dúvidas, entre em contato com a Secretaria da Educação no telefone: (11) 2475-7300, que atende em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
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