Guti diz que votaria de novo a favor do destombamento do Casarão Saraceni

Prefeito de Guarulhos e políticos que aprovaram destombamento de imóvel que ficava no hoje estacionamento abandonado ao lado do Internacional respondem a processo.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação

Publicado em 11/11/2024 às 10:42 / Leia em 4 minutos

Prestes a terminar o seu segundo mandato como prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, responde a uma ação do Ministério Público de São Paulo que trata sobre um voto que ele deu quando vereador, em 2010. Além de Guti, o processo inclui o ex-prefeito Sebastião Almeida, servidores públicos, empresários e ex-vereadores que autorizaram o destombamento do Casarão Saraceni como patrimônio histórico do município –o imóvel ficava no hoje estacionamento abandonado ao lado do Internacional Shopping.

Nesta segunda-feira (11), o atual prefeito de Guarulhos publicou um vídeo nas redes sociais e afirmou ter recebido “com indignação” a decisão do desembargador Magalhães Coelho, que acatou um recurso do Ministério Público de São Paulo e condenou os envolvidos na decisão do destombamento a penas que vão de pagamentos de multas a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos. No entanto, o caso precisa transitar em julgado para a sentença ser cumprida –ou seja, todos os envolvidos ainda continuam elegíveis a cargos públicos.

“Ninguém está inelegível, pois ainda estamos no curso do devido processo legal. Não tem nada transitado em julgado ainda, cabem diversos recursos para que a gente demonstre a realidade dos fatos, assim como foi feito na primeira instância, em que o Judiciário entendeu que a gente votou a favor de Guarulhos”, começou o prefeito.

O Casarão Saraceni ficava no antigo estacionamento que pertencia ao Internacional Shopping. Tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico de Guarulhos em 2000, a construção era considerada um símbolo do início do movimento de industrialização do município, além de ser um dos raros imóveis que contavam a história dos imigrantes italianos que se tornaram guarulhenses. Em 1919, virou casa do industrial e ex-prefeito Giuseppe Saraceni –em 1932, chegou a virar refúgio durante a Revolução Constitucionalista. Em 1973, a então Chácara Saraceni foi vendida à Olivetti.

Em 2010, porém, a Câmara Municipal de Guarulhos e a Prefeitura, então comandada por Sebastião Almeida, autorizaram o destombamento do imóvel. O destombamento foi aprovado pelo Conselho do Patrimônio Histórico tendo como base um parecer técnico de Carlos Augusto Mattei Faggin, professor titular da FAU–USP e então conselheiro do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).

No parecer técnico sobre Casarão Saraceni, Faggin afirma que “nada justifica a permanência desta obra. Podemos ficar sem o Casarão que não chega a ser relevante e nada tem de interessante”.

Após a autorização dos órgãos públicos, o imóvel histórico foi demolido de vez em novembro de 2010, a pedido da empresa controlada pela família Veronezi, proprietária do terreno, que pretendia ampliar o estacionamento do Internacional Shopping.

“Na verdade, o voto do parlamentar é inviolável. Ele pode votar da maneira que ele achar conveniente. É sim ou não. No caso lá de 2010, quando eu era vereador, eu votei pelo destombamento de um imóvel aqui em Guarulhos, a favor do progresso, da geração de emprego e renda. Votaria assim de novo hoje, se o caso se repetisse, porque eu tenho as minhas convicções, acredito nelas e voto de acordo com o que eu penso”.

Guti, prefeito de Guarulhos, sobre ação judicial do Casarão Saraceni

O atual prefeito de Guarulhos classifica a decisão da Justiça paulista como “muito perigosa” e vê o processo como uma forma de interferir nas eleições de 2026, quando estarão em jogo os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

“O Legislativo tem que ter a sua autonomia para fazer as votações da maneira que acredita. Quero deixar claro que a gente segue firme, mas infelizmente alguns querem tirar ‘no tapetão’ a possibilidade de concorrermos já nas próximas eleições [em 2026], para defender Guarulhos em outros planos. Então, a gente vai trabalhar duro para que a gente consiga representar bem a nossa cidade”, finalizou Guti.

LEIA TAMBÉM -> Entenda o caso do Casarão Saraceni, demolido para ampliar estacionamento

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

PROJETO DE LEI

Câmara aprova reajuste de 2% para servidores de Guarulhos: veja como votaram os vereadores

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)