O prefeito Lucas Sanches (PL), o vice-prefeito Thiago Surfista (Novo) e os 34 vereadores eleitos ou reeleitos assumiram seus cargos nesta quarta-feira (1º). A cerimônia foi a primeira sessão da Câmara de Vereadores na nova legislatura e aconteceu no auditório da FIG/Unimesp, em razão da expectativa de um grande público.
E a expectativa se confirmou. O auditório lotou, com “torcidas organizadas” para alguns dos políticos, em um ambiente de festa, mas também com alguns momentos de leve constrangimento. Como a Mesa Diretora da nova legislatura ainda não estava eleita, o presidente da seção foi o vereador que recebeu mais votos na eleição. No caso, o delegado Gustavo Mesquita (Republicanos).
Manifestações da plateia
Inicialmente, cada vereador foi chamado a apresentar os documentos exigidos e assinar o termo de posse. Foi possível perceber, pela empolgação da plateia, que alguns vereadores conseguiram levar mais convidados para o evento que outros. O volume de palmas e gritos a cada nome chamado foi o melhor indicador disso.
Tudo correu tranquilamente, até o vereador Edmilson Souza levantar a bandeira do partido dele, o PSOL, logo após assinar o termo de posse. Parte da plateia vaiou o vereador. O mesmo aconteceu na vez da vereadora Fernanda Curti, do PT, que levantou a bandeira do arco-íris, do movimento LGBTQIA+. Ela recebeu ainda mais vaias que Edmilson. E quando o vereador Kleber Ribeiro (PL) foi assinar o seu termo, ele segurou na bandeira do Brasil e disse que aquela era a única bandeira para se defender. Recebeu apoio de grande parte do público.
Harmonia entre os poderes?
Fora esses pequenos episódios, a cerimônia foi tranquila e, depois de empossados os 34 vereadores, chegou a vez do prefeito Lucas Sanches e do vice Thiago Surfista. Além de assinarem os respectivos termos de posse, os dois tiveram espaço para falar. Ambos fizeram pronunciamentos no mesmo tom. Eles defenderam que a eleição acabou e era hora de união e trabalho conjunto com os vereadores.
Lucas Sanches, com a bandeira de Guarulhos nas mãos, disse: “mesmo vocês que não votaram em mim, não votaram no nosso projeto por algum motivo… vamos deixar a eleição para trás, descer do palanque e fazer o melhor pela cidade de Guarulhos. Vamos torcer por essa bandeira aqui, ó. Vamos falar muito e trabalhar muito, todos os dias das nossas vidas”.
Eleição do novo presidente
Depois de todos os eleitos tomarem posse nos seus cargos, foi a vez de eleger a nova Mesa Diretora da casa. O vereador Gustavo Mesquita chamou os vereadores para apresentarem chapas para a disputa. Só uma chapa foi registrada, batizada de “Guarulhos Forte”. A composição: Fausto Miguel Martello (Republicanos) como presidente, Gilvan Passos (Republicanos) como primeiro vice-presidente, Lameh Smeili (PCdoB) como segundo vice-presidente, Marcelo Seminaldo (PT) como primeiro-secretário e Kleber Ribeiro (PL) como segundo-secretário.
A chapa tinha ainda os vereadores Pastor Anistaldo (Mobiliza) como terceiro-secretário e Carlos Santiago (PL) como quarto-secretário. Mas os dois se licenciaram, porque foram indicados para serem secretários do prefeito Lucas Sanches. O Pastor Anistaldo será secretário de Habitação e o Carlos Santiago vai ocupar a Secretaria de Governo, um dos cargos mais importantes da nova gestão. Com a licença dos dois, deve ser realizada uma nova eleição, para preencher os cargos de terceiro e quarto secretário da Mesa Diretora.
A licença dos dois vereadores que assumiram secretarias na gestão de Lucas Sanches teve outra consequência. No lugar deles, assumiram dois suplentes. Geraldo Celestino (Mobiliza) assumiu a vaga do Pastor Anistaldo. E Joseval Queiroz (PL) ficou com a vaga de Carlos Santiago. Geraldo Celestino foi indicado ainda como líder do governo de Lucas Sanches na Câmara Municipal.
A chapa única foi eleita sem abstenções ou votos contrários, de forma unânime. Essa será a Mesa Diretora da Câmara Municipal nos anos de 2025 e 2026. Em seu discurso de posse, o novo presidente, Fausto Miguel Martello, destacou que esse será a quarta vez dele na presidência da Casa, em quatro mandatos como vereador. Ele afirmou que nas vezes anteriores teria criado a Guarda Municipal e os táxis do aeroporto. “Eu sou um braço que ajudo Guarulhos a andar”, disse o novo presidente da Câmara.
A sessão teve transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.
LEIA TAMBÉM: