Foto rara mostra como era o Palácio Hotel, que está abandonado no centro

Prédio de quatro andares está abandonado há pelo menos 24 anos. A imagem antiga foi divulgada recentemente na página do Facebook GRU Histórico.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia e Massami Kishi/Acervo/GRU Histórico

Publicado em 26/09/2024 às 13:00 / Leia em 3 minutos

Um registro raro do fotógrafo Massami Kishi (1929-2024) mostra como era a rua Dr. Ramos Azevedo, no centro de Guarulhos, no século passado. E um detalhe interessante é que lá está o Palácio Hotel, ainda identificado como tal na fachada. O prédio de quatro andares está abandonado há pelo menos 24 anos. A imagem antiga foi divulgada recentemente na página do Facebook GRU Histórico, que publica fotos do passado da cidade. É uma viagem no tempo para quem viu o município crescer e se desenvolver absurdamente nas últimas décadas.

Em junho, o Guarulhos Todo Dia publicou uma reportagem sobre o Palácio Hotel. O lugar começou a funcionar ainda nos anos 1960, quando o Tramway da Cantareira (ou Estrada de Ferro Cantareira) gerava movimento intenso na região central de Guarulhos. Os trens transportavam cargas e passageiros. O Tramway, no entanto, foi desativado em 1965.

O professor Evanir Baptista Penna, que é historiador e guia de turismo (@vc.guarulhos), explicou que “na década de 80, como tentativa de sobrevivência econômica, a empresa proprietária do local tentou alugar os quartos como moradia de aluguel mensal, mas não deu muito certo, pois ele fechou pouco tempo depois. Teve funcionamento até o final da década de 1990 –provavelmente 1999– já que em 2000 já estava desativado”.

A foto publicada no Facebook não é datada, então não para saber exatamente em qual ano o registro foi feito. A imagem está em preto e branco, mas usamos Inteligência Artificial (pela plataforma PicWish) para deixar com cores. Veja abaixo:

Foto de Massami Kishi da rua Dr. Ramos Azevedo: Guarulhos antiga

Atualmente, de acordo com imagens da plataforma Google Earth, esse mesmo lugar está assim:

Rua Dr. Ramos de Azevedo, no centro de Guarulhos, pelo Google Earth

Palácio Hotel em Guarulhos

No início dos anos 2000, um grupo de artistas invadiu o prédio do antigo Palácio Hotel, que já estava abandonado, e tentou criar ali uma galeria de artes e cultura, com ateliês, lojas e um bar com música ao vivo no terraço. “Claro que a posse foi reintegrada ao seu proprietário em pouco tempo, mas fiquei imaginando como seria legal uma ‘Galeria do Rock’ ou um ‘mercado de pulgas’ no antigo edifício meio art déco do centrão de Guarulhos”, comentou o historiador.

O edifício não é tombado pelo patrimônio histórico. Apesar do estado de abandono, não dá para dizer que o prédio está completamente sem manutenção.

A parte externa foi pintada nos últimos anos. A reforma aconteceu entre 2019 e 2020, quando algumas casas e comércios que funcionavam ao lado foram demolidos para virar um estacionamento. Não há, no entanto, informações sobre os proprietários. A empresa “Palacio Hotel de Guarulhos LTDA” foi aberta em 12 de julho de 1966. Atualmente, a empresa está como “inapta”.


Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ESTADO DE ATENÇÃO

Guarulhos registra ventos de 80 km/h e chuvas fortes; alguns locais ficam sem energia

CHUVAS E VENTOS FORTES

Falta de energia elétrica em Guarulhos: EDP registra mais de 690 ocorrências durante chuvas

ACABOU!

Notícias da Câmara Municipal: Veja o que foi aprovado no fim do ano legislativo

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

SEM ALTERAÇÃO

Confirmado: IPTU de Guarulhos continua congelado em 2025

FERIADOS

Os horários de maior movimento nas rodovias Dutra e Rio-Santos no Natal e no Ano-Novo

IMPASSE

Ticiano explica polêmica do IPTU em Guarulhos e pauta travada na Câmara Municipal

NOVIDADE

1ª loja física da Jequiti é inaugurada em Guarulhos com presença da família Silvio Santos

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos

POLÍTICA

IPTU, contas e Guti x Sanches: Entenda o que travou pauta na Câmara de Guarulhos